Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo pede empenho no controle de gastos, foco em projetos e atenção à prestação de contas, em Rondônia


Gente de Opinião

Reunião de governo: prioridades e controle de gastos.

O governador Confúcio Moura reuniu na terça-feira (15) à tarde secretários de Estado e colaboradores de segundo escalão para mais uma vez pedir empenho no controle de gastos, foco em projetos prioritários e orientação quanto ao dever de prestar contas e eliminar déficits decorrentes de restos a pagar (despesas empenhadas mas não pagas até o final de cada exercício).

Na coordenação do encontro, o secretário Emerson Castro (Casa Civil) pediu, na abertura, mais disciplina e foco nas ações e projetos prioritários nos próximos 16 meses, ressalvando que informes e orientações técnicas seriam transmitidas à equipe pelos secretários George Braga (Planejamento); Wagner de Freitas (Finanças); controlador-geral do Estado Francisco Neto (CGE); superintendente de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Elvandro Ribeiro da Silva, e superintendente de Assuntos Estratégicos (Seae), Rosana Vieira de Souza.

O superintendente Elvandro da Silva apresentou um balanço da utilização de recursos com passagens aéreas e diárias no primeiro semestre do ano, comparando-o com dados do mesmo período em 2016, pedindo para que seja feita com antecedência a solicitação de compra de passagens, o que reduz custos. Ele lembrou que gestores e servidores têm adotado a medida, mas precisa ser observada com maior atenção.  “Constatamos que o aumento nos gastos decorre das compras feitas de última hora”, disse.

Sobre diárias, o superintendente observou que no período pouco mais de 20% foram indeferidas em razão de falhas na justificativa ou da constatação de que não se verificou a necessidade de envio de mais uma pessoa à determinada atividade fora do estado.

Sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em implantação e que irá eliminar o uso do papel nos procedimentos administrativos do executivo estadual, a superintendente Rosana Vieira disse que somente com rotinas já realizadas pelo meio eletrônico, como diárias e licitações, já existe uma economia de cerca de R$ 600 mil em folhas de papel.

Segundo Rosana, mais de quatro mil servidores já foram capacitados para utilizar o SEI, que na área de recursos humanos, a partir de primeiro de setembro estará apto para o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao servidor – remoção, licenças, cessão, férias etc.  A superintendente fez um apelo para que os servidores “não imprimam nada” das tarefas alimentadas em processos no SEI.

“Confiem no sistema, ele funciona, é exatamente para atender o nome do programa, Governo sem Papel”, reforçou, agradecendo a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) pela cessão de sala com mais de 20 computadores em que a Seae tem realizado treinamentos. Ela pediu aos gestores a indicação de multiplicadores para o SEI, informando que também a partir de setembro haverá equipes no interior para treinamento do sistema.

PATRIMÔNIO

O secretário Wagner de Freitas apresentou duas questões. A primeira é a descentralização do controle do patrimônio do estado – bens móveis e imóveis. A norma de contabilidade pública exige reconhecimento e mensuração dos ativos do estado, e segundo Wagner de Freitas a Divisão de Patrimônio, vinculada à Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), a quem cabe a tarefa, não tem condições de fazer total levantamento dos ativos.

Segundo o secretário, a meta do núcleo de governo é que tudo esteja levantado até julho do próximo ano, e que as informações sejam lançadas no e-Estado e Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). A primeira providência, anunciou, será alterar a Lei Complementar 901/2016, para retirar a competência exclusiva da Divisão de Patrimônio.

Wagner de Freitas apresentou, ainda, dados de restos a pagar da fonte 100 (recursos livremente usados pelo governo, sem vínculo especifico) e demais fontes, apontando a existência de déficits em algumas áreas, exigindo atuação mais forte de gestores para sua eliminação.

O controlador Francisco Neto adiantou que a CGE irá notificar cada gestor com eventual déficit para que, com apoio da contabilidade do estado, atue para melhorar a saúde financeira da sua pasta. “Estamos colocando como prioridade o dever de prestar contas e eliminar o déficit”, informou.

O governador Confúcio Moura disse que existe a condição hoje de deixar um legado muito consistente não para o próximo governo mas para o futuro de Rondônia. “Será muito bom deixar o estado arrumado, com procedimentos simplificados, acabar com o papel. Isso é grande, vocês nem imaginam”, disse, realçando ainda a importância de ter o patrimônio do estado regularizado. Segundo ele, com o custo de cada bem definido é possível, caso seja de interesse público, leiloar bens para fazer investimentos.

Leia mais:

 Com proposta de modernizar a gestão fiscal, Secretaria de
Finanças de Rondônia lança Planejamento Estratégico 2017-2020

 

 Contas de 2011 e 2012 do governo de Rondônia são aprovadas
por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado

 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)