Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Forte Príncipe X Rádio Farol duelam no Arraialeste


 Forte Príncipe X Rádio Farol duelam no Arraialeste - Gente de Opinião

Começa na noite desta quarta feira 14, no Arraialeste que está montado no campo do JK em Porto Velho, o “Duelo” entre os grupos de quadrilhas juninas.

A junina Forte Príncipe tida como grupo oficial do Arraialeste desafiou a junina Rádio Farol e na noite de hoje o público que estiver presente nas arquibancadas e camarotes do arraial vai escolher a melhor entre as duas quadrilhas. A presidente da Forte Príncipe folclorista e estilista Laura foi quem tomou a iniciativa de desafiar a poderosa Rádio Farol para o Duelo. “Vamos mostrar que nós na Zona Leste também somos potência quando se trata de dançar quadrilha, quero ver os almofadinhas da junina do Severino dançar no areião”, desafiou Laura. Enquanto isso, os dirigentes da Rádio Farol afirmam que não tem medo de enfrentar uma quadrilha acostumada a dançar “naquele local onde a pista de dança é um areal. Vamos enfrentá-los com a garra que só a família Rádio Farol tem, afinal somos a Furacão do Norte”, desafiou Severino Castro.

De camarote, a junina Matutos do Socialista dirigida pelo folclorista Nenezão vai esperar a vencedora do 1º Duelo do 10º Arraialeste para enfrentá-la logo depois. “Desafiamos a junina vencedora do Duelo entre Rádio Farol X Forte Príncipe para duelar com a nossa Matutos do Socialista”, disse Nenezão. Os dois duelos vão acontecer na noite desta quarta feira 14, a partir das 21 horas, durante a programação da 5ª noite do 10º Arraialeste.

Após a realização dos duelos Rafinha e Banda faz a animação do Arraial.


Lenha na Fogueira

Não sei se é porque estamos no período de festas juninas, ou pura gozação com a minha pessoa, só sei que tentaram me jogar na fogueira da inquisição.

********

Com o Zekatraca né não, pois o nome postado nas redes sociais é o meu de batismo Sílvio Santos.

*********

Acontece que o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes viajou a Salvador (BA) e Recife (PE), com o objetivo de buscar conhecimento, sobre CARNAVAL de RUA.

********

Consta na Portaria – O prefeito do município de Porto Velho (...). Resolve Art. 1º - Fica autorizado, o deslocamento do presidente da Fundação Cultural de Porto Velho – Antônio Ocampo Fernandes, Cadastro nº 288812, que tem por objetivo realizar visitas aos órgãos culturais da cidade de Salvador – BA e Recife – PE em busca de modelos a serem implantados no município de Porto Velho – RO no carnaval de 2018, nos dias 11 de junho de 2017 a 15 de junho de 2017, com ônus de 05 (cinco) Diárias e ½ (meia). Hildon de Lima Chaves – prefeito.

*********

Pronto! E o que é, que Sílvio tem a ver com isso? Se fosse assim, o próprio prefeito, o governador e os demais secretários, não poderiam viajar.

*********

Aí surge nas redes sociais e quem me marcou foi o Manuel Português; uma cobrança da minha amiga Luciana Oliveira que diz:

*******

“Ele esta tão quietinho... o Silvio Santos, será que foi com o grande chefe tucano da cultura, TAMBEM para a Bahia?? Será que até o "BOI " Bumbá vai mudar de nome? Ops será que agora em Terra de um Boi, quem tem um Tucano manda? Kkk. Resta aguardar o novo Carnaval Baiano diretamente, clonado em Porto Velho, kkk”.

********

É como diz o Carlos Caldeira! “O povo não tem o hábito de ler o diário oficial...”. Me incluo nesse grupo.

*********

Daí, só fiquei sabendo da viagem do Ocampo porque compartilharam a matéria no meu face. No impulso da cobrança e até porque não me preocupei em saber realmente do objetivo da viagem, postei um comentário meio “irresponsável”.

********

Após me inteirar do assunto, resolvi esclarecer minha posição a respeito da viagem do Ocampo.

*********

Sou a favor do intercâmbio cultural, seja em qualquer segmento cultural. Quando estive participando em novembro de 2015, do Fórum Nacional das Culturas Populares que aconteceu em Serra Talhada (PE), coordenado pelo Ministério da Cultura, protocolei junto ao representante da Secretaria da Diversidade, presente aos debates, um documento, no qual propus que a Secretaria da Diversidade, deveria colocar para apreciação no Pleno do Conselho de Cultura o Projeto “Integração Cultural entre as Culturas Populares do Brasil”. Por exemplo: O Boi Bumbá de Porto Velho, vai se apresentar no Curral do Boi de Mamão em Santa Catarina e o Boi de Mamão em Porto Velho.

*********

O músico compositor de Rondônia apresentaria seu trabalho em São Paulo e os de la viriam se apresentar aqui. Questionei, o que se ver hoje, é o MinC patrocinando artistas do Sul/Sudeste até do Nordeste para se apresentar na região Norte, porém não faz o mesmo com os artistas da nossa região. Questionei: O MinC deveria patrocinar a Integração de conhecimentos, entre carnavalescos do Rio de Janeiro e os Porto Velho e assim sucessivamente.

*********

O representante da Secretária da Diversidade gostou muito da nossa sugestão e até elogiou em discurso, prometendo analisar com carinho a proposta.

********

E como é que um cara que sugere o INTEGRAÇÃO nacional da Cultura Popular (o carnaval é cultura popular), através da Secretaria da Diversidade Cultural pode ser contra a busca por parte do presidente da Funcultural, de modelos que possam ser aplicados no carnaval de rua Porto Velho?

********

Tô ficando é velho! Doido não!
 



Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Neste dia 14 de junho o sistema Fecomércio – Sesc – Senac através da coordenação de Assistência do Sesc promove ação alusiva ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A data foi instituída em 2016 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção de Maus Tratos Contra Idosos (IMPEA). O objetivo é levar as pessoas à reflexão e conscientização com respeito a violação de direitos humanos desse seguimento da sociedade.

No Brasil são comuns as denúncias relacionadas à negligência de cuidados da pessoa idosa, violência psicológica e abuso financeiro. Entre os anos de 2011 a 2015, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu cerca de 100 mil denúncias de violação de direitos da população idosa. E apesar do grande avanço na defesa destes direitos ainda há muito a ser feito.

Dessa forma, com o intuito de chamar a sociedade para reflexão sobre os caminhos que devemos adotar no combate à violência contra os idosos o Sesc estará realizando um pit stop na avenida Calama com Presidente Dutra incluindo a distribuição de folhetos educativos.

O presidente do sistema Fecomércio – Sesc – Senac Raniery Araujo Coelho destacou que ‘é importante para a sociedade estar conscientizada sobre este problema que aflige o seguimento da terceira idade e um dos compromissos do Sesc é também o de levantar estas questões para reflexão a todos uma vez que o trabalho de acolhimento aos idosos faz parte das ações sociais da instituição. (Comunicação Sesc).
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)