Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

ESTRADA SÃO CARLOS – CUNIÃ. ANOTEM AÍ. VAI DAR *ERDA.


Estrada São Carlos – Cuniã Pode isso, Arnaldo?

Por José Carlos Sá

Gente de Opinião

(Fotos Nilson Nascimento/DER-RO)

Foi com surpresa que li o rilise da Secom informando que o DER irá iniciar a construção de uma estrada entre a sede do distrito de São Carlos e a Estação Ecológica Cuniã, ambas no baixo rio Madeira. Já existe uma estrada precária, de 14 quilômetros, que funciona na época do verão amazônico, mas que só é possível trafegar a pé, de moto ou em um mini trator. Na época do inverno o acesso aos lagos que formam a Esec é só possível por embarcações.

Gente de Opinião

(Foto JCarlos)

Acompanho a história do Cuniã desde a primeira vez que estive lá, por volta de 1988. Na época o Ibama criou uma unidade de conservação do tipo “Reserva Biológica” para proteger a região, que abrange uma área de 189.661 hectares, nos limites dos municípios de Porto Velho (RO) e Canutama (AM). Neste tipo de reserva, não é permitida a presença de pessoas. Esta foi uma das primeira brigas do então governador Jerônimo Santana com o governo federal, pois seria preciso a retirada das dezenas de pessoas, descendentes dos seringueiros que chegaram ao local em fins do século 19.

Gente de Opinião

(Foto JCarlos)

O conjunto dos lagos é um criadouro natural do pirarucu, jacarés, piranhas e de uma beleza impar. Por isso estranhei a notícia da estrada, mesmo reconhecendo a importância dela para os ribeirinhos. Prevejo problemas ambientais em futuro próximo, iguais àqueles enfrentados para a conclusão do espaço alternativo em Porto Velho. Se o espaço alternativo estava sendo construído em uma área já antropizada, ‘antroqueimada’, ‘antrobagunçada’ e apareceu um monte de empencilho, imagine numa unidade de conservação!!!

Anotem aí. Vai dar *erda.

Fonte: Blog Banzeiros

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)