Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governança de TI é tema de capacitação ministrada para servidores do TCE-RO



Direcionado aos integrantes do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), além de servidores de unidades que atuam diretamente na governança, foi realizado nos dias 1º e 2 deste mês o curso “Como implantar a governança de TI no setor público em 10 passos”, ação promovida pelo Cetic em conjunto com a Escola Superior de Contas (Escon).

Com um total de 16 horas-aula, a capacitação teve como instrutor o auditor federal de controle externo André Luiz Furtado Pacheco, que atua na área de TI há 35 anos, sendo 23 deles dedicados ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Na abertura do curso, o coordenador do Cetic, conselheiro-substituto Francisco Júnior Ferreira da Silva, destacou, entre outros pontos, a importância de se criar uma consciência coletiva no âmbito da Corte, relativamente à governança de TI, dentro dos conceitos e compreensão do modelo de governança corporativa modernamente proposto ao setor público.

“Essa capacitação é importante para instrumentalizar os integrantes do Comitê e também os nossos servidores a respeito de governança de TI, não só pela temática, mas pela própria relevância que essa área e os serviços tecnológicos assumiram no dia a dia do Tribunal de Contas”, destacou Francisco Júnior.

INSTRUTOR

Já o instrutor da capacitação, André Pacheco, explicou, inicialmente, os 10 passos que conduzem à governança de TI, abarcando recursos humanos, planejamento estratégico, atuação dos comitês, estrutura de gestão, gestão de segurança da informação, processo de software e de contratação, auditoria e monitoramento de resultados.

Lembrou ainda que o uso da TI é essencial para que a administração pública alcance seus objetivos e cumpra sua missão, ressaltando que, a partir do advento da internet, houve uma revolução do próprio modo como o setor público conduz seus negócios, incluindo o volume de transações eletrônicas.

Quanto à governança de TI, destacou que trata-se de uma estrutura de relacionamentos e processos voltados à direção e controle da área tecnológica, visando alcançar as metas da instituição pela agregação de valor, enquanto se mantém o equilíbrio dos riscos x retorno sobre essa função e seus processos.

Além de aprimorar conhecimentos durante a parte expositiva da capacitação e realizar atividades didático-pedagógicas, os participantes também têm participado, de modo interativo com o instrutor, em discussões acerca de oportunidades de melhoria na governança TI no Tribunal de Contas.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)