Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

GUAJARÁ 2016: A LÓGICA ILÓGICA DA ‘COSTURA’ POLÍTICA


GUAJARÁ 2016: A LÓGICA ILÓGICA DA ‘COSTURA’ POLÍTICA - Gente de Opinião
Ariel Argobe

Já se avizinha o ano de 2016, ocasião em que ocorrerão as eleições municipais, na qual serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil. Em Guajará-Mirim, a julgar pelas notícias veiculadas na mídia local, é quase certo que as primeiras alianças partidárias começam a ser ‘costuradas’ nos bastidores do poder.

Na minha modesta experiência política, as alianças ou acordos políticos pressupõem convergências de interesses entre pessoas, grupos e organizações partidárias. É uma prática comum no processo eleitoral brasileiro.
 
No dia 15 de novembro passado, a imprensa local repercutiu a pré-candidatura do vereador licenciado Sérgio Bouez (PSB), para concorrer ao cargo máximo do Executivo Municipal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A decisão pelo nome do atual chefe de Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes (PT) foi anunciada dia 12 do corrente, em reunião de militantes e lideranças do PSB, ocorrida no Gabinete do vereador Maurício Dibas (PSB).
 
O hoje Vereador Maurício Dibas (PSB) assumiu assento no legislativo da Pérola do Mamoré em 9 de abril de 2014, ocupando vaga em razão do titular da cadeira, Vereador Sérgio Bouez, ter sido catapultado para exercer função de estrita confiança do atual Prefeito Dr. Dúlcio Mendes, que passou a responder pela Chefia de Gabinete do Palácio Pérola do Mamoré, desde 9 de abril de 2014.
 
O sonho (legítimo) acalentado pelo Professor Maurício (Dibas) Oliveira - de um dia eleger-se vereador - nunca foi segredo pra ninguém. No último pleito Dibas viu seu sonho quase concretizado. Chegou bem perto, cravando 484 votos nas eleições de 2012. Os votos conquistados por Dibas não foram suficiente para elegê-lo, mas lhes garantiram a posição de primeiro suplente do PSB.
 
Maurício Dibas não desistiu dos sonhos. Foi então que começou uma peregrinação pelos corredores e gabinetes da Câmara de Vereadores e pelo Palácio Perola do Mamoré. Após meses de conversas ao pé do ouvido de autoridades do legislativo e executivo, Dibas atingiu seu intento e conquistou a tão desejada cadeira de vereador, com a saída de Sérgio Bouez, um arranjo político sacramentado pelo Prefeito Dúlcio Mendes.
 
Sérgio Bouez ainda permanece exercendo função de ‘confiança’ de Chefia de Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes (PT), mesmo já tendo anunciado suas pretensões de ocupar o lugar do petista Dr. Dúlcio Mendes, seu chefe mor que, na lógica, é candidato natural à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (ou não?).
 
Instala-se aqui a perplexidade da maioria dos filiados e militantes do Partido dos Trabalhadores de Guajará-Mirim, agora as voltas com centenas de indagações fervendo no quengo vermelho: qual a lógica do Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes? Há lógica no Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes? Ele é ou não candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores? Dúlcio Mendes irá para disputa em 2016 concorrendo também com o seu próprio gabinete? Bouez está, espertamente – como velha raposa política que é – apenas cacifando o próprio nome para conchavos mais a adiante, quem sabe até mesmo pensando na posição de vice de Dúlcio?
 
Neste atual cenário e conjuntura política da República Perolense, nos são permitidas duas únicas e lógicas conclusões: o Prefeito Dr. Dúlcio Mendes é marido traído em sua própria alcova. Traído duplamente, vez que o Vereador Dibas só está no cargo em razão da costura política benzida pelo atual prefeito. Como vimos, conforme reportagem acima citada, foi a partir do Gabinete do próprio vereador Dibas que o projeto do PSB deu largada pomposa, qual seja: eleger prefeito o Vereador licenciado Sérgio Bouez (PSB), atual Chefe de Gabinete do Prefeito Dúlcio Mendes (PT).
 
Se não é traição articulada por seus colaboradores de ‘confiança’ instalados ao lado de seu próprio gabinete, então nos resta uma segunda conclusão: o pérfido é Dúlcio. Quem cala consente, concorda, converge, assina embaixo, afinal, o Gabinete do prefeito não emitiu uma única linha sobre o lançamento da pré-candidatura de Sérgio Bouez (PSB), que decola de dentro do gabinete do prefeito. Neste caso, então, traída é a militância petista em Guajará-Mirim. Será?!
 
Só nos resta aguardar, pois ainda estamos nos primeiros passos para corrida eleitoral de 2016 e muitas águas passarão por baixo da ponte e, ao final de tudo, pode-se concluir que há alguma lógica na articulação política de Sérgio Bouez e no ilógico silêncio do Prefeito Dúlcio Mendes (PT). Quem viver verá.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Espero que não aconteça com a doutora Euma o mesmo que aconteceu com o doutor Walter

Espero que não aconteça com a doutora Euma o mesmo que aconteceu com o doutor Walter

Experiente, lúcida, dotada de extraordinária capacidade intelectual e de uma visão aquilina dos assuntos pertinentes à sua cidade, Euma Tourinho pod

Só boas intenções não ajudam a resolver os problemas crônicos do estado

Só boas intenções não ajudam a resolver os problemas crônicos do estado

Longe de mim duvidar das boas intenções do governador Marcos Rocha para tentar colocar o estado de Rondônia nos eixos, mas todo mundo sabe que isso

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)