Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

FLOR DO MARACUJÁ: Rosas de Ouro descreveu as diversas fases da Lua - Por Zekatraca


Lenha na Fogueira

Desfile das escolas de samba será no Espaço Alternativo no domingo de carnaval.

********

“O carnaval 2018 começa hoje!”. Com essa frase o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ocampo, abriu a reunião com os representantes das escolas de samba da capital, nesta quarta-feira (12), na sede da fundação, num encontro que serviu para que os representantes das agremiações carnavalescas tomassem conhecimento das mudanças que serão introduzidas no carnaval local.

********

Uma das principais delas é o fim do repasse às escolas de samba. O último será feito para o carnaval do próximo ano e diretamente para as escolas e não mais a uma entidade que ficaria responsável em distribuir o recurso entre elas. Mas para isso, há a necessidade das escolas de samba regularizarem sua situação, não apenas para poder receber o repasse, mas também para ter o direito de desfilar.

********

“Hoje, nenhuma dessas entidades estariam aptas a receber recursos públicos por causa de pendências que ainda não foram sanadas. E isso não é de agora, vem de muito tempo. Por isso pedimos aos presidentes das agremiações carnavalescas que resolvam o quanto antes esse problema para que nenhuma escola fique sem receber esse dinheiro. A Funcultural dará o apoio necessário para que as escolas resolvam essa questão”, alertou Ocampo.
 

FLOR DO MARACUJÁ: Rosas de Ouro descreveu as diversas fases da Lua - Por Zekatraca - Gente de Opinião


Sandra Santos entrevista Antônio Ocampo, no programa Cidade Alerta da SICTV.

********

PREMIAÇÃO - Com o fim do repasse, a prefeitura instituirá, a partir do carnaval de 2019, o sistema de premiação. O valor ainda será definido, mas já está acertado que as sete agremiações que se apresentam no carnaval local serão premiadas. O montante será de acordo com a classificação e o valor a ser distribuindo como prêmio a cada uma das sete colocações será definido pelas próprias escolas de samba.

*******

“Essa foi a forma encontrada para darmos um novo alento ao nosso carnaval. O repasse, de certa forma, levava a acomodação por ser um valor fixo e assegurado a todas as escolas de samba. Com a premiação queremos incentivar a competitividade, porque quem ficar nas primeiras colocações, receberá um recurso bem maior. Com isso as escolas vão se preocupar em apresentar um espetáculo de primeira grandeza para o público”, disse.

********

Ocampo lembrou também que, dependendo da criatividade de cada uma das entidades carnavalescas, o valor recebido como prêmio poderá dobrar ou até triplicar. Como exemplo, ele citou o caso de uma escola receber R$ 50 mil de prêmio. Se houver um planejamento financeiro correto e com a realização de eventos, esse valor pode chegar a R$ 150 mil, o que representaria um aporte financeiro significativo para a escola.

********

Também foi anunciado na reunião o novo modelo de como será trabalhado o carnaval de Porto Velho, já a partir de 2018, no que diz respeito às escolas de samba. O desfile passará a ser no Espaço Alternativo e ocorrerá de preferência no domingo de carnaval. Haverá ainda programação com as escolas de samba nos polos que serão montados nas zonas leste, sul e oeste da cidade e também no polo fixo que funcionará no Mercado Cultural.

********

“No Mercado Cultural haverá carnaval todos os sábados durante o mês carnavalesco, que as escolas de samba poderão utilizar também não só para pequenas apresentações, mas também para promoção de atividade com vistas a arrecadar dinheiro. Com essa definição, vamos também acabar com o desfile das escolas de samba fora da quadra momesca. Queremos com isso trazer mais público também”, frisou.

********

Esse mesmo modelo, será aplicado com os grupos folclóricos de Quadrilha e Boi Bumbá. Na realidade, este ano a prefeitura não fez nenhum repasse aos grupos que estão se apresentando no Flor do Maracujá


 


FLOR DO MARACUJÁ: Rosas de Ouro descreveu as diversas fases da Lua - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Roça Nossa, Az de Ouro

e Mancha no Maracujá

Com o tema “Cangaço um Espetáculo no Sertão” quadrilha “A Roça é Nossa” vai se apresentar a partir das 23 horas no Arraial Flor do Maracujá. Na realidade, o grupo comandado pelo Fernandão, começa a se apresentar as 20 horas quando sua quadrilha mirim entra na arena mostrando que ser “quadrilheiro” na Rocinha, é uma questão que vem de berço.

A festa na noite desta quinta feira 13, começa com a apresentação do Boi Mirim “Mancha Negra” dirigido pela Simone Guedes e entre as duas quadrilhas do Esperança da Comunidade, tem o Boi Bumbá “Az Ouro” com o tema “Lendas e Mitos da Amazônia” que vai tomar conta da arena durante 50 minutos.

A Roça é Nossa – Rocinha como é carinhosamente chamada a quadrilha do bairro Esperança da Comunidade, segundo seus dirigentes, vai entrar na arena para “arrebentar”. “Podem ter certeza que vamos apresentar um superespetáculo de dança de quadrilha no Flor do Maracujá”, disse a diretora Amanda Rocha.

FLOR DO MARACUJÁ: Rosas de Ouro descreveu as diversas fases da Lua - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Nona Noite

A noite de terça feira, a 9ª do Flor do Maracujá 2017, apresentou apenas três grupos, uma vez, que a Quadrilha Mirim “Matutinhos da Princesa” em virtude de problemas de saúde de seu presidente Nildo. Assim sendo, o primeiro grupo a entrar na arena naquela noite, foi a quadrilha adulta “Forte Príncipe” dirigida pela folclorista Laura Vicuña Mota que cumpriu o regulamento à risca ao colocar o casal de Lampião e Maria Bonita sem o seu “Cangaço”, que não é obrigatório, mas, valoriza a apresentação do quesito.

O Boi Bumbá “Estrela de Fogo” em seu segundo ano, surpreendeu pela bela apresentação, principalmente pela ótima coregrafia de suas tribos. Os itens muito bem ensaiados, com destaque para a cunhã poranga Jaqueline Cristina que veio de Humaitá (AM).

Gente de Opinião

O último grupo a se apresentar, foi a quadrilha junina “Rosas de Ouro” que descreveu as diversas fases da Lua. Foi uma apresentação muito boa a da quadrilha dirigida pela Neiva Mariano. A Rosas de Ouro é uma quadrilha que não entra apenas para se manter no Grupo Especial, dança pela disputa do título de campeã.

Programação desta Quinta Feira
 

20 horas – Boi Mirim Mancha Negra

21 horas – Quadrilha mirim A Roça é Nossa

22 horas – Boi Bumbá As de Ouro

23h05 – Quadrilha adulta A Roça é Nossa

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)