Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

HB corrige rostos de vítimas de traumatismo causado por acidentes


HB corrige rostos de vítimas de traumatismo causado por acidentes - Gente de Opinião
A cirurgia bucomaxilofacial também corrige /Foto www.noticiaurbana.com 

Montezuma Cruz
Em Porto Velho

O Centro Cirúrgico do Hospital de Base Ary Pinheiro faz, em média, mais de duzentas cirurgias bucomaxilofaciais por ano. O atendimento da especialidade funciona diariamente no Hospital e Pronto Socorro Estadual João Paulo II, em regime de plantão, em feriados.

Ali são tratadas cirurgias de urgência e emergência decorrentes de traumatismos ocasionados por acidentes automobilísticos [notadamente com motos], desportivos, com animais de grande porte, quedas, agressões físicas, uso de arma branca, disparo de arma de fogo e infecções dentárias graves.

Quando o caso do paciente não se enquadra nos casos de urgência imediata ou emergência, é transferido para o HB, para programação cirúrgica de rotina.

O HB e o JP II contam com uma equipe de dez cirurgiões dentistas atuantes e experientes na especialidade.

“Temos trabalhado sem demanda espontânea. Pacientes que necessitam dessa cirurgia exigem tratamento ortodôntico, mas o estado ainda não pôde oferecê-lo”, explicou hoje (26) o cirurgião dentista  Dr. Moacyr Tadeu Vicente Rodrigues.

Ele destacou as cirurgias estético funcionais para correção das deformidades maxilomandibulares, também chamadas cirurgias ortognáticas.

HB corrige rostos de vítimas de traumatismo causado por acidentes - Gente de Opinião
Equipe de cirurgiões dentistas do HB e do JP II
faz duzentas cirurgias por ano no centro ciúrgico /Youtube


CORREÇÃO

Segundo Rodrigues, o número dessas cirurgias poderia ser maior, se sistema tivesse ambulatório da especialidade e oferecesse tratamento ortodôntico essencial à intervenção.

É a ortodontia quem prepara os dentes por período que varia de seis meses a um ano [primeira etapa]. Há situações em que a demora é de 24 meses, observou Rodrigues.

Na sequência, planeja-se a cirurgia ortognática, obtendo-se uma moldagem de estudo e confeccionando modelos de gesso e montagem em articulador. O paciente é operado e tão logo se recupere a ortodontia fará os últimos ajustes na oclusão.

As cirurgias são feitas nas manhãs de sábado, quando os profissionais aproveitam horários disponíveis no centro cirúrgico do HB.

A cirurgia corrige a parte óssea, quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico. Depois de operada, a pessoa obtém equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e recupera a estética. Acompanhada por fonoaudiólogo, a pessoa ganha melhoramento de fala.

Totalmente dentro da boca, essa cirurgia não deixa cicatriz na face e, dependendo do porte e recuperação da anestesia, o paciente recebe alta na manhã do dia seguinte.

“Tudo é feito por nossa conta a partir das faculdades”, relatou Rodrigues, que é professor de cirurgia bucomaxilofacial na Faculdade São Lucas e Sistema Odontológico de Estudo e Pesquisa (SOEP), em Porto Velho.

Segundo ele, se existisse ambulatório equipado, o atendimento aos candidatos a cirurgias ortognáticas poderia ser feito pelo menos uma vez por semana na POC.

O contato direto nas faculdades e cursos de especialização em Ortodontia, possibilita a captação de pacientes carentes. Eles ou seus parentes procuram o Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do HB, e a partir daí inicia-se o encaminhamento para cirurgia.

Para conseguir a cirurgia, o paciente deverá obter completa documentação ortodôntica em clínica especializada em radiologia odontológica, para que sejam analisadas as correções necessárias.

ACOMPANHAMENTO

O acompanhamento pós-operatório, dura seis semanas, após o que o paciente de cirurgia retorna ao ortodontista, onde permanece de seis a 18 meses até retirar o aparelho.

Desde 2013 a administração do HB oferece condições para o atendimento de pessoas com deformidades maxilomandibulares, restabelecendo-lhes o equilíbrio anatômico e funcional.

No entanto, conforme explicou o coordenador do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do HB,  o cirurgião dentista Maurício da Costa Soares, ainda é necessário aprimorar o bom atendimento existente. “A criação do ambulatório para cirurgia ortognática possibilitaria ao profissional trabalhar com melhores recursos necessários e, ao mesmo tempo, poderia ser implantado o serviço de Odontologia Hospitalar que muito beneficiaria pacientes internados ou que requeressem cuidados hospitalares para procedimentos odontológicos”, assinalou.

Paralelamente, ele propõe a instalação do Serviço de Odontologia, que recuperaria pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo do HB, JP II e na Unidade de Medicina Intensiva do Estado.

Segundo Costa Soares, o serviço da especialidade em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais do HP tem permanentemente disponíveis seis leitos, não apenas para cirurgias ortognáticas, mas para fraturas dos ossos faciais, na maioria causadas por acidentes automobilísticos.

SAIBA MAIS

► A cirurgia ortognática corrige deformidades faciais, melhorando a relação entre dentes, músculos, ossos zigomáticos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporo-mandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social.

►Deformidades de ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética. Essas alterações podem se localizar num osso. Por exemplo, no prognatismo mandibular [mandíbula grande] ou no retrognatismo mandibular [mandíbula pequena].

► Muitas vezes o problema é combinado. Quando a mandíbula for grande e o maxilar superior for pequeno será necessário operar os dois ossos, com o posicionamento cirúrgico da mandíbula para trás e do maxilar superior para frente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)