Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Grupos de autocuidado ultrapassam a barreira do estigma e do preconceito contra hanseníase em Rondônia


Gente de Opinião

Grupos de autocuidado e profissionais de saúde
produziram alimentos no ano passado

Na programação do Janeiro roxo deste ano, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) mostrará a outra face dos pacientes em cuidados com hanseníase, informou a enfermeira Albanete Araújo de Almeida Mendonça, pós-graduada em Saúde Pública e Doenças Tropicais, técnica da Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase.

O trabalho de grupos de autocuidado na produção de alimentos já é importante para a redução do estigma e do preconceito contra pessoas vítimas dessa doença curável, desde que diagnosticada preventivamente.

Dois anos atrás, Rondônia ocupou o 6º lugar no coeficiente de detecção de hanseníase, atrás dos estados do Piauí, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. Números de 2017 estão em fechamento.

Dados parciais do ano passado revelam a existência de 493 novos casos de hanseníase em Rondônia, dos quais, 24 em menores de 15 anos. No ano anterior eles totalizaram 471.

Em Porto Velho e no interior grupos de autocuidado começam a conquistar mercado para venda de bolo de banana, brigadeiros de mandioca, sanduíches naturais, sucos detox, pães e roscas. Esse empreendedorismo assemelha-se a outros promovidos pela Emater-RO e por fundações.

Os grupos funcionam em Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ministro Mário Andreazza, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Vilhena, e na Policlínica Oswaldo Cruz e no Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho.

“As pessoas obtêm renda e todo paciente assíduo no grupo tem direito a participar de oficinas”, anunciou Albanete Araújo Mendonça.

Em 2017, oficinas de doces, panificação e sucos obtiveram bom resultado. Uma participante da capital, atendida na Policlínica Oswaldo Cruz, conseguiu clientela em diversas faculdades.

No final do ano, o grupo de Porto Velho vendeu centenas de panetones e roscas no período que antecedeu o natal.

Gente de Opinião

Bolo de banana é um dos itens da gastronomia

Desde 1990, parcerias firmadas com a organização NHR Brasil [entidade sem fins lucrativos de Direito Privado com sede em Amsterdã, Holanda] permitem aos estados cuidar melhor de pacientes hansenianos.

Se, no ano passado, grupos de autocuidado se dedicaram com êxito à gastronomia em algumas cidades de Rondônia, neste ano elegeram a fabricação de biojoias com sementes regionais, cujo projeto está em andamento. A oficina específica será realizada em abril.

Segundo a enfermeira, a NHR custeou o trabalho de uma nutricionista para orientar os grupos e ela atendeu à clientela de todo o estado. Durante o curso, pacientes também se dedicaram à fabricação de aventais, tocas e livro de receitas.


ALTA INCIDÊNCIA

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, os 27,58 casos por 100 mil habitantes, e de 5,55 casos/100 mil em crianças abaixo de 15 anos ocorridos no ano passado exigirão mais ações do Programa Estadual de Controle.

A Organização Mundial de Saúde considera Rondônia alerta para a magnitude da doença na Amazônia. Áreas sob controle têm dez ou menos casos por 100 mil habitantes, porém, em 2016, Rondônia chegava a 26,35/100 mil, “muito alta” para os parâmetros do Ministério da Saúde.

O Programa de Controle mobiliza municípios na capacitação de equipes de saúde da família; atualiza profissionais em fóruns e seminários; supervisiona e oferece apoio técnico e logístico; e promove mutirões de atendimento em municípios com problemas operacionais e de importância epidemiológica.

PRIORIDADE

Seguindo metas da Coordenação Nacional de Hanseníase, a Agevisa pretende alcançar a faixa etária de 20 a 49 anos, considerando-se o alto risco de adoecimento. Ao mesmo tempo, dará atenção ao público masculino, com 60 anos ou acima disso, mais exposto.

Sintomas de hanseníase incluem: sensação de formigamento ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular, com dificuldade para segurar objetos.

O QUE É

►Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável suscetível. Embora tenha cura, ela pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito adequadamente.

►As pessoas procurem o serviço de saúde assim que perceberem o aparecimento de caroços, manchas avermelhadas e esbranquiçadas, geralmente dormentes, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase imediatamente.

► Desde 1954, o último domingo de janeiro é o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, criado pelo jornalista francês Raoul Follereau. O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é Todos contra a Hanseníase.

Leia mais:
Número de casos de hanseníase cai em Rondônia,
mas Agevisa mantém alerta à população para a gravidade da doença

 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Agevisa
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)