Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cleuber Pereira

Governo inicia regularização de 1.500 propriedades na região Sul de Rondônia


Gente de Opinião

Cerca de 1.500 propriedades rurais dos sete municípios da região sul de Rondônia serão beneficiadas com o título definitivo

Pelo menos 1.500 propriedades rurais serão regularizadas, de 1º a 12 de agosto, nos municípios de Vilhena, Parecis, Chupinguaia, Corumbiara, Colorado do Oeste, Cabixi, Pimenteiras e Cerejeiras, durante o mutirão de regularização fundiária rural coordenado por técnicos do Programa Terra Legal e da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri).

Segundo o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, equipes da Seagri e do Terra Legal iniciaram nesta segunda-feira (25), na região Sul do Estado, o trabalho de mobilização e divulgação do mutirão para que os interessados em ter sua propriedade regularizada se preparem e colaborem para a instrução de seus respectivos processos, e assim no próximo dia 12 sejam contemplados com o título definitivo de suas propriedades, tornando-se legalmente seus verdadeiros donos, podendo usufruir de todos os benefícios que o documento proporciona.

O secretário explicou que além da eliminação de conflitos e de possíveis litígios, o título definitivo é um instrumento fundamental para os produtores rurais da região, tendo em vista que gera a necessária segurança jurídica e outros tantos benefícios, como o acesso às políticas públicas para setor – projetos do governo de incentivo à produção – e a oportunidade de financiamento de projetos para desenvolvimento e produção dessas propriedades.

Padovani anunciou para o próximo dia 12 a presença do governador Confúcio Moura em cada município da região Sul de Rondônia para entregar os títulos definitivos a cada produtor rural, com o compromisso de que a partir de então estarão todos amparados legalmente como verdadeiros donos de suas propriedades, aptos, por conseguinte, a desenvolver e executar os projetos de seus sonhos com a parceria do Governo, num ambiente de paz, sem conflito, benefício que só o direto legal à propriedade pode gerar.

Segundo Padovani, governador Confúcio é o maior interessado neste processo de regularização fundiária, tanto pela paz que pode trazer ao meio rural, como pela possibilidade de geração e aumento do emprego e renda no campo, o que é bom para os trabalhadores rurais e para o estado, que aumenta sua produção de grãos e carne, principalmente, podendo incrementar seus níveis de exportação e melhorar sua economia.

POTENCIALIDADE

Gente de Opinião

A cultura de milho ocupa a mesma área de soja após a colheita

Responsável pela produção nesta safra de 2015/2016 de 656.416 toneladas, correspondentes a 80,62% da produção de grãos de Rondônia – soja e milho basicamente -, os sete municípios que integram a região Sul de Rondônia têm hoje no pasto nada menos que 1,8 milhão de cabeças de gado, indicativo, segundo Padovani, de que é uma região que precisa do reconhecimento e do apoio do governo, materializado por meio de incentivos e de politicas públicas concretas e dirigidas à produção. A safra de grãos de Rondônia de 2015 foi de 1,6 milhão de tonelada.

Padovani estimou que há hoje mais ou menos cerca de quatro mil propriedades que dependem da regularização em toda região Sul, e que o governo tem todo interesse neste processo para dar solução aos conflitos que, segundo ele, travaram o desenvolvimento em alguns municípios, muitos dos quais com inúmeras propriedades sub judice, portanto, impossibilitadas de produzir.

O secretário disse que a regularização vai atender propriedades com até 900 hectares, num universo de pequenas e médias de alta produtividade de soja, milho, café, sorgo, urucum, hortifrutigranjeiros, peixes e muito gado – pecuária de corte e leiteira -, cujo desempenho nas últimas safras impulsionou positivamente a economia rondoniense.

Leia mais:

Safra de milho de 663,7 mil toneladas revela alta produtividade na região Sul de Rondônia

Floresta plantada é apontada como uma “poupança verde” por empreendedores da região Sul de Rondônia

Governo iniciará série de melhorias em rodovia alternativa para escoamento de calcário e grãos na região do Cone Sul


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

SEICHO-NO-IE realiza Conferência sobre educação em Porto Velho

A Seicho-No-Ie do Brasil realiza nesta terça-feira (14), as 19h30, em sua sede em Porto Velho, Conferência para Educadores, com orientação do profes

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

DETRAN NOMEIA 275 SERVIDORES EM CARGOS DE COMANDO E AUXILIARES

Inaugurando uma nova era na gestão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os diretores-gerais Neil Aldrin Faria Gonzaga e Benedita Aparecida

MARA OLIVEIRA, O NOME  DA OAB EM RONDÔNIA

MARA OLIVEIRA, O NOME DA OAB EM RONDÔNIA

“Mara projeta uma OAB transparente e que esteja a serviço da advocacia.

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

Municípios e Associações recebem R$ 1,1 milhão de emendas Follador

O deputado Adelino Follador (DEM) anunciou nesta terça-feira (6), em Porto Velho, ao prefeito do Município de Cacaulândia, Edir Alquieri, e a um gru

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)