Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fecomércio parabeniza governo estadual por iniciativa de reduzir ICMS sobre combustível de aviação


 A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio) parabeniza o governo do Estado e a Assembleia Legislativa pela aprovação do projeto de Lei Complementar (PLC 155/2015), que concede incentivo tributário nas operações internas de aquisição de Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV). A matéria foi elaborada pelo Executivo e encaminhada ao Legislativo, tendo sido aprovada em sessão plenária na última quarta-feira (26/08).

O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, destacou a atuação dos parceiros Fiero, Infraero, Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Seagri), Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) e Coordenadoria da Receita Estadual, que atendendo aos anseios dos empresários começaram a discutir uma solução para a redução da alíquota de ICMS.

Sob a coordenação da Fecomércio, muitas reuniões se sucederam no sentido de se resolver o problema, uma vez que a elevada alíquota de 25% acabou por restringir os investimentos das empresas áreas, inclusive com corte de voos diários e demissões. “Mobilizamos o setor produtivo e agimos em defesa dos empresários com entendimento de que a desoneração sobre o combustível de aviação seria importante para se gerar novos negócios, estimular o turismo e trazer crescimento ao Estado”, destacou Raniery Coelho.

O presidente do Sistema Fecomércio parabenizou os esforços e o empenho do assessor Especial do governador, Basílio Leandro de Oliveira, que desde o início foi o interlocutor entre a Fecomércio e seus parceiros e o Governo do Estado, na busca de um consenso pela redução na alíquota do ICMS. Para Raniery Coelho, a iniciativa do Governo e também dos seus assessores, demonstra a seriedade com que o Executivo está trabalhando, sendo que a aprovação desta lei vai incentivar investimentos por parte das empresas aéreas, gerando assim mais emprego e renda em Rondônia.

O assessor Basílio Leandro comunicou a aprovação da Lei pessoalmente ao presidente do Sistema Fecomércio, explicando que pela proposta encaminhada pelo govenador Confúcio Moura, o incentivo resultará numa carga tributária efetiva de apenas 4%, percentual que já é praticado em outros estados, como o Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo.

O ICMS sobre o combustível de aviação é, de acordo com estudos da Associação Internacional de Transporte Aéreo, o segundo maior custo para as empresas, cerca de 20% a 40%, e no caso das que fazem voos regionais o custo por quilometro voado é ainda maior em razão do curto trecho de voos feitos, o que gera mais gasto de combustível.

O benefício da lei aprovada alcança apenas a sociedade empresarial ou empresa individual que exercer o transporte de passageiros, e os interessados devem requerer o acesso ao incentivo que fará parte do regime especial de tributação mediante solicitação à Secretaria de Finanças do Estado.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)