Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Federações reivindicam medidas de desenvolvimento econômico para Porto Velho



Candidato a prefeito de Porto Velho, o deputado estadual Léo Moraes (PTB) conversou na última semana com representantes do setor produtivo do Estado, que reivindicam políticas públicas para alavancar a economia de Rondônia. “A iniciativa privada é responsável pela geração de emprego e renda, fatores que ganham uma relevância maior neste momento em que o Brasil busca sua recuperação econômica”, lembrou o presidente da Feempi/Simpi (Federação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Sindicato da Micro e Pequena Indústrias de Rondônia), Leonardo Sobral.  Léo Moraes disse que já vem trabalhando junto à iniciativa privada, como vereador e deputado estadual, e pretende acatar as sugestões feitas pelo setor produtivo. “São metas críveis, exequíveis e possíveis”, considerou o candidato.

Também participaram do encontro com o deputado, os presidentes da Federação de Associações  Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Cícero Noronha, e da Federação dos Clubes de Dirigentes Lojistas de Rondônia (FCDL), Joana Joanora das Neves, que somam cerca  de 21 mil  empresas associadas,  do comércio da  indústria e do segmento  de serviços no Estado.

Os representantes do setor produtivo reivindicam que a prefeitura tenha uma pasta exclusiva voltada especificamente para o desenvolvimento da economia. “O que for investido neste setor não é despesa. É investimento”, ressaltou Cícero Noronha na ocasião. O candidato afirmou que tem “total interesse no setor, porque é bom para a cidade”.

Porto Velho tem mais de 40 mil empresas ativas, sendo que 91% são de micro e pequeno porte onde mais de  12 mil são microempreendedores Individuais (MEIs) segundo dados da Secretaria da Micro e Pequena Empresa  (SMPE)

Durante a reunião, Leonardo Sobral reivindicou um “tratamento diferenciado  para os microempreendedores Individuais (MEIs) na prefeitura”. “Um grande número de MEIs vem ao Simpi diariamente e muitas destas visitas são provocadas pelas dificuldades que eles encontram para a liberação de alvarás de funcionamento da prefeitura. A nova personalidade jurídica empresarial  MEI foi criada para viabilizar os pequenos negócios e gera um grande número de empregos, além de contribuir com o giro de recursos consideráveis, mas há necessidade de a prefeitura contribuír para que os micros consigam se fortalecer e crescer”, afirmou ele.

Outras reivindicações do setor são a instalação de um porto seco, para facilitar  a internação de produtos e incentivar a exportação, a criação de micro indústrias de aproveitamento de produtos de couro e carne bovina, suína e de pescado, “que dariam condições de agregação de valor para matéria prima gerada no Estado, abrindo um grande número de empresas na Capital”, considerou Sobral.

Também visando o aproveitamento de matéria prima do municipio, o setor produtivo sugeriu ao candidato a prefeito a criação de políticas de incentivo para a instalação de laticínios em Porto Velho. “A Capital é o maior produtor de leite do Estado e ainda não oferece o produto embalado com preços competitivos, para os consumidores. A criação de laticínios em nossa capital  movimentará a economia e também melhorará alimentação dos moradores, com o oferecimento de um produto com preço mais acessível para a população”, podendo até criar programas para a população de baixa  renda, segundo os empresários.

Outra reivindicação dos dirigentes das federações é a criação de políticas públicas para os vendedores ambulantes, com a busca de soluções para o desemprego, que possam reduzir a pressão dos camelôs por espaço nas ruas da cidade, considera Joana Joanora.

Léo Moraes disse, durante a reunião, que já vem trabalhando junto ao empresariado e pretende levar adiante uma política de incentivo ao setor privado, “que representa um importante segmento para o desenvolvimento da sociedade”.

Fonte: Ana Aranda                                                                         

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)