Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

GARIMPO PODERIA FATURAR ATÉ 4 BILHÕES - Por Sérgio Pires


GARIMPO PERTO DAQUI PODERIA
FATURAR  ATÉ 4 BILHÕES DE REAIS POR ANO

 Os números não são exatos, porque não há controle algum. Como a filosofia do governo brasileiro coaduna com as das ONGs internacionais e com setores do Congresso, do Ministério Público Federal e do Judiciário, que não impedem que o Estado lucre com nossas riquezas, enquanto elas são contrabandeadas e enriquecem alguns poucos, o Brasil perde bilhões de reais em minérios e impostos, todos os anosGARIMPO PODERIA FATURAR  ATÉ 4 BILHÕES  - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião. O garimpo do ouro no rio Madeira e outros rios da região, continua crescendo, mesmo na ilegalidade. Toneladas de ouro são tiradas dos rios, tanto na região de Porto Velho, onde há poucas balsas e dragas, mas ainda as há, como em áreas do recente garimpo entre Manicoré e Nova Aripuanã, a cerca de 500 quilômetros da Capital rondoniense. Ali, perto de 1.300 balsas e outras 250 dragas, tem potencial parar tirar  do Madeirão, todos os dias, algo em torno de 90 quilos de ouro. O cálculo é simples: cada balsa tiraria, em média, entre 50 e 80 gramas/dia de ouro do rio. Indo pelo menor: 1.300 balsas, vezes 50 gramas, igual a 65.000 gramas. Cada draga tiraria não menos que 100 gramas. Mais 25.000 gramas/dia. Somando-se dragas e balsas, 90 mil gramas, ou 90 quilos/dia. Com grama do ouro valendo hoje 126 reais, todos os dias só nesse garimpo, se esses cálculos fossem reais, o faturamento bruto, ficaria perto de de 11 milhões e 300 mil reais. Seriam quase 340 milhões de reais por mês; mais de 4 bilhões/ano. Quase nada vai para os cofres públicos.  O garimpo deixa muitos milionários todos os meses. Porém, muito pouco para o povo amazonense, rondoniense e brasileiro, que só perde suas riquezas, sem retorno algum.

Para se uma ideia, o Estado só recebe impostos sobre o combustível gasto em balsas e dragas. Apenas naquela região, se consume em torno de 2 milhões de litros, principalmente óleo diesel, por semana. No tanque cheio de um caminhão grande,  cabem até 400 litros de diesel. Ou seja, o consumo de uma semana no garimpo, representaria o tanque cheio de 5 mil grandes caminhões. Com o combustível custando hoje em torno de 3,10 reais por litro, só com o diesel o garimpo daquela região gasta 6 milhões e 200 mil reais por semana; 24 milhões/mês. Pode-se ver que os números são superlativos. Quase inimagináveis. Os teóricos e sonhadores não querem a legalização dos garimpos. Na vida real, nossas riquezas vão embora. E a população comum fica a ver navios. Como sempre, aliás!

MULTAS, QUEM LIGA PRA ELAS?

Ainda sobre o assunto: em março passado, fiscalização da polícia ambiental, Ibama e outros órgãos, chegou ao garimpo, que ainda era incipiente. Foram apreendidas na ocasião perto de 20 balsas; também um quilo e meio de ouro e aplicadas multas de mais de 11 milhões de reais. Claro que as multas nunca foram pagas e nunca serão. Ao invés de acabar com o garimpo na área, o que ocorreu foi totalmente o inverso: em poucas semanas, eram centenas de balsas e dezenas de dragas. Hoje, segundo uma fonte confiável, não há menos que 1.300 balsas de todos os tamanhos e pelo menos 250 dragas na área. O garimpo, cada vez maior, funciona nas proximidades e no entorno de duas unidades de conservação. A verdade é que a corrida ao ouro  rola solta, de vez em quando aparece a fiscalização, mas não resolve nada. No fim das contas, o ouro abundante é levado embora e nada fica para beneficiar a população, verdadeira dona de tudo. Enquanto isso, os órgãos ambientalistas e as ONGs internacionais optaram por deixar tudo como como está. Traduzindo para a prática: nada para os cofres públicos e o contrabando correndo solto. Alguns ficarão muito ricos e os demais, todos, só perdem. Mas o discurso fútil e inútil, continua igual ao de décadas.

PERDA DE MEMÓRIA DO CIMI

A Irmã Laura Vucuña Pereira Manso, coordenadora do Conselho Indigenista Missionário, o CIMI, ligado à Igreja Católica, fez grave denúncia contra a impunidade que grassa no Brasil, em relação aos crimes cometidos contra os indígenas na Amazônia. E o fez através do Rádio do Vaticano. A Irmã denunciou invasões a terras indígenas, a situação de abandono das tribos e a impunidade de quem comete crimes contra elas. “As comunidades indígenas vivem com medo, sob ameaças, com casos inclusive de assassinatos de lideranças”, protestou a religiosa. E o fez  corretamente. Pena que a Irmã tenha esquecido um pequeno e talvez insignificante detalhe para ela, ao pedir o fim da impunidade. Certamente, em nome da sua crença e da Justiça, poderia pedir também a prisão dos índios Cinta Larga que massacraram 29 garimpeiros em 7 de abril de 2004, assassinatos brutais impunes até hoje. Obviamente ela se esqueceu. Quem sabe na próxima denúncia à Rádio do Vaticano, a Irmã lembre de pedir Justiça também a essas pobres vítimas...

HILDON VOLTA SÁBADO

O prefeito Hildon Chaves, que não está de férias, mas apenas afastado para tratar de assuntos pessoais, conforme texto do decreto que autorizou sua viagem ao exterior, só retorna a Porto Velho na próxima madrugada deste sábado, dia 5. Reassume o comando da Prefeitura na segunda, dia 7 e retoma suas atividades normais. Nesse período em que ficou fora, o município está sendo comandado pelo vice prefeito Edgar do Boi, que, mesmo tendo ocupado o posto pela primeira vez, um evento histórico na vida dele, preferiu sumir da mídia. Trabalhador, Edgar anda pelos bairros, acompanha as obras, cobra resultados, mas em relação à imprensa, seu período à frente da municipalidade é de um silêncio sepulcral. Hildon Chaves volta com toda a força, garantem assessores mais próximos. Quer aproveitar principalmente o verão amazônico para encher a cidade de obras e entregar asfaltamento em dezenas de bairros. Vamos esperar para ver...

A EFMM E O PRÓPRIO UMBIGO

No papel, ela tem muitos donos. Na prática, quando é para cuidá-la e preservá-la, sobram muito poucos. Está abandonada. Quase submergiu na enchente de 2014. Continua sendo mantida à base de discursos e interesses de grupos, nunca em função dos interesses maiores da população. Sim, é ela, a histórica Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que neste 1º de agosto, completou 105 anos desde sua inauguração. A Madeira-Mamoré foi uma das principais vias de transporte até o oceano Atlântico, de produtos que eram vendidos na região, como a borracha. Em 2008, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).O mesmo Iphan que, aqui é Rondônia, é uma pedra no sapato da EFMM e não uma solução. A preservação, que não seja da ideologia e dos interesses pessoais dos membros do Iphan e outras entidades, não existe. Ninguém pode melhorar, cuidar, recuperar nada. A EFMM sintetiza o desprezo, pelo bem público, de instituições que só enxergam o próprio umbigo. Lamentável!

DERROTA DA GLOBO

A quarta feira pode ser decisiva para o Presidente Temer, ao menos nesse momento periclitante do seu governo, quando sua aprovação não passa dos 5 por cento, a mais baixa da história recente do país. É muito pouco provável que a oposição possa reunir votos suficientes para autorizar que o STF o processe. A tendência óbvia, embora na política a obviedade deva ser vista sempre com um pé atrás, é de que Temer saia livre desse episódio. Virão outros. Caso se confirme uma vitória fácil do Presidente na Câmara, será mais uma derrota para a poderosa Rede Globo, que colocou todo o seu prestígio; sua histórica audiência nacional e expôs todos os seus jornalistas, sem exceção, a fazerem uma cobertura totalmente parcial contra o Presidente da República. A Globo, ainda não se sabe os reais motivos (mas se saberá, em breve), fez a mais impressionante pressão contra Temer, em todo o episódio das denúncias da JBS. Sem pudor, faz uma cobertura jornalística facciosa e inacreditável, prestando um enorme desserviço ao jornalismo brasileiro. Uma tristeza!

TUCANATO ITINERANTE

Presidente municipal do PSDB, o tucano Lindomar Carreiro, o Lindomar do Sanduba´s, tem inovado na política da Capital. Normalmente só em ano eleitoral os partidos se preocupam com ida aos bairros e reuniões com moradores, trocando ideias, buscando sugestões e dialogando com os eleitores. Lindomar criou o “PSDB Itinerante”, um projeto que leva o comando do partido a vários encontros, realizados semanalmente, nos diferentes bairros de Porto Velho. No último, realizado no bairro Cohab, os tucanos ouviram as principais reivindicações de grupos de líderes comunitários e moradores, que levarão, todas, ao prefeito Hildon Chaves, em busca de soluções. Também foram realizadas novas adesões ao partido, principalmente de gente jovem, o que entusiasmou ainda mais o comandante tucano em Porto Velho. O PSDB se mexe, claro que de olho em 2018. E já tem pelo menos um pré candidato ao Governo: o ex prefeito da Capital, José Guedes.

PERGUNTINHA

Você está entre aqueles brasileiros que, apavorados com a insegurança, estão correndo às lojas de armas, para comprar uma e se proteger, fazendo com que comércio do setor tenha crescido quase 200 por cento em apenas um ano?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 “Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

“Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educ

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os hi

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)