Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Francisco Borges se torna o segundo juiz de Rondônia a presidir interinamente a AMB


 
A partir desta sexta-feira (23), o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia Francisco Borges, entra para a história da magistratura nacional. O magistrado passa a ser o segundo juiz rondoniense a ocupar a cadeira da presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e exercerá a função até domingo (01/04).Francisco Borges se torna o segundo juiz de Rondônia a presidir interinamente a AMB - Gente de Opinião

Eleito em 2016 como Vice-Presidente de Interiorização da AMB, Francisco Borges, integrava a chapa AMB Forte, Independente e Representativa, encabeçada pelo então candidato à presidência Jayme de Oliveira do TJSP. O juiz Francisco Borges também presidiu a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2013 e 2016, e atualmente também compõe a diretoria de eventos.

O presidente interino da AMB, Francisco Borges, classifica a nomeação como, “uma forma de demonstração do prestígio de Rondônia no cenário nacional. Eu me sinto honrado por representar os magistrados de Rondônia e por estar à frente de uma entidade que congrega mais de dezesseis mil juízes”, declara.

A convocação de Borges para assumir a presidência interina da AMB, decorre da ausência do presidente Jayme de Oliveira que estará representando a magistratura do Brasil na Conferência do Tribunal do Povo que vai acontecer na China e terá como participantes as autoridades judiciárias dos países da língua portuguesa. “Seremos os únicos representantes da associação de classe e o que motivou esse convite é a dimensão da AMB, maior associação de juízes do mundo e muito respeitada no exterior”, afirma o magistrado paulista.

A AMB congrega 36 associações regionais, sendo 27 de juízes estaduais, sete trabalhistas e duas militares. A entidade foi fundada aos 10 de setembro de 1949 com a proposta de qualificar os magistrados para levar a excelência no exercício da profissão, promovendo debates, cursos especializados e esclarecer a sociedade acerca das atribuições dos profissionais que atuam no Judiciário.

Histórico

No período de 2011 até 2013, na gestão do então presidente Nelson Calandra, o desembargador Raduan Miguel Filho se tornou o primeiro o magistrado rondoniense a ocupar a presidência da AMB de forma interina, fato que se repetiu em diversas ocasiões enquanto exercia a função de Vice-Presidente da entidade.

A representatividade e a relação de Rondônia nos assuntos que envolvem a magistratura nacional e o Judiciário são profundas e longínquas. A juíza Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima, hoje aposentada, se tornou a primeira juíza rondoniense a ocupar a cadeira de Vice-Presidente da AMB, na gestão do presidente Antônio Carlos Viana Santos (TJSP), no biênio 2000/2001. No entanto, a magistrada não chegou a ocupar a presidência temporária da AMB.

Fonte: Marco Sales

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)