Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Gov.Amazonas cria comitê para monitorar casos microcefalia



Bianca Paiva – Correspondente da Agência Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas criou um comitê para monitorar e prevenir os casos de microcefalia no estado. A doença, uma malformação no cérebro do bebê ainda na fase uterina, é causada pelo contágio da mãe com o vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da febre chikungunya. A relação entre o vírus Zika e a doença foi confirmada pelo Ministério da Saúde no último dia 28.

A primeira reunião do grupo ocorreu nessa segunda-feira, quando foi definida uma agenda de trabalho com reuniões semanais. A programação inclui a capacitação de profissionais da rede de saúde - da capital e do interior do estado - para o manejo clínico de pacientes que venham a apresentar sintomas da infecção pelo vírus Zika.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, disse que considera importante que a população seja bem orientada para que haja um reforço no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. "As grávidas também devem fazer o pré-natal de forma correta, buscando acompanhamento médico desde o primeiro mês da gestação", afirmou.

Pedro Elias informou que, até o momento, há apenas um caso de vírus Zika confirmado no Amazonas. “Não está caracterizada, ainda, a circulação do vírus Zika no estado. Mas há toda uma conjuntura que exige que estejamos em alerta e preparados para enfrentar o aumento do número de casos desta infecção”, disse, em matéria divulgada no site do governo do Amazonas.

O estado registra uma média de 3 a 5 casos por ano de microcefalia. Em 2015, já foram três, sem associação com o vírus  Zika.

A preocupação com a microcefalia surgiu após o aumento de casos da doença no Nordeste.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Pessoas idosas podem usufruir gratuitamente, de atendimentos na especialidade médica de geriatria, disponibilizados pelo Governo de Rondônia na Poli

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

Cremero realiza fiscalização em unidade de saúde após chuvas e alagamento

A Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, localizada no bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, passou por fiscalização do Conselho Regio

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

TCE em parceria com Poder Público busca soluções para saúde em Porto Velho

Em atenção ao trabalho que tem desenvolvido, focado na cooperação e no diálogo, o Tribunal de Contas (TCE-RO) encaminhou ao Município de Porto Velho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)