Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Funcultural realiza Mostra Cinema sobre Patrimônio Cultural



Primeira edição da Mostra Funcultural de Cinema Patrimonial reúne produções que abordam a memória e a identidade cultural pluriétnica do estado de Rondônia.

Realizada pela Funcultural em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Mostra integra a programação da 14ª Semana Nacional de Museus na capital Porto Velho, que tem por tema este ano “Museus e Paisagens Culturais” simbolizando um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades.

Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação a suas identidades e à preservação de seu patrimônio. E é no sentido de introduzir e propor reflexões críticas sobre a salvaguarda dos bens culturais intangíveis de Porto Velho e de Rondônia através da acessibilidade promovida pela linguagem visual do cinema que nasce a proposta da Mostra Funcultural de Cinema Patrimonial.

A Mostra acontecerá nos dias 21 e 22 de maio de 2016, no Mercado Cultural, a partir das 19h30, sendo o primeiro dia (21) dedicado a curtas que transitam pela cosmologia e problemáticas indígenas (“Mapimaí”), ribeirinhas (“O Que Beira a Beira do Madeira”) e pela memória ferroviária de imigrantes barbadianos e granadinos (“Filhos da Ferrovia”); o segundo dia será dedicado a exibição de um longa sobre o processo de formação e resistência da comunidade negra dos quilombos no sudoeste do estado (“Quilombagem”).(Texto Assessoria Funcultural)

 


Lenha na Fogueira

Depois que li a coluna do Sergio Pires sobre os poucos que foram beneficiados pelo Ministério da Cultura durante o governo antes do interino Michel Temer, fiquei com o pé atrás sobre brigar pela manutenção do MinC.

********

Segundo Pires, no governo Dilma, 3% das propostas levaram 50% dos incentivos. Um cenário que só contribuiu para a concentração cultural do país, enquanto pouco incentivou projetos menores.

********

Ai a coluna enumera: Maria Betânia protestou porque em 2011, conseguiu uma verba de 1 milhão e 300 mil para fazer um Blog, só com poesias e clipes.

*******

Cláudia Leite também chiou e quem não chiaria? Em 2013 ela abocanhou 5 milhões e 883 mil para 12 shows no Nordeste. Cada show custou para nós, brasileiros 490 mil reais.

*******

Quem não chiou? O maestro João Carlos Martins, um dos grandes nomes da música clássica mundial. Ele não protestou, mas, poderia. Recebeu um recurso de 25 milhões da Lei Rouanet. Detalhe: Ele jamais pediu esse dinheiro.

*********

Camila Pitanga atriz da Globo conseguiu um dinheirinho. Pouco. Menos de 1 milhão e 300 mil reais, para realizar um documentário sobre “a genialidade do meu pai”, segundo palavras dela. Antônio Pitanga é casado com a ex governadora Benedita da Silva.

**********

Ex mulher de Chico Buarque (Aquela cuja família foi uma das mais beneficiadas, incluindo ele próprio, por gastos do Ministério da Cultura, nos últimos oito anos) a atriz Marieta Severo abocanhou as maiories fatias de verbas. Nos ultimos quatro anos, ela e seu novo companheiro. O diretopr de teatro Aderbal Filho, receberam apoios e verbas superior a 7 milhões e 700 mil reais.

*********

São apenas alguns, nessa lista entra também muitos outros. Me diz aí se algum deles é da região Norte? É tudo do eixo Rio/São Paulo. Aí o Chico Buarque de quem sou fã, posta em carta assinada por ele e pelo Caetano Veloso e outros mamadores de teta, que os Artistas jamais usaram dinheiro do governo. Tá me chamando de Geni é?

*******

Foi preciso participar do 9° Encpontro das Culturas Populares realizado pelo Ministério da Cultura em novembro do ano passado em Serra Talhada (PE), pra ver o quanto nós da Região Norte em especial de Rondônia, somos discriminados dentro do MinC e até por colegas representantes do Amazonas e Pará os únicos que conseguem algum patrocinio na região, assim mesmo com valores pequenos. Basta lembrar que Rondônia só foi convidado para o 9° enconto.

********

Se a gente não se impõe, com certeza Rondônia passaria despercebido, a sorte foi que além deste amigo de vocês que foi representando as Culturas Populares, tivemos o Antenor karitiana que apesar de não ter ido como represaentante dos índios de Ronmdônia foi como Delegado representante do Artesanato, não nos calamos diante de tante discriminação. Antenor chegou a questionar e protestar porque lhe ofereceram apenas o cargo de suplete no Pleno quanto a nós das culturas populares fomoos vitima de manobras politiqueiras entre os representantes do Amazonas e Pará.

*******

Rondônia tinha como carro chefe no segmento do teatro de Rua, o Grupo O Imaginário o único que chegou a contar com apoio da Lei Rouanet via Caixa Economica Federal, coisa que agora não tem mais e olha que Chicão Santos levava durante as apresentações dos espetáculos, que aonteceiam em praça pública mais de 2 mil pessoas/noite. É de Rondônia corta o patrocínio.

*******

Então meus amigos, não tenho porque ficar brigando pela manutenção do MinC. Isso fica para os colegas Tatá, Ariel e Luciana. Se virem!

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)