Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governadores da Amazônia Legal deliberam sobre estratégias contra crimes de fronteiras


Gente de Opinião

Confúcio Moura defende o protagonismo amazônico em contraponto ao discurso fácil e improdutivo para a região

O 15º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, aberto na quinta-feira (10), em Cuiabá (MT), vai definir formas de atuação integrada para combate ao tráfico de drogas, armas e pessoas na área de fronteira. O tema está na agenda da Câmara Temática Segurança Pública. A reunião será encerrada hoje, sexta-feira (11), quando governadores participaram da parte deliberativa.

As estratégias debatidas na Câmara Segurança Pública inclui ainda o estabelecimento de estratégias para enfrentar os crimes ambientais e conflitos agrários nos estados do bloco.

O fórum é composto pelos governadores de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Outra frente que apresentará avanços é a Câmara Conselho Consultivo, que trabalha a elaboração da minuta do regimento interno do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. Debates importantes para os estados do bloco serão travados ainda nas câmaras técnicas da Comunicação Pública e Ambiental.

COMUNICADORES

Na Câmara da Comunicação Pública, será proposta a reflexão do papel da comunicação para o desenvolvimento e integração da Amazônia e a formação de uma rede de comunicadores da região para a construção de “outro olhar sobre a região”.

Durante o fórum, os estados são chamados a prestar conta das providências adotadas em relação às deliberações das reuniões passadas.

O ponto alto da reunião é a participação dos governadores, que ocorre na sexta-feira. Eles podem referendar, rejeitar ou apresentar sugestões às propostas originadas das câmaras técnicas.

O governador Confúcio Moura participou das articulações para tornar o bloco mais forte. Ele diz que a Amazônia precisa deixar de ser tema discurso fácil, que não produz efeitos positivos. Para Confúcio, é fundamental que as lideranças assumam o papel de protagonistas e construam o caminho do futuro da região.

A primeira etapa do 15º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal acontecem no Palácio dos Paiaguás, em Cuiabá, em dois períodos. Participam apenas os técnicos das câmaras setoriais.

Na sexta-feira, o governador mato-grossense Pedro Taques recepciona os colegas amazônicos, ainda no Palácio dos Paiaguás, onde será concedida entrevista coletiva. Em seguida acontece a sessão deliberativa, que será encerrada ao meio-dia.

Leia mais:
 Governadores da Amazônia Legal retomam debates
para desenvolvimento dos estados do bloco em Cuiabá


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), defendeu nesta terça-feira (16) a emancipação do

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Em reunião realizada com a comunidade do setor chacareiro da Zona Leste de Porto Velho, foi anunciada a entrega dos títulos definitivos das terras à

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)