Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2016

Forças Armadas terão 25 mil militares atuando nas eleições



Da Agência Brasil

O Ministério da Defesa vai enviar cerca de 200 militares do Exército para reforçar a segurança da cidade de Itumbiara (GO), durante a votação neste domingo (2). O pedido para emprego das tropas foi feito por juízes eleitorais do município, após o candidato à prefeitura da cidade, José Gomes da Rocha, ser assassinado, e o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton, ser baleado durante campanha eleitoral.

De acordo com a pasta, o ministério está coordenando a atuação da tropa a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de Itumbiara, o tribunal autorizou o pedido para o emprego das Forças Armadas em mais dez localidades, distribuídas entre os estados do Maranhão, Amazonas e Mato Grosso.

Com as novas solicitações, até o momento, cerca de 25 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica atuarão no 1º turno das eleições municipais, em 420 localidades de 15 estados brasileiros.

O apoio das Forças Armadas para as eleições é tanto no apoio logístico como na segurança para garantia da votação e apuração. Os estados que receberão apoio, até o momento, são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima.

Serão utilizados 1.243 viaturas, quatro blindados, 89 embarcações e 26 aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Além desse efetivo, cerca de 3 mil militares estarão de prontidão para caso sejam acionados.

O custo estimado dessa operação no 1º turno das eleições, a cargo do TSE, é de R$ 23 milhões. Caso solicitada, a atuação do efetivo se repetirá durante o 2º turno.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleitor tem até amanhã para justificar ausência 2º turno

  Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil Quem não votou no segundo turno das eleições municipais de 2016 tem até amanhã (29) para justificar a sua

Tucanos vão governar um quarto da população nacional

Iolando Lourenço – Repórter da Agência Brasil Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom O resultado do processo eleitoral deste ano, encerrado no último

18 deputados federais são eleitos e deixarão Câmara

Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Dos 80 deputados federais que concorreram nas eleições municipais deste ano, 18 foram eleitos e deixarão

Prefeito de Manaus destaca experiência política para administrar capital do AM

Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil Reeleito em Manaus, o prefeito Arthur Vírgílio Neto, do PSDB, festejou a vitória contra o candidato Ma

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)