Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

FARO recebe pesquisadores para discutir a engenharia de sedimentos no Brasil


 
Deu início na última segunda-feira, 28, o XII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos - ENES, que pela primeira vez ocorre na região Norte, em Porto Velho. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH e sediado na FARO- Faculdade de Rondônia, campus BR.

A solenidade de abertura do XII ENES, realizada no Salão Nobre da FARO, apresentou a mesa diretiva composta pelo Presidente da Comissão de Engenharia de Sedimentos –pesquisador e Me. Henrique Bernini, o Presidente de Honra da Comissão – Dr. Newton de Oliveira Carvalho, a Subdiretora Acadêmica da FARO – Profa. Ana Célia Galdino, representantes da Universidade de Brasília – prof. Dr. Henrique Roig, do Sistema de Proteção da Amazônia–SIPAM – Mirian Marcolino, da Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais–CPRM – Frederico Alves e da Agência Nacional de Águas–ANA – Pedro Cunha, além de participantes de diversos estados e de outros países.

Após a cerimônia, houve a Conferência Magna intitulada “A questão dos sedimentos no Brasil: uma visão da Sedimentologia”, ministrada pelo Dr. Newton de Oliveira Carvalho – ABRH.

Dentre as atividades, estão sendo realizados minicursos com os temas: Método Lógico para Redação Científica, ministrado pelo Dr. Teodorico Alves Sobrinho – UFMS; Hidrologia Espacial, ministrado pelo Dr. Raul Espinoza Villar – IRD/National University of San Marcos, Peru; Hidrossedimentos, ministrado pelo Dr. Álvaro José Back - EPAGRI.

Além de Ciclos de Palestras, Sessões Técnicas e Mesas-Redondas, abordando os impactos no processo de erosão, transporte e deposição de sedimentos. Exemplo disto, foi a primeira palestra, com o tema: “Geoquímica, Processos sedimentológicos”, desenvolvida pelo engenheiro químico e membro da ABRH - MG, Dr. Geraldo Wilson Junior, um dos maiores pesquisadores da área com experiência no Brasil, França e Bélgica.

“Tivemos discussões relevantes para a questão da engenharia de sedimentos no país, como o caso de Mariana, no Rio Doce, que foi um desastre causado pela barragem de rejeitos de sedimentos, e também assuntos que abordam a Rede Nacional Sedimentométrica com a ampliação e atualização desses estudos. Já para o nosso estado, temos discussões que podem refletir no problema do assoreamento do Rio Madeira.” – ressaltou Bernini.

A programação do XII ENES segue até o dia 02 de dezembro, finalizando com atividades de campo no rio Madeira e estação pluviométrica, para fazer medições e levantamento de dados hidrométricos para a Rede Sedimentométrica do Brasil.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

O compromisso do Governo de Rondônia em fortalecer o desenvolvimento econômico e social da população, se reflete na abertura de mais de 1.020 vagas

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, está abrindo portas para uma experiência transformadora para 20 estudantes e 11 professores que irão partici

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Atento à responsabilidade social no incentivo à leitura e educação, o Senac Rondônia lançou a campanha Interna de doação de livros "Movimente sua Es

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

O governo insistiu nos 0% de reajuste para docentes do Magistério Federal em 2024. Como contrapartida, prometeu reajuste de 9% apenas em 2025 e 3,5%

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)