Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fecomércio-RO parabeniza o Governo do Estado pela participação na Feira Internacional de Cochabamba – Bolívia


 

Uma comitiva rondoniense, comandada pelo Governo do Estado, está participando esta semana da Feira Internacional de Cochabamba, a Feicobol, na Bolívia. Um dos principais objetivos da Missão Rondônia-Cochabamba-Potosí, é efetivar o comércio de produtos como o sal, o peixe e o turismo entre os dois países.

O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, lembra que o entendimento surgiu durante uma reunião realizada em novembro de 2015 na sede da FEGABENI  em Trinidad, firmou-se o compromisso de integração comercial Rondônia/Bolívia, através da Inserção nas tratativas da MESA DA IRMANDADE, incentivada e apoiada pela Deputada Federal MARINHA RAUPP.  

“Os empresários Bolivianos estavam interessados em comprar insumos e equipamentos para a pecuária, e queriam nos vender sal, alho e outros produtos. A lista de oferta ainda era pequena, mas a situação foi tomando uma proporção cada vez maior e hoje o comércio com a Bolívia já se tornou uma realidade viável para os dois lados”, lembrou Raniery.

No ano seguinte, a comitiva boliviana veio em maior número, mais organizada e interessada em expandir o comércio, participando de várias rodadas de negócio com a Fecomércio-RO e empresários na 5ª edição da Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. “Foi na Rondônia Rural Show que a parceria comercial se concretizou”, disse Raniery. 

Outra ocasião importante desse processo de integração econômica foi o encontro de negócios realizado na Fecomércio-RO, este ano, ocasião em que a empresa Vitasal interessou-se pela compra do sal boliviano, tendo, inclusive, coletado amostras para análise laboratorial. “Foram questões decisivas para a criação de um intercâmbio econômico importante para Rondônia e a Bolívia”, avaliou Raniery.

FEICOBOL

A Feicobol vai até o dia 29 de abril, autoridades das áreas econômica e diplomática do Brasil e do país vizinho estudarão a possibilidade de iniciar mais negócios bilaterais em 2017. Atualmente Rondônia já exporta, arroz,  para a Bolívia e o próximo produto a entrar na carteira de negócios é a carne bovina e o turismo. 

“Um dos grandes entraves do turismo será o modal aeroviário, pois ainda não temos um voo direto do Estado até a Bolívia, em decorrência da falta de alfandegamento do aeroporto internacional da capital. No ano passado recebemos na Fecomércio-RO a visita de representantes da empresa Ecojet que estão interessados em criar rotas entre Porto Velho/Trinidad e Porto Velho/Santa Cruz”, disse Raniery Coelho. 

Ao finalizar, Raniery Coelho destacou que a Fecomércio-RO tem tido papel de destaque nas ações do alfandegamento de cargas e passageiros do aeroporto internacional de Porto Velho e que é grande a possibilidade do projeto elaborado em conjunto com a Infraero sair do papel em 2017. “É outra ação que aguardamos efetivação por parte do Governo, pois já fizemos a nossa parte”.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)