Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Focos de calor em Rondônia são quase iguais aos de 2010


 Focos de calor em Rondônia são quase iguais aos de 2010 - Gente de Opinião

Montezuma Cruz
Em Porto Velho

Enquanto o município de Cacoal, a 500 quilômetros de Porto Velho, teve apenas dez incêndios, no mês de julho, só no sábado (8) o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM-RO) recebeu 40 chamadas telefônicas da Capital, denunciando queimadas em diferentes bairros.
 

“Este ano o município aproxima-se dos números ruins de 2010, e pode até superá-los”, previu segunda-feira, o coordenador do Comitê de Prevenção e Combate a Queimadas, o comandante do CBM-RO, coronel Sílvio Rodrigues.

A capital de Rondônia totalizou 477 focos de calor, até o final do mês de julho, e contabilizava 539 até o início desta semana.
 

Nos primeiros dez dias de agosto, o vertiginoso aumento das ocorrências [estimado em 600%] obrigou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a escalar 34 brigadistas em Porto Velho e 52 no Estado. As operações do órgão federal são feitas em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
 

Em um ano, o número de focos de calor em Rondônia quase dobrou: de 582 em 2014, ano de enchentes, para 1.217. O município de Porto Velho lidera em queimadas urbanas e rurais, seguido de Candeias do Jamari, com 178; e Nova Mamoré, com 167.
 

Para socorrer a zona rural do município de Porto Velho, [34 mil Km²], o CBM-RO escalará um sargento e dois soldados, que farão vistorias numa caminhonete.
 

Para o coronel Rodrigues, a situação piora a cada dia. “Esse agravamento demonstra que a grande maioria dos casos ocorridos em área urbana é intencional”, lamentou Rodrigues.
 

A fumaça já polui os céus nesta parte da Amazônia Ocidental. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) colocará seu avião Cessna 2010 à disposição das operações de reconhecimento de focos de queimadas e, eventualmente, transportar pessoas em extrema necessidade, na rota Porto Velho-Humaitá (AM).

Efeito estufa
 

“O governo de Rondônia está preocupado com a seca e atuará em todo o Estado, especialmente nos municípios onde houver maior índice de focos de calor do que no ano passado”, informou a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maria do Rozário Almeida da Silva.
 

Em campanha com o tema “Queimada, apague essa ideia!”, a Sedam advertirá a população para o perigo de Rondônia contribuir com o aumento dos problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. 
 

Estudos da secretaria indicam que 95% das queimadas são causadas por atividades humanas e apenas 5% por fenômenos naturais.
 

“Emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o País entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta”, assinalou Maria do Rozário, acrescentando que a culpa não é do período seco, mas da população.
 

“O que vemos são pessoas querendo tocar fogo, sem medir consequências graves advindas dessa cultura, que é antiga. E só choverá em setembro”, complementou o superintendente adjunto do Ibama, Roberto Fernandes Abreu, advertindo para que as pessoas “parem de acender fósforo e isqueiro. Quem põe fogo pode matar”.
 

Relatórios elaborados pelo CBM-RO revelam: em vez de as pessoas contratarem limpadores de terrenos, preferem atear fogo no mato e nos entulhos. “As pessoas pouco se preocupam com crianças e idosos”, queixou-se o comandante Rodrigues.

COMO ESTÁ
 

❶ Respaldada pelo Comitê e pela Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, a prefeitura Porto Velho pela primeira vez conseguiu unir o decreto de situação emergencial à contratação de bombeiros civis. “Eles atuarão como brigadistas”, confirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Benício.
 

A portaria nº 42 permitiu a contratação, o plantão de atendimento e a fiscalização passou a ser feita diariamente, das 8h às 20h. O Disque Queimadas 0800, que no ano passado recebeu apenas 160 chamadas, alcançou 304 até julho deste ano.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)