Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Greve dos professores entra na pauta de debates na ALE


 

O presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC), deputado Anderson do Singeperon (PV), abriu a reunião ordinária de ontem, quarta-feira (14), lamentando a falta de sensibilidade e de diálogo por parte do governo do Estado em relação à greve dos professores.

O deputado Adelino Follador (DEM) lamentou a situação, especialmente na reunião ocorrida do último dia 13, da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), onde o chefe da Casa Civil, Emerson Castro ameaçou desde o início, os representantes da categoria.

Segundo o parlamentar, Emerson impunha os termos de negociação, ou seja, afirmava que “se não fizer isso, vai acontecer isso; você tem 24 horas para definir senão vai ocorrer isso”.

Adelino lamentou e disse que em uma negociação, “os dois lados têm de estar desarmados. O Emerson não deixou ninguém falar”, destacou o parlamentar.

Para Follador, houve falta de habilidade por parte do chefe da Casa Civil. “Se pensou que haveria diálogo, mas não foi o que aconteceu. Tenho certeza que esta não foi uma postura do governador, mas ameaçar a categoria não é de bom tom, especialmente partindo do governo” enfatizou o parlamentar.

O deputado Anderson registrou que foi aprovado requerimento pra convocação de secretários de Estado para conduzir a questão da greve dos professores. O parlamentar afirmou que o Emerson não quer deixar vir, somente o da Educação e ele não tem autonomia para resolver todas as questões.

O presidente da Comissão disse que a proposta foi encaminhada ao TJ e ao Sintero, mas não a ALE. “E esta casa, não merece o respeito de receber a proposta e ajudar nas negociações? Isso é um desrespeito para com esta casa”, argumentou Anderson, lembrando que quando presidente do Singeperon todas as greves ocorridas o motivo da deflagração foi sempre a falta de diálogo.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT), convidado a reunião, disse que está desanimando de sentar e negociar com o governo. Afirmou que em Ariquemes, no último fim de semana, havia a expectativa de que tudo seria resolvido.

Para ele, o governador não está em sintonia com o secretariado. Lembrou do acordo feito com a Caerd e que nada foi cumprido. “Esta indecisão do governo do sai não sai, fica ou não fica está adiando todas as decisões”, lamentou Lazinho.

O deputado Ribamar Araújo (PR) também participou da reunião.


ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Lusângela França

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)