Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Fhemeron convida população de Guajará-Mirim para doação de sangue na próxima terça e quarta-feira


Gente de Opinião

Coletas de bolsas de sangue em Guajará-Mirim serão feitas em períodos agendados

A unidade de coleta e transfusão de Guajará-Mirim foi transformada em novembro em agência transfusional, ou seja, apenas para armazenagem de sangue para cirurgias eletivas e emergenciais. O presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), Orlando Ramires, garante que a mudança não trará prejuízos à população. ‘‘Não faltará sangue. Faremos coletas em períodos agendados no intervalo de 15, 20 dias, dependendo da demanda’’, afirma.

A primeira coleta programada depois da alteração será realizada na terça (6) e quarta-feira (7) da próxima semana em uma ação conjunta envolvendo profissionais de Guajará-Mirim e Porto Velho. Durante este fim de semana, a Fhemeron realiza na região ações de sensibilização e também o levantamento de intenção de doação de sangue na cidade.

‘‘Eu quero pedir a população de Guajará-Mirim que compareça a unidade e peço também imprensa e a Câmera de Vereadores para que se mobilizem para que haja uma grande quantidade de doações’’, disse. O presidente explica que essa primeira coleta programada dará base para o calendário de coletas de sangue no município.

Segundo Ramires, a unidade realizava um número pequeno de coletas, cerca de 10 por semana. A demanda na região também é considerada baixa com a necessidade de 15 a 20 transfusões por mês devido às cirurgias mais graves serem encaminhadas para a Capital.

MUDANÇAS

Apesar da baixa quantidade de doações, a unidade tinha um grande número de servidores envolvidos na atividade, 43 no total. Atualmente são 17, os demais retornaram a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Em um comparativo com a Capital, que concentra a maior demanda por bolsas de sangue no Estado, o custo para produção de uma bolsa de sangue em Guajará-Mirim foi considerado oneroso.

Gente de Opinião

As bolsas de sangue fazem parte da Hemorrede e são distribuídas conforme de demanda de cada município

‘‘A produção de uma bolsa de sangue em Porto Velho custa cerca de R$ 500, sendo que 40% são gastos com servidores. Enquanto que em Guajará-Mirim, o gasto era de mais de R$ 1.6 mil, sendo 87% com a remuneração dos servidores’’, destaca o presidente que afirma que diante desses fatos e da situação financeira delicada que enfrenta o país era necessário que a gestão entendesse a necessidade de também fazer o racionamento na Fhemeron.

O presidente explica que nem todos os municípios do Estado possui uma unidade de coleta, mas que não falta sangue em nenhuma das cidades devido à política de captação e distribuição existente em Rondônia através da Hemorrede. ‘‘São realizadas cerca de três mil coletas por mês no Estado e essas bolsas são distribuídas conforme a demanda de cada município’’, afirma.

Leia Mais.

Em reunião com vereadores eleitos, Fhemeron assegura que banco de sangue de Guajará-Mirim não vai fechar


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)