Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Família aumenta renda fabricando iogurte e vendendo para escolas do Vale do Paraíso e região, em Rondônia



A maior demanda dos 10.500 litros de leite transformados em iogurte todo o mês pela Agroindústria Familiar Bom Princípio, no município de Vale do Paraíso, é vendida para escolas de municípios vizinhos para ser incorporada à merenda escolar, por meio do Programa Nacional da  Alimentação Escolar (PNAE).

Gente de Opinião

A agroindústria de iogurtes é uma boa fonte de renda para a família de Rosangela

Desde 2010, a família de Rosangela Alves Saiter – o marido e dois filhos – trabalha na fabricação de iogurte. Antes disso, eles mantinham a lavoura de café no sítio, mas Rosangela trabalhava numa escola, onde aprendeu a receita do iogurte que hoje comercializa.

Ela conta que começou a fazer o iogurte para vender após aperfeiçoar a receita e todos que provaram gostaram. Por meio do prefeito da cidade, Charles Luís Gomes,  soube que a Secretaria de Agricultura (Seagri) poderia incentivá-los com o fornecimento de equipamentos para tocar uma pequena agroindústria. E foi o que fizeram.

Então, construíram a sede da empresa e receberam os equipamentos do Governo de Rondônia, por intermédio da Seagri. Segundo ela, são equipamentos como iogurteira, freezer, mesa, dosador e tanque de recepção de leite – além dos cursos que já havia recebido pela Emater-RO.

Atualmente, a agroindústria está capacitad
a para processar até 500 litros de leite ao dia e aufere  renda na ordem de R$8 a R$10 mil reais por mês, quando o leite que produzia antes, segundo ela, mal dava para pagar o mercado.

Rosangela diz que 90% de sua produção vai para a merenda escolar e o restante comercializa nos mercados locais.

Ela também diz que as feiras que o governo promove incentiva bastante a venda dos produtos. “Participei de todas as Rondônia Rural. Isso mostra cada vez mais nossos produtos, as pessoas provam e isso auxilia para que vendamos cada vez mais”, cita ao elogiar as iniciativas do governo.


Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Mirian Franco
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)