Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fapero inicia estudo avançado sobre piscicultura em lagos naturais de Rondônia



A Amazônia, em especial Rondônia, possui inúmeros lagos naturais que podem servir de criadouros para espécies nativas, com seleção e acompanhamento. São grandes ‘tanques’ ainda sem uso, que serão estudados e classificados pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero).

Gente de Opinião

Piscicultura em lagos naturais é objeto de estudo da Fapero/Seagri

Na manhã dessa segunda-feira (26), na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), foi assinado o termo de repasse de R$ 200 mil, que permitirá a Fapero realizar uma extensa pesquisa técnica e científica em sistema intensivo de cultivo em tanques rede para lagos artificiais e naturais em todo o estado de Rondônia.

A partir de novembro, uma equipe de cientistas iniciará estudo, inicialmente no lago de Cujubim Grande (40 quilômetros ao Norte da cidade de Porto Velho). As pesquisas envolverão demandas locais; acompanhamento e monitoramento dos experimentos; recebimento de documentos oficiais (impressos e digitais) dos resultados preliminares e finais do projeto, que permitirão desenvolver políticas públicas (programas estaduais), que serão divulgadas por meio de boletins, mídias e cadernos facilitadores a produtores (cartilha do produtor).

Francisco Élder de Oliveira, presidente da Fapero, ressaltou que outros aspectos a ser estudados visam o apoio ao desenvolvimento sustentável, com destaque para a piscicultura, a agroecologia, a promoção da agricultura familiar, o beneficiamento e a comercialização de produtos, o resgate cultural e as tecnologias socioambientais.

Evandro Padovani, secretário da Agricultura, disse que o término do projeto acontecerá em outubro de 2017, permitindo um incremento no agronegócio que é a ‘mola’ propulsora do estado. A ênfase nas ações que visam especificamente o incentivo à agricultura familiar são justificados, pois mais de 82% de tudo que se produz na agricultura de Rondônia, vem dos micro e pequenos agronegócios familiares.

Leia mais:
Projeto de piscicultura consorciada deve impulsionar a produção de peixe em Rondônia


Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)