Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Follador visita plantação modelo de café clonal com secretários amapaenses em Alvorada


 

Na quarta-feira (24), após participar da abertura da 6ª Feira de Agronegócios Rondônia Rural Show, que acontece em Ji-Paraná, o deputado Adelino Follador (DEM), a convite do deputado Laerte Gomes (PSDB) e do prefeito de Alvorada do Oeste, Professor Walter Silva (PMDB), foram até a linha 64, Zona Rural do município, para recepcionar a comitiva de secretários amapaenses em uma plantação referencial de café clonal.

A visita dos secretários é uma determinação do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), que pretende firmar uma cooperação técnica com o governo de Rondônia, para a implantação de lavouras de café clonal no estremo Norte do Brasil.

A plantação escolhida pelos servidores da Emater Geovani Tomiazzi, gerente regional no Vale do Guaporé e José de Arimateia, diretor técnico, foi a propriedade da família do agricultor Antônio Baiano.

A família mora há 30 anos no local e trabalha com a agricultura familiar, onde com os filhos cultiva 50 hectares de café clonal e é referência no Estado de Rondônia.

Segundo Antônio Baiano, que estava fazendo a colheita mecanizada naquele momento na plantação de 2 anos, onde pretende colher 100 sacas por hectare, para este ano quer ter um resultado de 2.800 sacas nos 50 hectares da lavoura e, para 2018 planeja chegar a 5.000 sacas.

A comitiva do Amapá era composta pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Osvaldo Hélio; secretário de Ciência e Tecnologia, Robério Nobre; chefe de gabinete do governador do Amapá José Maria e diretor-presidente do Rurap.

O deputado Adelino Follador destacou a importância da união dos estados amazônicos, e diz que apesar de Rondônia estar bem avançado no desenvolvimento das pesquisas, acredita que através da troca de informações técnicas e científicas, as parcerias poderão facilitar o melhoramento dos clones e obter resultados ainda melhores.

Também esteve presente na recepção o diretor geral do DER-RO Ezequiel Neiva.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)