Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Fraga: Globo investiga a Globo e conclui que é inocente


Gente de Opinião

247 - O jornalista Domingos Fraga, colunista do portal R7, escreve nesta quarta-feira, 15, que "até a grama velha de guerra do estádio do Olaria" sabe que a Globo foi a parceira fundamental para que a CBF transformasse o futebol brasileiro no que ele é hoje.

O jornalista diz que o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o presidente da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, o homem encarregado pela Globo de negociar os direitos esportivos, "eram a mesma pessoa em corpos separados". 

"Quando Teixeira ruiu, a Globo continuou fazendo da CBF o seu parque de diversões. José Maria Marin e Marco Polo Del Nero corruptos eram, e corruptos continuaram, como as investigações do FBI mostraram", afima. 

Leia, abaixo, o artigo de Domingo Fraga: 

A Globo e a corrupção no mundo do futebol

Por Domingo Fraga

Depois de uma investigação interna profunda, que consumiu mais de dois anos de trabalho árduo, o grupo J&F tomou de assalto, ontem, o noticiário dos principais telejornais do País, para esclarecer, definitivamente, se alguma dúvida ainda persistisse, que Joesley e Wesley Batista nunca participaram de qualquer negociata para comprar a quase totalidade do mundo político brasileiro. E também em apuração própria, levada a cabo sob um rigor extremado, os irmãos garantiram que nunca contrataram Roberto Carlos para propagandear a excelência da carne que vendem.

O que a Globo fez ontem é muito parecido com isso.

Com a indignação pulsando a cada palavra e o olhar de quem voi vítima da mais vil de todas as vilanias, seus jornalistas leram uma nota da empresa negando, veementemente, o pagamento de propina a qualquer dirigente esportivo.

Explicando melhor para quem não sabe o que se passa : o empresário argentino Alejandro Buzarco, até ontem todo-poderoso dirigente da companhia de marketing Torneos y Competencias denunciou, em Nova Iorque, no julgamento que apura a corrupção na Fifa, que a TV Globo e outros grupos de mídia da América Latina pagaram suborno para ter direito exclusivo sobre transmissão de jogos de futebol, e a emissora, no Brasil, simplesmente, soltou um comunicado atestando que "em suas amplas investigações internas, apurou que jamais realizou pagamentos que não os previstos nos contratos".

Então, é assim: a Globo investigou a própria Globo, e concluiu que é inocente.

Pode até ser, mas é como se Eduardo Cunha apurasse desvios em suas ações.

Mesmo que não tenha pago propina, até a grama velha de guerra do estádio do Olaria, no Rio de Janeiro, sabe que a Globo foi a parceira fundamental para que a CBF transformasse o futebol brasileiro no que ele é hoje. Durante décadas fez o que quis com o calendário, mudou o hábito de dezenas de milhões de torcedores, sempre em busca dos seus interesses.

Enquanto Ricardo Teixeira esteve no topo da cadeia alimentar que devastou o futebol brasileiro, sempre foi paparicado pela Globo, mesmo com todas as denúncias de corrupção contra ele. Ficou célebre uma entrevista dada por ele à revista Piauí, onde diz que só iria se preocupar com a polícia batendo à porta, caso aparecesse no Jornal Nacional.

Nunca se ouviu uma crítica mais forte de Galvão Bueno sobre os desmandos que todos conheciam.

Teixeira e Marcelo Campos Pinto, o homem encarregado pela Globo de negociar os direitos esportivos, eram a mesma pessoa em corpos separados. Aqui, um lembrete: Marcelo foi escanteado da emissora no exato momento em que o FBI começou a invesigar a podridão da Fifa. Mas uma investigação interna da emissora deverá esclarecer, com certeza, a coincidência.

Quando Teixeira ruiu, a Globo continuou fazendo da CBF o seu parque de diversões. José Maria Marin e Marco Polo Del Nero corruptos eram, e corruptos continuaram, como as investigações do FBI mostraram.

A nota da Globo diz que ela não tem nada a ver com essa roubalheira: "Sobre depoimento ocorrido em Nova York, no julgamento do caso Fifa pela Justiça dos Estados Unidos, o Grupo Globo afirma veementemente que não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina. Esclarece que após mais de dois anos de investigação não é parte nos processos que correm na justiça americana. Em suas amplas investigações internas, apurou que jamais realizou pagamentos que não os previstos nos contratos. Por outro lado, o Grupo Globo se colocará plenamente à disposição das autoridades americanas para que tudo seja esclarecido. Para a Globo, isso é uma questão de honra. Não seria diferente, mas é fundamental garantir aos leitores, ouvintes e espectadores do Grupo Globo de que o noticiário a respeito será divulgado com a transparência que o jornalismo exige."

A parte bondosa que habita minha alma incrédula pode até acreditar piamente nisso.

Aconteceu o mesmo quando Geddel negou ser dono do dinheiro sujo, os R$ 51 milhões encontrados em seu apartamento.

Com os diamantes de Adriana Ancelmo foi a mesma coisa.

E com Aécio então? É um querido.

Eu só acho que a Justiça americana não tem lá a alma tão bondosa, mas é só um palpite.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Com incentivo do Governo de Rondônia, atletas do Estado competem em campeonato nacional

Integrantes da delegação esportiva do Estado de Rondônia, composta por 49 atletas e um técnico, receberam incentivo do Governo de Rondônia para part

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Ji Paraná - Semictur apoia 1º Festival de Pesca Esportiva

Com expectativa de reunir um grande número de competidores, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Pesca Esportiva de Ji-Paraná. O evento

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

Jirau Energia entrega uniformes e material esportivo para Escolinha de Futebol de Nova Mutum Paraná

A Jirau Energia realizou, no último sábado (13/04), a doação de uniformes e kit completo de material esportivo para a Escolinha de Futebol Raízes de

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Torneio de voleibol Sub-19 reuniu 39 equipes em Porto Velho

Terminou no último final de semana a II Edição do Torneio Sub-19 1ª. e 2ª. divisão realizado pela Federação Rondoniense de Voleibol (FRV), realizado

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)