Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festival de Fortaleza começa nesta sexta feira


 Gente de Opinião


Depois de nove anos, o Festival de Praia de Fortaleza do Abunã volta à cena turística de Porto Velho capital do estado de Rondônia nesta sexta feira dia 1º de setembro.

O retorno da festa acontecxe diferenciado, pois de acordo com o presidente da Funcultural de Porto Velho Antônio Ocampo Fernandes esta edição será destinada ao fomento de renda aos habitantes da Vila. “Tivemos o cuidado de só liberar licença, aos ambulantes que residem Fortaleza. Com isso, o arrecadado vai ficar na comunidade”, disse Ocampo.

Com as vagas das pousadas todas esgotadas, o Festival já pode ser considerado como sucesso total. A prefeitura através da Funcultural e Semdestur e mais nove secretarias municipais, garante, que a estrutura montada para receber os turistas conta com a parceria da Policia Militar, Corpo de Bombeiros (salva vida) e Samu entre outros órgãos. “A prefeitura praticamente não terá despesa com a realização do evento pois, quem está patrocinando as apresentaGente de Opiniãoções culturais é a distribuidora da cerveja Devassa e a Energia Sustentável do Brasil”, garantiu Fernandes prosseguindo o potencial turístico de Fortaleza do Abunã é inegável. “Fortaleza do Abunã é uma jóia que precisa ser lapidada. Possui uma beleza natural de encher os olhos, na fronteira com a Bolívia e passa boa parte do ano visitada por turistas acrianos. Ainda carece de estrutura, principalmente de hotelaria e restaurantes para se firmar como uma estância turística. É um projeto futuro que precisa ser pensado com carinho”, afirmou.

Atração

Nos dias do festival, Sexta e Sábado os turistas contarão com a animação das Bandas “Estação do Forró” e “Semáforo 89” mais o DJ Cleomilson. A coordenação da festa, informa aos turistas, que o trecho do Rio Madeira onde a Balsa faz a travessia dos veículos está dando passagem praticamente normal, já que o madeirão sofreu um repiquete. “Portanto, a espera de acesso dos veículos à Balsa é mínima”, disse Eudes Claudino.

O Diário da Amazônia pautou o fotografo Roni Carnavalho para cobrir o Festival de Praia de Fortaleza do Abunã.
 


Lenha na Fogueira



Conforme postamos ha dois dias nesta coluna, na manhã desta sexta feira 1º de setembro, na praça do Palácio Rio Madeira, será aberta a Semana da Pátria. Ontem pela manhã, assisti o ensaio de como será procedida a solenidade.

*******

De acordo com o Cerimonial do Governo a solenidade começa as 7h30 com alguns secretários hasteando as bandeiras dos estados brasileiros, a bandeira Nacional será hasteada pelo Governador Confúcio Moura.

*******

Além dos convidados especiais, a coordenação espera contar com grande número de populares. A Banda da Polícia Militar de Rondônia será a responsável pelo repertório de “Dobrados” que serão executados durante a festa.

********

Marcarei presença, pois como disse, sou fã de eventos desse tipo. Quando estudante, fazia parte da Fanfarra do meu colégio “Presidente Vargas” que depois virou “Colégio Modelo” e por fim “Castelo Branco”.

********

Ainda mais, que será a primeira vez que a Semana da Pátria será aberta no Palácio Rio Madeira, que por si só, já é uma atração a parte. Vamos lá patriotas!

********

Ontem me apresentaram um cartaz divulgando o Círio de Nazaré 2017. A festa em homenagem a Nossa Senha de Nazaré em Porto Velho data do ano de 1930.Festival de Fortaleza  começa nesta sexta feira - Gente de Opinião

********

Até a década de 1970 aconteceu na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, onde durante uma semana acontecia o Arraial. Naquele tempo cada noite era de responsabilidade da família de um empresário da cidade. Tinha a Noite do T T Dias. Tufi Matny, Abdão, do governador, do diretor da Estrada de Ferro e por aí vai.

*******

De uns tempos para cá o Círio passou a ser no bairro Jardim Eldorado justamente na rua Pau Ferro onde argueiram uma igreja para Nossa Senhora de Nazaré e a festa continuou na semana que antecedia o 2º domingo de outubro – Dia do Círio de Nazaré.

*******

Para minha surpresa, quando prestei atenção no “FOLHETO” de divulgação do Círio de Nazaré deste ano, a data da Procissão é o dia 10 de Setembro.

********

É isso mesmo amigos católicos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio este ano em Porto Velho está marcado para acontecer no dia 10 de Setembro.

********

Não quero nem saber quem é o vigário da Paróquia de Nazaré, não podemos é concordar com a mudança de data de uma festa tradicional em nossa cidade, simplesmente porque o Padre Quer.

*******

Não é por aí não! O Círio de Nazaré é Patrimônio Imaterial de nossa cidade e por isso, merece todo respeito, inclusive, para que sua data seja mudada, seria necessário consultar a população ou a comunidade católica. Será que o Arcebispo Dom Roque está sabendo dessa falta de respeito com nossa tradição?

********

Dom João Batista Costa deve estar se revirando em seu túmulo na Catedral. Ei Dom Roque vamos ouvir a comunidade para saber se ela aprova essa “besteira”.

*******

È mais um evento que passa a acontecer FORA DE ÉPOCA. Em Porto Velho Capital do estado de Rondônia a festa do Círio de Nazaré acontece FORA DE ÉPOCA.

*******


Será que meu amigo Bainha o fogueteiro (pelo menos a té o Círio do ano passado) oficial da procissão, tá sabendo dessa aberração?

*******

Para confirmar que não estamos inventado o que escrevemos, veja o Cartaz distribuído pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.
 


Caminhada Rumos – Escuta

chega a Porto Velho 2ª


As inscrições para o Rumos 2017-2018 já estão abertas e, como é tradição, equipes do Itaú Cultural começam as suas caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona; neste ano, há uma inovação: em 10 delas, a ação será ampliada e diferenciada para ouvir os agentes da cena cultural local e identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades, começando por Rondônia.

No dia 4 de setembro, das 18h às 22h, o Museu da Memória Rondoniense recebe uma equipe do Itaú Cultural para realizar a Caminhada Rumos – Escuta. A proposta é ouvir artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto com o objetivo de criar um mapeamento e entender como o Rumos e outras ações do instituto podem acolher mais e melhor as pessoas e os projetos da região. Esta é uma das novidades deste programa, que chega aos 20 anos como um dos primeiros editais públicos do Brasil e no momento em que o instituto completa três décadas de fomento à produção e à difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.

A instituição acaba de abrir as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2017-2018, que devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 3 de novembro – horário de Brasília. Para explicar como funciona, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil na já tradicional Caminhada Rumos, de 4 de setembro a 26 de outubro, passando pelas 27 capitais de modo a abranger todos os estados e regiões do Brasil.

Desta vez, a caminhada é ampliada por uma ação diferenciada que começa, agora, em Porto Velho (RO) e segue para Rio Branco (AC) no dia seguinte, 5 de setembro. Ainda passará por Aracaju (SE), Boa Vista, (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Maceió (AL), Palmas (TO) e Teresina (PI), em datas em definição.

Nestas localidades, o encontro será mais dinâmico de modo a lançar um olhar mais apurado, exercer uma escuta e discutir a cena cultural local para identificar as suas potências, dificuldades, melhorias e necessidades. O instituto identificou, nelas, baixa inscrição no Rumos, refletindo questionamentos recorrentes da distância geográfica, isolamento, falta de investimento público, de informação e de distribuição de recursos. Não é necessário se inscrever para participar da Caminhada Rumos – Escuta e a entrada é gratuita, contando, ainda, com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.


SERVIÇO


Caminhada Rumos – Escuta

Em Porto Velho

4 de setembro, segunda-feira, das 18 h às 22h

No Museu da Memória Rondoniense

Avenida Dom Pedro II, 608, Centro - (Antigo Palácio do Governo)

tel.: (69) 3216-1096

Não é necessário se inscrever previamente

Entrada gratuita

Interpretação em Libras

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)