Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Governo ainda vai avaliar venda de participações da Eletrobras em SPEs


 

Ferreira Jr lembra que há projetos com problemas,
mas existem empreendimentos com boa performance

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia

A decisão sobre venda de ativos da Eletrobras está definida até o momento apenas para as concessionárias de distribuição, afirmou o presidente da estatal, Wilson Ferreira Jr, em entrevista. Segundo o executivo, ainda será preciso analisar a situação das 179 Sociedades de Propósito Específico nas quais a empresa participa  atualmente. O governo já anunciou a intenção de vender participações societárias da estatal em empreendimentos de geração e transmissão de energia.

Das SPEs com participação da Eletrobras, 41 são transmissoras que apresentam resultado financeiro satisfatório. A empresa é sócia também em bons projetos hidrelétricos como Teles Pires, Santo Antônio e Jirau, todos com tarifa acima de R$ 100/MWh, mas há empreendimento na área de eólicas com problemas de execução.

Para Ferreira Jr, a empresa tem que se voltar para sua vocação original que é geração e transmissão de energia, porque essas são atividades menos intensivas em mão de obra. Ele acredita que se a empresa conseguir alcançar padrões de qualidade e excelência, é possível fazer com que esses ativos possam ser solução para geração de caixa futuro. 

“Temos que perseguir menos o tamanho - já somos grandes - e mais a eficiência. E vamos ver essa margem aumentar, porque ela aumenta muito rápido”, afirmou. A estatal, acrescentou, já é a maior empresa de energia elétrica da América Latina.

O executivo também destacou a importância da integração energética com os países vizinhos, como as interligações existentes com o Uruguai e a Argentina, e disse que é absolutamente natural que hajam outras interligações. Ele não descarta a retomada no futuro do processo de internacionalização da empresa. Disse que a decisão da Eletrobras de sair do projeto de construção de uma hidrelétrica na Nicarágua foi correto, mas completou que há projetos bem sucedidos no Peru e no Uruguai, onde a taxa de retorno é de 10,25% em dólar.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)