Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo entrega mais dois postos para emissão de identidade



Os municípios de Machadinho do Oeste e Cacaulândia passam a contar, a partir desta sexta-feira (6), com postos de identificação para emissão de carteira de identidade, o que proporcionará ao cidadão agilidade no atendimento e menor tempo para obter o documento.  Representando o governo, o vice-governador Daniel Pereira fará a entrega das novas unidades.

A inauguração do posto de Machadinho do Oeste ocorrerá às 9h, e sua localização é no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na avenida Tangará, e em Cacaulândia o posto funcionará nas dependências da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, situada à rua Rivaldo Leite, nº 2347, setor 6, ocorrendo a entrega às 15 horas.

Com mais esses dois postos, o governo de Rondônia, por meio da Polícia Civil e Instituto de Identificação, entrega no total 22 postos de atendimento em parceria com prefeituras para emissão da carteira de identidade. “Essa parceria tem possibilitado agilidade no atendimento, diminuindo o tempo de espera para que as pessoas tenham acesso à identidade”, disse o diretor do Instituto, Júlio André Kasper.

Em Ji-Paraná, por exemplo, o tempo para emissão do documento caiu pela metade. Era de 120 dias, passou para 60, com proposta de se reduzir ainda mais.

O trabalho do Instituto de Identificação tem sido acompanhado pela Vice-Governadoria, que incentiva os prefeitos a formalizarem parcerias mediante termo de cooperação técnica. “A intenção é colocar postos no maior número possível de municípios, com meta de reduzir para 30 dias a emissão da carteira de identidade,”  disse o vice-governador Daniel Pereira.

Pelo termo de cooperação, o governo de Rondônia treina os funcionários das prefeituras – para cada posto estão sendo treinadas duas pessoas – e fornece os equipamentos necessários para o cadastro e coleta de informações. São máquina fotográfica digital, leitor óptico de digitais, modulo cenário para captura de imagens e módulo para acondicionamento e transporte desses instrumentos, além de fonte alimentação e licença de acesso ao software utilizado para cadastrar. O kit tem o custo de R$ 12 mil.

À prefeitura cabe viabilizar a estrutura do posto, cedendo funcionário e local, computador e impressora. Os servidores assinam termo de responsabilidade para fazer este trabalho.  O termo de cooperação técnica ocorrerá pelo prazo de cinco anos.
 

No último dia 22, foram entregues à população
postos em Buritis, Cujubim e Alto Paraíso.

Leia mais: 

Inauguração de posto de Identificação em Buritis
extingue viagens longas e filas para emissão de documentos


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)