Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Estruturas de boias flutuantes garante segurança às estruturas e geração da Hidrelétrica Santo Antônio


 
Devido às características únicas do rio Madeira que, além de transportar em suas águas muito sedimento sólido, também transporta grandes quantidades de árvores e galhadas, fez com que a Santo Antônio Energia tivesse que desenvolver barreiras de proteção à estrutura da hidrelétrica e, ao mesmo tempo, permitisse a transposição desse material pela barragem, garantindo a continuidade do ciclo natural desses troncos e galhadas que dessem até o rio Amazonas. Isso fez com que fosse desenvolvido um mecanismo que garantisse a geração e a entrega da energia não seja interrompida.

Para evitar que as madeiras cheguem até as grades das tomadas d’agua da usina, engenheiros e técnicos da Santo Antônio Energia, juntamente com empresas especialistas idealizaram e desenvolveram projeto, e instalaram barreiras flutuantes, tipo log boom, por meio de boias, interligadas por estruturas em aço, ancoradas em blocos e pilares de concreto dentro do reservatório. Tais instalações tiveram inicio em 2011 e somente no ano passado foram concluídas todas as etapas de acordo com o cronograma prévio, que acompanhou a entrada gradual das 50 turbinas da hidrelétrica.

Essas estruturas tem o principal objetivo de proteger as turbinas e, desta forma, garantir que elas permaneçam gerando energia ao País, sem prejudicar os equipamentos que poderiam ser atingidos por troncos que descem o rio principalmente na época da cheia.

O Sistema de Manejo de Troncos (de SMT) é composto por uma série de boias preenchidas com poliuretano, numa extensão de 5.800 metros, interligadas umas às outras por painéis metálicos, que por sua vez formam linhas de proteção e ficam ancoradas em varias estruturas de concreto no reservatório da hidrelétrica. Estas boias ficam fixadas em estruturas em formato de gaiolas que suportam o peso das grades metálicas podendo alcançar até quatro metros de profundidade a partir do nível d’agua.

 



Diariamente é feito trabalho preventivo de manutenção na estrutura do log boom que consiste na retirada de troncos, galhos e vegetação que ficam presos na estrutura. O material é direcionado para um local que permite a transposição denominado vertedouro de troncos e desta forma, devolvendo ao rio Madeira e garantindo o ciclo de vida destes materiais carreados pelo rio.

Fonte: Carla Nascentes 
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)