Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

FALTA MUITO POUCO PARA O TEATRO FECHAR SUAS CORTINAS


Gente de Opinião

FALTA MUITO POUCO PARA O TEATRO FECHAR SUAS CORTINAS

Começa nessa quinta o penúltimo ato de um texto de teatro que a democracia é obrigada a seguir, quando quer se livrar de incompetentes a quem ela mesmo ajudou a colocar no poder. No Senado Federal, entra na reta final o processo de impeachment da quase  ex Presidente Dilma Rousseff, ela mesmo, aquela  que foi empurrada  goela abaixo do país; aquela que praticamente estraçalhou a economia nacional. Com todo o seu partido, o PT e muitos aliados (alguns deles que agora, espertamente, a abandonaram), tratou de separar a Nação em grupos, cores, ideologias, sexo, religiões. Incentivou que parte da população ficasse contra a outra. Dividiu para governar. Só não foi em frente porque seu projeto era apodrecido na essência, na teoria e na prática. Deixou as estatais entregues ao que de pior a política fez crescer como em poucos países do mundo: o câncer da corrupção. Foi destroçando, um a um, os planos feitos para que continuássemos a crescer, Quando levou não um pontapé no traseiro, que isso não se faz com uma dama, mas um chega pra lá da grande maioria dos brasileiros, saiu de fininho, deixando atrás de si uma economia estraçalhada e mais de 12 milhões de desempregados.

FALTA MUITO POUCO PARA O TEATRO FECHAR SUAS CORTINAS - Gente de Opinião

Se Dilma praticou algum crime que merecesse a cassação? Claro que praticou. Inúmeros deles. Provavelmente não praticou aquele pela qual será cassada, até porque, no final, é tão desorientada e incompetente, que provavelmente nem sabe o que aconteceu e nem a essência do que a acusam. Mas ao priorizar os interesses partidários aos da Nação; ao abrigar, sob suas asas, uma geração inteira de “cumpanheiros” e aliados que se esbaldaram na corrupção; ao mentir desbragadamente que tinha condições de governar o país; ao permitir que nossa estrutura econômica fosse corroída até os ossos; ao ser demagoga e incompetente; ao desrespeitar o povo brasileiro e principalmente a metade dele, que a elegeu, Dilma merece sim a cassação. Já vai tarde. E que nem ela e nem um dos seus voltem tão cedo ao poder. Vade retro!


 

RAIVA E HIPOCRISIA

 Pobre do jogador Neymar! Além de toda a responsabilidade que lhe é imposta, por ser o único grande craque fora de série, que sobrevive no futebol brasileiro, ainda tem que aguentar recalques, agressões verbais, ofensas, hipocrisia pura, vindas de gente que se acha no direito de determinar como ele deve ou não agir, fora de campo. Há cidadãos e cidadãs desse país que vivem da raiva, do ódio, da fúria, que se voltam contra os ídolos que não são “queridinhos” e que têm que suportar todas as agressões, porque são ricos, como se a riqueza deles não tivesse sido conquistada com talento, competência, dedicação, renúncia. Neymar é mais uma vítima de uma sociedade hipócrita, que exige dos outros o que não pratica na sua vida. Muitos que querem que ele seja “humilde e queridinho!”, já demonstram exatamente quem são, apenas pelas agressões que a ele dirigem. Viva Neymar, nosso único craque!

DERROTA DA SOCIEDADE

O fim da rebelião no presídio de Ariquemes representou mais uma vitória dos detentos e mais uma derrota da sociedade. Não há culpa alguma do Governo do Estado ter que atender às reivindicações, conseguidas não em negociações corretas, mas na base da ameaça, da tortura a alguns presos, da bestialização de quem já foi colocado à margem da sociedade exatamente por ter cometido atos desumanos. A culpa de que os presos geralmente saiam ganhando em rebeliões e motins (nesse de Ariquemes, felizmente, não teve mortos nem feridos), é da legislação, que protege o crime e o criminoso, amarrando as mãos das autoridades, que só podem agir em último caso e, ainda assim, correndo o risco de ser considerada ela, autoridade, a criminosa. Por isso, eventos como esse se repetirão em dezenas de presídios do Brasil, dominado pelos condenados, que, lá de dentro, comandam o crime aqui fora e ainda usam centrais telefônicas para dar suas ordens terríveis. No Congresso, a mudança das leis contra o crime é assunto proibido!

AMPLIANDO O AGRONEGÓCIO

A abertura da PortoAgro hoje, em Porto Velho, no Parque dos Tanques, será um evento dos mais importantes para o agronegócio da Capital, seus distritos e a região. Produtores serão buscados e trazidos por ônibus especialmente contratados pela coordenação da feira e poderão realizar seus negócios por aqui, com brevidade e sem necessidade de enfrenta a burocracia, já que muitos deles já fizeram seus cadastros bancários antecipadamente. Mais de 250 milhões de reais em financiamentos para máquinas e equipamentos estarão disponíveis nos bancos parceiros, que estarão dentro da feira. Outros 20 milhões de reais deverão ser feitos em negócios à vista. Porto Velho hoje é a capital do norte com maior crescimento e melhores índices do agronegócio. A PortoAgro vai ajudar a ampliar ainda mais essa liderança.

REGINALDO E OS ÍNDIOS

Uma péssima notícia para os índios Cinta Larga, que têm sido constantemente envolvidos em uma série de confrontos, porque vivem na Reserva Roosevelt, recheada de diamantes e alvo da cobiça generalizada dos brancos. O procurador do MPF, Reginaldo Trindade, que há quase uma década e meia defende os indígenas, está sendo afastado da função. Ela passará para o MPF de Vilhena, área mais próximo da Reserva do que Porto Velho. A decisão já foi tomada internamente, mas Reginaldo recorreu da decisão, alegando que o trabalho que realiza há tantos anos pode ser interrompido, com graves prejuízos aos indígenas, a quem ele tem defendido com unhas e dentes. O procurador se transformou em notícia nacional, há alguns anos, que anunciou que teria sido sequestrado pelos  Cinta Larga. Posteriormente, foi noticiado que ele ficou na aldeia por sua própria vontade.

CENAS QUE ENTRISTECEM

Cena assistida por muitos porto velhenses, assustados com a falta de segurança na Capital: um pequeno comboio de três viaturas, sirenes a toda, andava pelo trânsito da avenida Migrantes em direção ao centro, na manhã da terça-feira. Na frente, uma viatura da PM, daquelas quase zerada. No meio, uma Van de transporte de presos. Atrás, outra viatura zerada da PM. Enquanto os cidadãos de bem torcem para ver carros e homens da polícia vigiando as ruas abandonadas, toda essa estrutura é gasta, todos os dias e por vezes, várias vezes num só dia, para cuidar de presos que saem para depor no Fórum e até para atendimento médico. Ora, quando vamos ter vídeo conferências para que os detentos não saem da cadeia para depor e quando vamos ter atendimento médico decente dentro dos presídios? Pelo jeito, nunca!

PERGUNTINHA

Do jeito que as coisas estão indo, depois de uma cheia histórica uma seca que não se via há décadas, será que conseguiremos atravessar o rio Madeira a pé?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CMF em guerra contra o exercício ilegal da medicina e em favor da vida, proibindo o cloreto de potássio para abortos

CMF em guerra contra o exercício ilegal da medicina e em favor da vida, proibindo o cloreto de potássio para abortos

Muitos rondonienses ainda não se deram conta de tudo o que um filho da terra, o dr. Hiran Gallo, tem feito por nosso Estado e pelo Brasil, na condiç

Apenas a ponta do iceberg? Quase 1.900 casos de estupro contra crianças na Amazônia em apenas um ano é de apavorar!

Apenas a ponta do iceberg? Quase 1.900 casos de estupro contra crianças na Amazônia em apenas um ano é de apavorar!

O tema assusta e a tragédia se amplia, cada vez que surge um novo estudo sobre ele. Agora, um instituto de análise da Amazônia descobriu outro dado

A educação em perigo! Audiência pública na Assembleia de Rondônia vai discutir propostas ideológicas do CONAE para as salas de aula

A educação em perigo! Audiência pública na Assembleia de Rondônia vai discutir propostas ideológicas do CONAE para as salas de aula

A Educação brasileira corre grande perigo! Muita gente está preocupada com as decisões ideológicas da última Conferência Nacional de Educação, CONAE

Os diamantes, a escravidão dos índios e os 20 anos da chacina de 29 garimpeiros em Roosevelt...

Os diamantes, a escravidão dos índios e os 20 anos da chacina de 29 garimpeiros em Roosevelt...

É o tipo de assunto que parece, nunca vai ter fim. Aliás, são dois temas sem final. Um deles é o contrabando de diamantes da Reserva Roosevelt, entr

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)