Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Expectativa dos suplentes


Expectativa dos suplentes - Gente de Opinião

Expectativa dos suplentes

Em vista do envolvimento de deputados estaduais e federais na eleição de outubro, os respectivos suplentes estão alvoroçados diante da possibilidade de conseguirem a titularidade. Dos estaduais com mandato, o mais próximo de se eleger a prefeito é   Adelino Follador (DEM-Ariquemes), que foi o mais votado do estado em 2014, mas são considerados com chances Leo Moraes (PTB) e Ribamar Araujo (PR) em Porto Velho.

Mas é na Câmara Federal onde a torcida é grande. Os ex-senadores Amir Lando e Ernandes Amorim estão de olho gordo na cadeira do deputado federal Lindomar Garçon (PMDB) que pode disputar a prefeitura de Porto Velho pelo PROS.

Também da Câmara dos Deputados desponta a tucana Mariana Carvalho em condições de alçar o Paço Tancredo Neves, cedendo sua cadeira para um suplente, sendo eleita. Enfim, as possibilidades de alguns suplentes ganhar dois anos de mandato é mais uma motivação para o pleito deste ano e todos os interessados, naturalmente, estarão a postos para defender as candidaturas dos titulares.


Expectativa dos suplentes - Gente de OpiniãoFaltou Janilene

A conceituada Revista BBC History Brasil trata, na sua recente edição do voto feminino e da participação das mulheres na política desde a primeira eleita, Alzira Soriano Teixeira (Lages-RN), em 1928, até a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Uma trajetória vitoriosa e impulsionada nas últimas décadas.

A revista assegura a primazia do titulo da primeira mulher eleita pelo Congresso Nacional é da paulista Carlota Pereira de Queiroz em 1934. Ela participou da Constituinte que sepultou a Constituição da Velha República.

No que tange a Amazônia, nomes como da governadora acriana Yolanda Fleming, que assumiu o cargo em 1983 como vice-governadora e, que depois ascendeu a titularidade, é citada como a primeira governadora do país. Da região, também é registrado que a primeira senadora eleita do Brasil, é Eunice Michiles (AM) que assumiu o cargo em 1979, no lugar do arenista João Bosco. A rigor, faltou apenas a citação da rondoniense Janilene Melo, que no início da década de 80 substituiu o governador Jorge Teixeira num breve período de licença. 


A polêmica da reforma

Quando há quase cinco décadas atrás Leonel Brizola, João Goulart, Miguel Arraes e a esquerda brasileira gritavam pela reforma agrária eram taxados de comunistas – e naquela época tinham o carimbo de verdadeiros monstros que comiam criancinhas marcados na testa pelo totalitarismo – e o tema considerado indigesto para os latifundiários brasileiros e atépela opinião pública.

Logo depois do fim da ditadura, a reforma agrária, mesmo que timidamente começava ser implantada no país ganhando força nas décadas seguintes, sem, no entanto resolver tantos conflitos agrários espalhados pelo território nacional. Em Rondônia onde a regularização fundiária continua lenta, chacinas se seguem na disputas da terra.

Uma nova polemica surgiu, partir de audiência pública no Senado, com importante pesquisador da Embrapa declarando que o tempo da reforma agrária já passou. O sociólogo Zander Navarro vai mais além: defende a extinção do INCRA e sua transformação em órgão apenas da titulação e regularização.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)