Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Flor da Primavera vence concurso no Flor de Cacto


Flor da Primavera vence  concurso no Flor de Cacto - Gente de Opinião

A junina Flor da Primavera foi a grande vencedora do concurso de quadrilha junina, levado a efeito durante a 20ª edição do Arraial Flor de Cacto.

Contando a história dos Bois de Parintins Garantido e Caprichoso, a quadrilha dirigida pela Folclorista dona Francisca, coloriu a arena montada no Campo 1º de Maio do bairro Caladinho de vermelho e azul e encantou, não apenas os jurados, mas, o público que literalmente lotou arquibancadas e camarotes naquela noite de sábado dia 3.

O grupo que se denomina como “Rainha da Zona Sul”, entrou na arena motivado pela vitória no concurso “Melhor Cangaço” promovido recentemente pela junina Girassol das Três Marias o que fez com todos seus integrantes, se apresentasse com muita garra. Com um ótimo marcador/cantor a junina Flor da Primavera conquistou dos jurados 359,3 pontos e levou para sua sede, além do troféu, R$ 2 Mil em dinheiro vivo. Veja como ficou a classificação final do concurso do Arraial Flor de CactoFlor da Primavera vence  concurso no Flor de Cacto - Gente de Opinião

Em 1º lugar - Junina Flor da Primavera – 359,3; 2º lugar Junina A Roça é Nossa – 359,1; em 3º lugar Junina Rádio Farol – 359,0; em 4º lugar Junina Forte Príncipe – 358,5; 5º lugar Junina Mocidade Junina – 357,9; 6º lugar Junina Nova Estação – 357,8; 7º lugar Junina Girassol das Tres Marias – 357,3 e 7º lugar Junina Matutos do Socialista - 337,6.

Arraiálesta

Na próxima sexta feira dia 9, começa o ArraiáLeste que vai até o dia 18. O ArraiáLeste tem como tradição, apresentar, além de danças de grupos folclóricos, promover show com as escolas de samba cujas sedes ficam em sua área como é o caso dos Acadêmicos da Zona Leste e dos Acadêmicos do São João Batista. Além disso, a coordenação promove o concurso de Rainha do Arerai-Leste inclusive Rainha da Diversidade.

O ArraiLeste será Montado no Campo de Futebol do Céu da rua Benedito Inocêncio.


Lenha na Fogueira
 

Flor da Primavera vence  concurso no Flor de Cacto - Gente de Opinião

Mais uma vez o governador Confúcio Moura prestigiou a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, participando no sábado (3), no distrito de Surpresa, região de Guajará-Mirim, do encerramento da romaria religiosa que congrega as comunidades ribeirinhas do Vale do Guaporé, tanto do lado rondoniense quanto do boliviano, durante 50 dias de peregrinação, por cerca de 40 localidades.

Flor da Primavera vence  concurso no Flor de Cacto - Gente de Opinião

*******

“Essa festa religiosa é realizada há 123 anos. Não é brincadeira. É muita crença, trazendo resultados muito positivos para as pessoas que têm fé, fazem suas promessas e recebem benefícios da cura e outros atos”, disse o governador Confúcio logo após chegar a Surpresa, à tarde. Ele visitou residências, a área do porto, entrou em uma embarcação e conversou com servidores que representam o governo na região.

********

O governador disse que a tradição centenária da Festa do Divino só ocorre devido ao cumprimento de princípios e regras claras pactuadas pelos representantes das localidades e municípios ribeirinhos. O roteiro e organização da festa são definidos um ano antes do início, pelo Conselho Geral da Irmandade do Divino, em calendário móvel entre abril e final de maio, quando se comemora o Pentecostes.

********

“É uma festa encantadora, tradicionalíssima, consagrada por princípios e normas das quais não abrem para nada. Há um rito perfeito, e as populações ribeirinhas brasileira e boliviana comungam deste mesmo ato de fé e crença”, disse Confúcio Moura.

Flor da Primavera vence  concurso no Flor de Cacto - Gente de Opinião

*******

O governador participou do ponto alto do encerramento da 123ª Festa do Divino Espírito Santo – o levantamento do mastro, realizado por membros da comunidade da edição anterior da festa, no caso Porto Murtinho. É um mastro de madeira altíssimo, que foi fincado em frente à igreja São Judas Tadeu, com uma pomba branca na parte superior, que significa que a partir daquele momento o Espírito Santo foi elevado e estará presente, para em seguida acontecer uma festa. Festa do Divino está sempre na agenda do governador

********

Romeiros de diversas regiões ribeirinhas do Vale do Guaporé e comunidade indígena de Sagarana percorreram as ruas da cidade com velas e cânticos de louvor a Jesus para buscar a imperatriz, o imperador , o alferes da bandeira e o capitão do mastro em suas residências a fim de levá-los até a igreja. Eles também saem em busca do mastro, confeccionado e ornamentado pelo capitão do mastro, para carregá-lo até o local do encerramento dos festejos, havendo a celebração de uma missa.

********

O senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, o superintendente de Cultura, Juventude e Lazer, Rodnei Paes; o subchefe da Casa Civil Waldemar Albuquerque; o chefe da Casa Militar tenente-coronel Maurício Gualberto e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, estiveram também no encerramento.

*******

A festa do Divino é festejada em todo o Brasil, porém, algumas se destacam mais que as outras, como é o caso da Festa do Vale do Guaporé, a única no mundo, onde a Coroa, é transportada de uma localidade a outra por via fluvial.

*******

Pois vejam os senhores, a Festa do Divino leva ao Vale do Guaporé turistas de praticamente todo o Brasil e nem assim faz parte do Calendário Turístico do Ministério do Turismo.




Sobre o plano municipal de cultura em porto velho

Judilson Dias (*)

O processo de elaboração do PMC da cidade de Porto Velho, esta parado, desde de 2014 e necessita ser trabalhado em várias etapas que reunirá diversos segmentos da sociedade, passando pela representação do poder público local até a representação popular artística presente em todas as regiões da cidade. Este ano reiniciamos com a elaboração do diagnóstico cultural da cidade e com as diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Cultura. Para o ano de 2017, os trabalhos, que NECESSITA contar com a participação do Conselho Municipal de Cultura, prossegue com a elaboração das METAS e AÇÕES para o PMC.

O processo do conselho prova, uma vez mais, que a saída política é o diálogo. Sem perder de vista as múltiplas disputas existentes, temos exercitado nossa capacidade de ouvir e de comunicar, com a certeza de que a democracia exige o respeito e a escuta, bem como o reconhecimento dos nossos limites na formulação das soluções necessárias para o fortalecimento da cultura na cidade. A realização da I Fórum Municipal de Cultura representa a efetivação de um importante instrumento para o exercício da cidadania cultural. O desafio de transformar uma cultura política instituída de cima pra baixo – que historicamente silenciou e ainda hoje descrimina muitas manifestações culturais da cidade – é amplo e permanente, e somente torna-se possível com a abertura de canais contínuos de diálogo, reflexão e crítica. A arte e a cultura, como dimensões da vida coletiva, não estão distantes da política. Para a Fundação de Cultura de Porto Velho - FUNCULTURAL, o Conselho Municipal de Cultura é um instrumento estratégico de construção da política pública. A constituição desse espaço e a definição das prioridades a serem levadas a cabo pelo poder público possibilitam a construção colaborativa de políticas culturais para a cidade, com ênfase na formulação de propostas que efetivamente contribuam para a superação de suas enormes desigualdades e para o desenvolvimento artístico-cultural.

Bom amigos conforme decisão da plenária reunida nos dias 26 e 27 de Maio próximo sábado, dia 10/06 das 08:00 as 12:00hs no Teatro Banzeiros realizaremos a escolha do Conselho Municipal de Cultura e ajustaremos as propostas de cada setorial gostaríamos de lembrar a todo o movimento cultural que sem o ajustes das propostas de cada seguimento e sem a escolha do conselho, fica impossível a implantação do fundo municipal de cultura que não permitirá implantarmos: Os editais para o repasse de verbas aos projetos, a transferência do MinC de qualquer recurso para porto velho, a definição por parte da prefeitura sobre o montante de recursos definidos para o fundo e etc.

(*) Gerencia da divisão de Artes da Funcultural

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)