Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Governador do Piauí teme ruptura e convulsão social no Brasil em 2017


Governador do Piauí teme ruptura e convulsão social no Brasil em 2017  - Gente de Opinião

Por Luiz Brandão - editor do Piauí Hoje

O governador do Piauí, Wellington Dias, externou no início da noite desta quinta-feira (08), em Teresina, sua preocupação com a possibilidade do Brasil passar por uma ruptura ainda maior que a já verificada com o processo que culminou com o afastamento da presidente Dilma Rousseff .

Em entrevista antes do encerramento de um encontro de prefeitos e vereadores recém eleitos pelo PT no Piauí, Wellington declarou que o momento é preocupante e grave. Ele referiu-se ao aprofundamento da crise entre os poderes por causa da reação contra o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB, determinado pelo ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal, em decisão liminar.

Para o governador do Piauí do jeito que está a crise se aprofunda e ainda não há nenhum sinal de mudança para melhorar a situação. Segundo ele, tanto na política quanto na economia há agravamento das crises vividas no País e muita preocupação de todos os setores.

De acordo com o governador do Piauí, na política a situação ainda é de “forte esgarçamento”, e também na divergência “vamos chamar assim para não usar uma palavra mais forte” entre os poderes não há sinais de abertura de diálogo.

“Por outro lado, a economia também não dá sinais de melhora e segue em grave crise. Basta olha o desemprego. Todo mês temos mais desemprego e mais desemprego, que é o principal sinal negativo deste momento”, lembra o governador.

Wellington Dias vem conversando com seus colegas governadores e com parlamentares e o Judiciário para encontrar saídas para o País. Ele aponta que a economia pode melhorar se ocorrer redução de juros para retomada de investimentos e do crescimento.

“Nós temos que reduzir juros, temos que ampliar os investimentos e garantir as condições de alternativas pensando no povo. Nós estamos falando de um país de mais de 200 milhões de pessoas. Não podemos ficar reféns das autoridades”, diz o Wellington.

Para o governador o momento é de “baixar a temperatura dessas crises para poder ter a condição de colocar o interesse público do país acima de tudo.

“ Vendo os estudantes nas ruas, nesses dias eu brinquei dizendo que eles estão muito mais organizados, muito mais sabendo o que querem e com muito mais responsabilidade que muita gente de cabelo branco, hoje em funções de liderar área importantes do País”, afirma.

O governador disse que a saída para crise é o diálogo. “Eu não tenho dúvida. Acho que a Constituição é sábia quando ela defende a harmonia entre os poderes. Acho que é hora de sentar - os três poderes - e dialogar e isso deve ocorrer o mais breve possível”, aconselha o piauiense.

O governador diz que ele e seus colegas governadores estão ajudando a procurar saídas para o “Nós os governadores – somos 27 – estamos dando a nossa contribuição. Somos de 27 estados, de partidos diferentes e estamos tendo a capacidade de dialogar. Nós estamos conversando, dialogando com e buscando uma posição uniforme para apontar caminhos e buscar saídas para o país. “É hora de tratar do lado dos investimentos para fazer a economia crescer, criar um ambiente para o que setor privado volta e crescer e acreditar e volte a investir e gerar empregos porque é isso que o Brasil e o Piauí precisam”, concluiu o governador.

FIO DE ESPERANÇA - O governador Wellington Dias participou do encerramento do encontro dos prefeitos e vereadores eleitos pelo PT no Piauí nas eleições de outubro passado. O encontro acontece num hotel da Zona Sul de Teresina e vai até amanhã. Com seu peculiar otimismo, Dias acredita que há esperança de dias melhores para os municípios, apesar da preocupação com a crise política e os graves problemas.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)