Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Granelização leiteira superior a 77% valoriza a propriedade rural rondoniense, revela diagnóstico do Sebrae


Gente de Opinião

Mais de 77% do leite nas propriedades rurais rondonienses são granelizados

Mais de 77% do leite nas propriedades rurais rondonienses são granelizados, revela o Diagnóstico do Agronegócio do Leite e Derivados do Estado de Rondônia, publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O documento destaca também programas de ampliação no uso de tanques coletivos. Entre os entrevistados, somente 23% ainda utilizam o velho latão.

O resfriamento do leite no sítio ou na fazenda e a granelização do transporte são atualmente fenômenos irreversíveis, apontam 11 técnicos do Sebrae, Secretaria Estadual de Agricultura e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural trabalharam na pesquisa elaborada pela STG Consultoria em Economia Agrícola Ltda.

Concluída em 2015, a publicação foi distribuída na 5ª Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. Análise de especialistas considera a granelização um significativo avanço e destaca: “Essa mudança só foi possível devido à influência da indústria no processo. Ao forçar a coleta mais espaçada, com intervalo de 48 horas, os produtores se obrigaram a resfriar o leite na propriedade”.

Conforme o estudo, o leite que chega à plataforma das indústrias do setor é aproveitado da seguinte maneira: 100% do tipo C é pasteurizado; 28.9% produzem manteiga com sal; 94,5% queijo coalho; muçarela, 36.2%; 25.8%, queijo prato; 68% queijo provolone; 83% requeijão remoso; 83% requeijão cremoso.

No item muçarela, Rondônia (36.2%) perde para outros estados (63.8%). Ganha, porém, em queijo coalho e perde no queijo prato, pois em outros estados o percentual de fabricação desse derivado é de 74,2%.

Entre os benefícios diretos associados aos transportadores de leite alinham-se: a redução no tempo de recolha e estabelecimento de horários mais cômodos de trabalho, menor esforço físico e condição menos insalubre e menor distância percorrida por litro de leite transportado.

O QUE FACILITA

* Melhoria da qualidade da matéria-prima.
* Ampliação do horário de recepção do leite.
* Redução de custos operacionais da indústria.
* Melhoria da logística e transporte.

 



Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)