Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Hildon Chaves será eleito no domingo novo Prefeito PVH


IBOPE APONTA VITÓRIA FÁCIL
DE HILDON CHAVES NO DOMINGO

A menos que o Ibope tenha cometido o seu maior erro em Rondônia, a eleição em Porto Velho está decidida. Hildon Chaves será eleito no domingo como novo Prefeito de Porto Velho. Consolida-se assim uma das maiores surpresas eleitorais dos últimos anos, por aqui. Hildon apareceu como uma espécie de estepe no seu partido, o PSDB. Só entrou na luta, porque a deputada Mariana  Carvalho, que estava à frente de todas as pesquisas realizadas no período pré eleição, anunciou na última hora possível, que iria permanecer na Câmara Federal. Surgiu o então quase desconhecido Hildon Chaves, um ex promotor e empresário de sucesso, que numa campanha de pouco mais de 45 dias, saltou da praticamente popularidade zero, para uma vitória arrasadora. Os números do Ibope da noite dessa sexta, a pouco mais de 36 horas da eleição, deixam claro que as chances de Léo Moraes se tornaram quase nulas, em reverter um quadro em que nos votos válidos, dá quase dois votos por um de vantagem para o tucano. Mas Léo não pode ser considerado perdedor. Sairá dessa disputa muito maior que entrou e se consolida como uma jovem liderança na política do Estado. A corrida a Porto Velho deu a ele grande notoriedade e abriram-se incontáveis portas para sua carreira política, que começou há pouco e já está consolidada.

O Ibope aponta, nos votos válidos, 62 por cento para Hildon Chaves e 38 para Léo Moraes. Há ainda um pequeno contingente de indecisos (apenas 5 por cento do eleitorado) e 8 por cento de votos nulos e branco. Agora, é esperar pelo domingo, para ver se dessa vez o principal instituto de pesquisa acertou. Tudo leva a crer que sim.  Mais de 350 mil porto velhenses estão aptos a ir às  urnas. A abstenção deverá ser alta, mas nada mudará o que parece estar definido. Só mesmo um impensável milagre mudaria o resultado que já era esperado por quem conhece a política local, desde a vitória de Hildon no primeiro turno. Porto Velho enche-se de esperança. Tomara que não se decepcione de novo!

PÓLEN DA SABEDORIA

Tem gente que não dá sorte, mesmo. Aparentemente sabem tudo, comentam tudo, analisam tudo, mas na hora das decisões, sempre são perdedores. Nunca conseguem dar uma dentro. Eles estão sempre pelas redes sociais, tentando espalhar o pólen da sua sabedoria (rsrsrsrs!), mas acabam sendo motivo de riso. No caso da eleição municipal em Porto Velho, aconteceu de novo. Mesmo nenhum dos lados querendo nem ouvir falar em aproximação com esses gênios da política, que jamais ganharam nada e não têm cheiro de povo, eles tentam apoiar um dos candidatos. Não que o escolhido mereça seu apoio. Apenas porque o outro é a antítese da sua ideologia. Então, inventam,  berram, rolam no chão, publicam besteiras dignas de programas de humor e, lá na frente, quando as urnas forem abertas, eles estarão de novo entre os perdedores. Tem gente que não aprende.

VAI ENCHER OS COFRES

Olho no volante e no bolso! A partir desta próxima terça, 1º de outubro, o valor das multas de trânsito no país, dará um salto e, ao mesmo tempo, algumas delas poderão passar de leve para média e de média para grave. Quem for pego dirigido embriagado, por exemplo, terá que pagar quase 3 mil reais de multa, além de responder a outros crimes de trânsito. Usar o celular ao volante continua sendo considerada uma infração gravíssima, mas a multa passará de 86 reais para 294 reais. O infrator perderá 7 pontos na carteira. O mesmo valor será aplicado a quem estacionar em vaga reservada a idosos e deficientes, sem que tenham esse direito. Passar o sinal no vermelho também significará perda de sete pontos na carteira e ainda a multa de 294 reais. Enfim, não se sabe se tudo isso ajudará a diminuir a mortandade e a irresponsabilidade no trânsito. Mas que encherá os cofres dos governos com dinheiro que não acaba mais, disso não se duvida.

OS NOVE MINUTOS

O que é possível se fazer em nove minutos? Chegar na zona sul, saindo do centro de Porto Velho? Ler uma coluna política como essa? Tomar um bom banho; fazer a barba; assistir ao horário eleitoral gratuito? Nove minutos é pouco tempo, mas podem ser bem utilizados. Não no Brasil. Porque nesse país do povo abandonado, onde a segurança pública é um deboche e as leis são protetoras de bandidos, um brasileiro é assassinado a cada nove minutos. No ano passado, foram 160 crimes de morte por dia. No final do ano, a estatística apontava  58.383 mortos com violência. Muito mais do que todos os soldados que os Estados Unidos perderam na guerra do Vietnam, nos dez anos em que os americanos dela participaram. Para o governo, para o Congresso e para todas as autoridades de todos os poderes, isso é normal. Prova disso é que eles todos não fazem nada para mudar esse trágico quadro.

MUITO POUCO PARA MOSTRAR

O prefeito Mauro Nazif, que não conseguiu a reeleição, encerra seu mandato de quatro anos de forma muito diferente do que imaginava. A grande maioria das obras está paralisada; não há recursos para quase mais nada, além de pagamento do funcionalismo; não há solução definitiva nem em relação ao transporte coletivo e nem do lixo, dois temas em que ele perdeu um enorme tempo e, ao final, não resolveu nada. A cidade está muito aquém do que se poderia esperar. Nesse quadriênio sob Nazif, melhorou muito pouco. Em vários aspectos, não saiu no lugar. E em outros tantos, infelizmente, piorou. Não há uma só grande obra que se possa creditar à atual administração, infelizmente. Nem melhorias na Estrada de Ferro. Nem na Rodoviária. Nem no aumento do asfalto nos bairros. Nem no andamento dos serviços para implantação de água e esgoto. Infelizmente, é muito pouco, para uma cidade que esperava tanto de um dos seus principais líderes políticos das últimas décadas.

MUITOS ANOS DEPOIS...

Duas obras importantes para a Capital, ambas federais, serão entregues à população da Capital, neste início de novembro. A primeira delas será a segunda pista do viaduto do Roque, a que vem no sentido Candeias-Porto Velho. A pista de ida já está funcionando há mais de um mês. Faltarão ainda alguns pequenos serviços, mas no geral, ao menos os dois viadutos do Roque estarão abertos ao trânsito e melhorando muito o fluxo de veículos na BR 364, no acesso da cidade. A obra demorou mais de seis anos. Já a nova sede do INSS, na Capital, totalmente reformada, a um custo de 3 milhões e 700 mil reais, é outra obra federal que está pronta e abre suas portas no dia 3, quinta próxima. Sete anos e meio depois de iniciada, a “pequena” reforma está pronta. O prédio fica na esquina da avenida Migrantes com a BR 364 (avenida Jorge Teixeira).

PERGUNTINHA

A entrada do governador Confúcio Moura na campanha do segundo turno em Porto Velho, ocorrida na 25ª hora, pode ajudar o candidato Léo Moraes a melhorar sua performance nas urnas?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

Sucessão em Porto Velho: Confúcio pode buscar união de partidos da base de Lula em torno do MDB

E agora, José? A grande maioria do eleitorado porto-velhense, essencialmente conservadora, já tem pelo menos três nomes fortes para escolher, na ele

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)