Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Fundo de Combate a Pobreza, o FECOEP - Por Francisco Aroldo


 
Rondônia está vivendo bons momentos na gestão pública e alguns investimentos no planejamento plurianual tem desde 2015 elevado os padrões de determinados serviços prestados à população, na capital, nos principais municípios e em todo o interior, às margens do Guaporé, Madeira, Machado, Roosevelt e Mamoré; mas segundo o IBGE ainda persiste um cenário de miseráveis, aqueles que segundo os técnicos e burocratas de Brasilia e da também da ONU e FAO dizem que são famílias que conseguem sobreviver com HUM dólar por dia.
 
Nada difícil de ajustar quando se tem tempo, dedicação e a devida sensibilidade para o auxilio verdadeiro ao próximo, como diz no Novo Testamento: olhai o bom samaritano; traduzindo para os dias desses terceiro milênio: planejar ações focadas e convocar as parcerias possíveis é o remédio.
 
Lembro aqui que entre os idos tempos de 2000 a 2004 existiu no pais inteiro um programa samaritano conhecido como Comunidade Solidária e depois surgiu o programa Comunidade Ativa.
 
O foco dessas ações antigas de governo era o de reunir em torno desse pensamento filantropo e voluntário os recursos públicos federais, do estado, dos municípios, de empresas e do SEBRAE para debelar problemas locais de pobreza, acho que pode ser uma boa para 2018.
 
Com o mapeamento dessa população de vulneráveis, reunir, reunir, reunir e fazer as indicações de atividades concatenadas para alcançar em 24 ou 36 meses a redução significativa desse vergonhoso índice que assombra as pessoas, especialmente aqueles que passam privações e necessidades primárias.
 
Isso já foi feito uma vez no passado com grandioso resultado e hoje temos em Rondônia, além da boa vontade de todos os possíveis parceiros, o fundo FECOEP que pode dar o pontapé inicial.
 
O fundo de combate a pobreza prevê a assunção e aporte de recursos para projetos e ações ligados a saudê, educação, assistência social em meio urbano e rural de maneira a melhorar as condições humanas de vulneráveis da economia.
 
Vamos então, aproveitar a revisão do PPA e a discussão da LOA 2018, colocar-nos a favor do outro como faziam os bons samaritanos e proteger alguns destemidos pioneiros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Bom dia mundo maravilhoso. Eu Fui fabricado no Maranhão, pelo meu pai Francisco Paulo e minha mãe dona Erani, numa cidade chamada Buriti do Maranhã

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)