Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Roque

gillettePRESS - Vamos começar o abaixo-assinado?


 
 
Ala do PT comandada por Tarso defende fim do Senado
 
O governo e o PT vão calibrar o discurso sobre a crise política diante do agravamento da situação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Enquanto o presidente Luiz Inácio da Silva é cada vez mais aconselhado a conter os elogios ao aliado Sarney, e a dizer que a crise se trata de “assunto interno do Congresso” – mas, ele não pára de interferir naquele Poder -  dirigentes do PT defendem abertamente a extinção do Senado.
- Sem efeito prático no momento, pois só poderia sair da prateleira numa reforma constitucional, a polêmica proposta consta da plataforma da corrente Mensagem ao Partido, capitaneada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

 

Ninguém sentiria sua falta
(exceto os acomodados senadores e aspones)
 

Os debates sobre o unicameralismo (parlamento composto, unicamente pela Câmara dos Deputados) - ou sobre as restrições ao poder revisor do Senado e sua composição (...) devem ser retomados pelo partido”, diz um trecho do programa do grupo de Tarso para a disputa que vai renovar, em novembro, o comando nacional do PT. 

O texto preliminar

era mais duro

 
Dizia que a crise no Senado “relembra o arcaísmo desta instituição vinda do Império".
- No entanto, Tarso Genro considerou o comentário excessivo e a observação foi retirada do documento apresentado pela chapa.
 
Imexível ?
 

Candidato do grupo à presidência do PT, o deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP) admitiu haver uma discussão jurídica sobre a viabilidade da proposta. O motivo é que, na opinião de muitos advogados, o modelo atual de representação do Congresso - composto por Senado e Câmara dos Deputados - seria uma cláusula pétrea, que não pode ser modificada na Constituição.

 
Cá com meus botões
 

Adotado em vários países, como Suécia, Finlândia, Portugal, Nova Zelândia, Dinamarca e Noruega, o sistema unicameral é mais um assunto que divide o PT. “Sou contra”, disse o presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra, que encabeça a chapa da corrente Construindo um Novo Brasil para o comando do PT. “Pode-se discutir as prerrogativas do Senado, mas não acabar com ele.”

 
- É uma pena... pois eu queria começar já a colher assinaturas para apoiar a iniciativa do gaúcho Tarso Genro.
- Não é fácil extinguir inutilidades. (E, quanta economia para os nossos bolsos!)

Fonte: Antônio Roque Ferreira

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

gillettePRESS: Descrédito e inconformismo

Lula desgasta o Poder Judiciário: risco de interferência política na Justiça O Brasil discute e opina, por intermédio dos mais diversificados meios de

gillettePRESS: Futebol é (quase) TUDO para o brasileiro

Foi dada a largada de uma corrida de obstáculos contra o tempo para viabilização da Copa do Mundo, no Brasil. Num horizonte temporal de apenas cinco a

gillettePRESS: Assassino do índio Pataxó é funcionário federal. E ganha R$ 6.600,00

    Bruno matou o Índio Galdino queimado, lembram-se?    Leia o que corre na Internet:   “O filho do presidente do TJDF, Bruno (aquele marginalzinho q

gillettePRESS COMENTA: Que Ética?

Que Ética? - Ah, a ética!   Na condição de anfitrião de um jantar que reuniu aliados, o presidente Lula declarou aos comensais que a oposição está sem

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)