Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Folia e juízo


Gabriel Bocorny Guidotti

Jornalista e escritor

Porto Alegre – RS (Brasil)

------------------------------

O Carnaval deste ano marca o 3º aniversário do falecimento de meu avô. Em 2013, na cama de um hospital de Porto Alegre, enquanto as escolas de samba desfilavam seus enredos alegremente, ele dava seus últimos suspiros. Uma imagem que nunca vou me esquecer. Mas sabe o que penso disso? Foi um privilégio estar com ele momentos antes do fim. Privilégio este que muitas famílias, após o Carnaval, jamais terão.

Não é nenhuma novidade que a folia é momento de descontrair, beber, se divertir. Essa tríade, entretanto, pode se transformar em uma combinação perigosa quando o corpo perde o discernimento, a razão. Pare e pense por um segundo: vale a pena colocar uma jornada inteira em risco por alguns momentos de prazer? A possibilidade de nunca mais ver seus filhos, pais, avós, já não seria motivo suficiente para, por exemplo, um folião não misturar bebida e direção?

Se o Carnaval nos permite sonhar, esquecer os problemas mundanos, serve também para renovar nossa consciência. Álcool em profusão afeta o julgamento. Excesso de pessoas nas praias, bem como outros lugares de lazer, exige certo nível de paciência, pois o relaxamento é um direito de todos, embora os viajantes escolham os mesmos lugares para visitar, o que acaba gerando superlotação. A civilidade entre diferentes deve prevalecer.

Para o bom observador, a data é propícia para a análise de comportamentos. Além dos indivíduos beberrões que perdem o controle – e que acabam estragando a festa alheia – há os arruaceiros que brigam, importunam, desrespeitam; matam. Inocentes sofrem pelo caminho. Há meios legítimos para combater essa classe de gente repugnante, que nada mais faz do que olhar para o próprio umbigo. Diversão não significa imersão total em gostos e desejos. Sempre há pessoas que não compartilham a folia da forma excêntrica e dinâmica com que é vendida. Cada um faz o seu Carnaval, sem descuidar da vizinhança.

Meu avô foi longevo o suficiente para compartilhar comigo inúmeros segredos e valores. Entre eles, o respeito ao próximo, o amor pela humanidade. Amar significa não tensionar a vida do outro. Significa zelá-la, isto é, não afetá-la por acidentes indesejados. Permita que as famílias de hoje sigam a ordem natural do tempo e não precisem enterrar seus parentes antes da hora certa. Desfrute prazeres com equilíbrio e moderação. Redobre a atenção no trânsito. Somente assim, por meio de uma folia responsável, o Carnaval deste ano será um sucesso. Juízo, por favor, pelo bem de todos nós.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)