Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Paulo Queiroz

Governo sangra em público tentando eleger aliado


 Governo sangra em público tentando eleger aliado  - Gente de Opinião

Na  maioria dos veículos de comunicação de Rondônia, a produção de redatores anônimos e dos titulares de colunas especializadas que pode ser lida  nesta sexta-feira (28) converge para um assunto: o esforço do Palácio Presidente Vargas para reverter a articulação que deverá instalar na Presidência da Assembléia Legislativa um oposicionista – o deputado reeleito Valter Araújo (PTB) – e os sucessivos malogros em que todas as iniciativas têm, até agora, resultado.

O que se segue são trechos de reportagens de alguns desses veículos e excertos de textos de experientes articulistas políticos.

 
 

JORNAL ALTO MADEIRA

Plenário vazio comprova o que já se sabia

Todo governo tem os seus “luas pretas”, intelectuais que querem reiventar a roda ou pensam que todo mundo é índio e nasceu com o beiço furado. Só pode provir de alguns deles a idéia do governo do Estado convocar os deputados estaduais quase fim do recesso para uma sessão extraordinária neste dia 27 quando, daqui a pouco, no próximo dia 1 de fevereiro será a posse da próxima legislatura. Na pauta constam projetos de lei, todos de autoria do Executivo, que, tranquilamente, poderiam esperar até um mês. Porém, esta convocação extraordinária estapafúrdia e biruta (muitos deputados estão fora do Estado) deve custar ao contribuinte rondoniense cerca de R$700 mil. E a finalidade não engana nem os ceguinhos de porta de igreja: é claro que é uma última, e desesperada, manobra para tentar aliciar deputados estaduais para apoiar a cada vez mais improvável candidatura de Jesualdo Pires, conhecido entre seus pares com o “Baú da Construção”, à Presidência da Assembléia Legislativa.

O dilema de quem não barganha

A manobra somente serviu para provar o que já se sabia. Apenas 10 deputados estiveram presentes, e alguns, meramente para não serem indelicados, mas, que urgência pode ter, por exemplo, um projeto que um tal de Programa Boas Idéias no âmbito do serviço público estadual. Este foi o pretexto mais chinfrim dos últimos tempos para convocar uma assembléia a cinco dias da posse, mas, na verdade, é evidente Confúcio sucumbiu aos seus estrategistas estão tentando trazer para Porto Velho, a fim de aliciá-los, deputados da atual legislatura que se reelegeram e têm direito a voto na eleição da Mesa Diretora da Assembléia na próxima terça-feira, 1º de fevereiro. Todos já declararam apoio a Valter Araújo (PTB). E, até mesmo, um dos presentes hoje, em particular, ria da convocação, e disse “em off”, pois, negaria de pés juntos, se colocassem seu nome, que “Se no governo Cassol se podia passar dois anos para ser exposto o governador já disse que, no dia seguinte expõe no blog dele”, ou seja, ele fechou a porta para os deputados “E não é a melhor forma de querer abrir colocar o deputado Jesualdo de garganta abaixo com a coordenação do senador Acir”. O resultado foi o que se viu: uma sessão feita com dez deputados apenas, mas, que não irá decidir nada. Não há quorum para as comissões nem os deputados chegarão a tempo. O dinheiro gasto para convocação já foi pelo ralo.

Nesta quinta-feira, apenas três deputados que se reelegeram compareceram à Assembléia para a sessão convocada pelo governador Confúcio. Estavam o deputado empreteiro, por razões evidentes, o presidente Neodi Carlos (PSDC) e Ribamar Araújo (PT). Este último já declarou que anulará o voto. No total, apareceram dez deputados, sendo que destes, apenas três se reelegeram e participarão da eleição do dia 1º. De qualquer forma, a sessão extraordinária foi aberta. Uma outra, ao custo de mais R$ 12 mil por deputado, será realizada na manhã desta sexta, porém, em vão, os outros deputados só virão para a posse. O desespero era tão evidente que até o ex-senador Amir Lando apareceu na Assembléia para cabalar votos, mas, não conseguiu conversar com ninguém. Os negociadores do governo parecem não ter percebido que nenhum, da forma como Confúcio se comportou até agora, tem cacife para falar em nome dele e, como, para piorar ele afirma que “não faz barganha” em seu governo o que terão para oferecer? As boas intenções do governador, sua boa vontade? Para os deputados o governador Confúcio, até agora, tem sido um enigma chinês: pretende governar como um imperador num regime democrático. E esta cercado de um monte de provincianos que faz uma leitura errada da política estadual: nela, como comprovou, Cassol ou se impõe a ferro e fogo ou se negocia. Da primeira forma já houve uma exaustão. E os operadores do governo querem impor logo em cima do poder mais diluído. Não vai dar certo.


JORNAL ELETRÔNICO “RONDONIAGORA”

POLÍTICA

Quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 - 15:40

Não eleitos estão de olho

NO DESESPERO, GRUPO DE CONFÚCIO PROTOCOLA PEDIDO DE CONVOCAÇÃO DE EXTRAORDINÁRIA COM CONTADOR

Um contador da Assembléia Legislativa de Rondônia foi o responsável pelo recebimento do pedido do Governo para convocação extraordinária de deputados estaduais a 5 dias da eleição da Mesa Diretora. De acordo com informações da Casa de Leis os assessores governamentais deveriam seguir a presidência para realizar o protocolo. O contador segurou o pedido e a convocação não pode ser feita uma vez que o Legislativo não abre mais na sexta e na segunda estará se preparando para a eleição e posse dos novos deputados estaduais.

Nos bastidores o desespero do grupo governamental é patente: a convocação asseguraria vencimentos a mais, mas como chegou a 5 dias da posse dos novos parlamentares, a medida iria beneficiar somente os membros que não se reelegeram, uma vez que boa parte dos demais não quer saber de propostas ilegais do grupo do atual governador.

Fonte: RONDONIAGORA

Autor: RONDONIAGORA

 


JORNAL “DIÁRIO DA AMAZÔNIA” - CARLOS SPERANÇA

Ariscos, deputados confinados mudam de ninho e não caem na isca das sessões extraordinárias

A disputa pelo poder na Assembléia Legislativa se transformou num terreno pantanoso, verdadeiras areias movediças. Descobertos repousando a beira do Rio Mequéns, os parlamentares ligados ao bloco dos independentes que sustenta a candidatura de Valter Araújo (PTB-Porto Velho) a presidência do Parlamento Estadual, voaram e mudaram de ninho. Talvez estejam nas barrancas do Rio Guaporé, recepcionados pelo deputado Lebrão - ou numa pousada ecológica na serra dos Pakaás. Bem distantes, por conseguinte, da articulação do Palácio Presidente Vargas.

Enfim, os parlamentares ligados a Valter “Beal” Araújo, como num Big Brother, continuam confinados, para que não caiam em tentação de se acertar com a base aliada do governo Confúcio Moura, que tem como candidato o deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná).

Ariscos, os confinados não caem nem nas armadilhas montadas pelos adversários. A convocação de sessões extraordinárias foram consideradas pelos articuladores araujistas, como uma isca para desentocá-los do refúgio. Por isso, todo mundo sumiu lá nas bandas do Poder Legislativo e o pessoal da Casa Civil do governo Confúcio Moura acabou entregando a convocação para um  mero segurança da Casa de leis. Coisa de louco!

A grande verdade é que do lado dos “independentes” existem articuladores tinhosos. O triunvirato Ivo Cassol/Carlão de Oliveira/ Expedito Júnior não esta dando sequer a chance dos governistas conversarem com boa parte dos parlamentares que vão votar na eleição de 1º de fevereiro.

O tempo urge e ruge. A grande final vem, dia 1º, na próxima terça-feira. Vamos ver se os governista, que saíram atrasados na peleja, vão conseguir reagir à altura - ao menos para desentocar os deputados confinados de Valter “Beal” Araújo...


JORNAL ELETRÔNICO “RONDONIAOVIVO”

NOVA RONDÔNIA - Cunhado do Governador já teria sido gravado em conversas insidiosas, filme poderia colocar Rondônia novamente na mídia nacional - Por Paulo Andreoli

Quinta-Feira , 27 de Janeiro de 2011 - 9:10

Um cidadão que está se apresentando a empresários e políticos como interlocutor da Nova Rondônia com certeza não leu o livro “1984”, de George Orwell, estilo ficção em que o mundo seria comandado e observado pelo “grande irmão”.  A obra literária foi o mote para a criação dos programas televisivos padrão “Big Brother Brasil”, onde pessoas confinadas em casas ou outros locais, passam pela experiência de serem monitoradas por câmeras 24hs por dia.

Aliás, em Rondônia, alguns deputados e outras autoridades tiveram uma experiência traumática, com a gravação de conversas insidiosas na casa do ex-governador Ivo Cassol que foram divulgadas em cadeia nacional através do programa Fantástico, da rede Globo de Televisão. Desculpem o trocadilho, mas alguns dos personagens do “filme” foram literalmente parar na cadeia.

Pois bem, o jovem cunhado de Confucio Moura, o astuto Francisco de Assis Oliveira ainda não sabe, mas seu “trabalho” já foi gravado. Ou ele acreditava que aqui em Porto Velho todo mundo era “abestado”, que os empresários aqui são lesos, que os políticos são poetas blogueiros que vivem no mundo da lua. Não companheiro, aqui tem gente inteligente. Não sei lá em Ariquemes, mas em PVH existe chaveiro espião, caneta espiã e até relógio espião. Tudo com imagens de boa resolução e áudio perfeito. É o que garantem fontes do Rondoniaovivo.

Então tá, senhor Assis. Até breve....


SITE “TUDORONDONIA” - PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Trapalhadas palacianas começam a prejudicar população

Viaturas paradas, cunhado gravado e lendas urbanas.

Trapalhadas

O governo de Confúcio Moura está, como diz o ditado popular, mais perdido que cego em tiroteio. E não é exagero. Desde ontem (26) que as viaturas da polícia estão paradas por falta de combustível. Servidores públicos também já começam a ficar preocupados com eventuais atrasos nos pagamentos dos salários. E a disputa cada vez maior por contratos e espaços em órgãos públicos vem gerando um clima de instabilidade no serviço público. Para piorar, o cunhado do governador, Francisco Assis foi gravado em conversa com deputados oferecendo vantagens em troca de apoio para o candidato palaciano, que eles não conseguiram definir com clareza quem era, se Jesualdo Pires, Edson Martins ou Follador.

Suspiro

Como último suspiro o governo resolveu convocar uma sessão extraordinária para tentar reunir os deputados. Não deu certo. E o jornal do grupo Cascavel, Diário da Amazônia, em delírio, coloca todos os deputados “confinados em uma fazenda no rio Mequém”, para evitar que eles “trocassem de lado”. Realmente, o jogo anda fazendo mal para o Executivo estadual.

Isso porque

Faltou experiência e principalmente bom senso na formação da equipe de Confúcio Moura. Logo que começaram as nomeações, a coluna alertou para a necessidade de pessoas com perfil político nas funções chaves. Nada contra os técnicos, eles são extremamente necessários, mas existem situações que precisam de agentes políticos capacitados. A Casa Civil é uma dessas necessidades. A relação entre os poderes, que deve ser harmoniosa, é frágil e precisa ser cuidada com atenção. Colocar o cunhado, que até onde se sabe não tem experiência alguma e esbanja arrogância para tratar de uma eleição de Mesa Diretora é subestimar a capacidade de articulação e interesses dos parlamentares.

Fonte: Imprensa local
Com Redação do RONDONIASIM / Paulo Queroz

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

Dado como morto, Manelão é reanimado, mas na UTI ainda não reage ao coma

  Sem reagir desde o primeiro ataque, segue em coma, após sofres três paradas cardíacas, o “General da Banda”, empresário Manoel Mendonca, o “Manelão”

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

Raupp: minuta da Transposição é a mesma de dezembro

De Natal (RN), por telefone, o senador Valdir Raupp (PMDB) disse, ao tomar conhecimento de que a nova minuta do Decreto da Transposição atende a todos

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Senador Jorge Viana ministrará aula na Faculdade Católica

Serão nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, e no sábado (26), das 8h às 12h, no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral (Av. Carlos Gomes),

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)