Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Força Nacional fará segurança para garantir construção de usina no Pará



Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para garantir a continuidade da obra da Usina Hidrelétrica São Manoel nos estados do Pará e do Mato Grosso. Os militares podem permanecer na região até o próximo dia 31 de dezembro. A medida está em portaria publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União.

O pedido para a atuação dos militares na área foi feito pelo Ministério de Minas e Energia. Na sexta-feira (13), índios da etnia Munduruku chegaram nas proximidades do canteiro de obras da usina em construção no Rio Teles Pires, na divisa dos estados do Mato Grosso e do Pará. Eles divulgaram uma carta em que dizem que a usina está em um local sagrado para os indígenas e pedem que o Instituto.

Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) cancele a licença ambiental para construção da hidrelétrica.

Em julho, os Munduruku já haviam ocupado o canteiro de obras pedindo que o consórcio responsável pela construção atendesse algumas reivindicações.

A portaria publicada hoje do Diário Oficial da União detalha que o emprego da Força Nacional de Segurança Pública ocorre em apoio ao ministério nas atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, segurança das pessoas e do patrimônio para garantir condições de continuidade às obras de conclusão da Hidrelétrica São Manoel nos locais em que se desenvolvem as obras, as demarcações, os serviços e demais atividades relacionadas, no Pará e Mato Grosso.

Segundo a portaria, o prazo de atuação dos militares no local pode ser prorrogado.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)