Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Estilista Ronaldo Fraga ministra palestra na abertura do Rondônia Fashion Experience


Estilista Ronaldo Fraga ministra palestra  na abertura do Rondônia Fashion Experience - Gente de Opinião

Principal atração da primeira noite do primeiro Rondônia Fashion Experience, a esperada palestra magna do afamado consultor Ronaldo Fraga sobre ‘Moda Cultura e Identidade de Marcas’, aconteceu ontem, 19, no auditório da faculdade Uniron, campus do Porto Velho Shopping, como parte da programação do evento.

Recebido com aplausos pelo público formado por empresários do segmento, estudantes, profissionais da moda e representantes do Sistema Fiero; do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Rondônia (Sindivest-RO) e do Sebrae – instituições parceiras na realização do evento -, Ronaldo Fraga também chamou a atenção de blogueiros de modas locais, que marcaram presença e tiveram participação logo após a palestra, quando puderam trocar e dividir experiências com o estilista e o público ávido por novidades.

No ponto de vista de Ronaldo Fraga, considerado um dos mais conceituados no cenário de criatividade da moda, há entendimentos diferenciados entre fazer moda e fazer confecção. “A criação de marca é quando se confere identidade, Esta construção é a alma do produto”, disse.

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado pela Parson’s School, de Em Nova York, o consultor visualiza a moda como um vetor cultural e por isso, dá asas à criatividade ao mesclar tendências demonstrando qualidades que simbolizam política, economia, gestão e cultura.

Fraga ressaltou que seus desfiles estabelecem um diálogo entre cultura brasileira com o mundo contemporâneo, abordando temas do cotidiano brasileiro, bem como de sua história. Além da marca homônima, ele desenvolve projetos com foco na reafirmação cultural de pequenas comunidades em diferentes regiões do Brasil, para “reduzir a distância que existe entre o Brasil feito à mão do Brasil industrial”.

Conforme o estilista, moda é ainda um instrumento de comunicação democrático em que se pode falar com as diferentes classes sociais. "Por mais que pensem o contrário, é um instrumento de fala democrática e mais do que isso, reativa a cultura, o que é muito bacana. Na moda, você cria uma marca, dá identidade a ela. A construção da identidade é dar alma ao produto. A identidade se cria quando passa a falar de outras coisas, a dialogar com outras frentes", completou.

A presidente do Sindivest-RO, Cida Mourão destacou a importância do evento, em sua análise, uma vitrine que traz visibilidade ainda maior para o setor do vestuário rondoniense. “Muitas das nossas indústrias estão levando seu produto para outros estados e isso comprova o potencial da moda feita em Rondônia, uma indústria que está sendo reconhecida e consolidada”, comentou.

Cida lembra que os polos do vestuário em Rondônia estão localizados nos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno, cujos empresários investem forte na moda e acompanham todas as tendências das demais regiões do país. “A Fiero e o Sebrae são os maiores apoiadores do setor e, desde 2010, o vestuário vem mostrando sua capacidade e potencial para conquistar cada vez mais espaço no mercado. Aproveito para agradecer o apoio do presidente da Fiero e do Conselho do Sebrae, Marcelo Thomé, e o empenho das equipes das duas instituições que há 90 dias trabalham para a concretização deste Rondônia Fashion Experience. Destaco ainda o trabalho da consultora Pheadra Brasil e demais profissionais ministrantes das oficinas e, claro, a presença do Ronaldo Fraga abrilhantando ainda mais este evento grandioso”, finalizou.

O evento contou com a presença do vice-presidente do Sindipan-RO, Pompeu Vieira Marques, representando o Conselho de Representantes do Sistema Fiero.

Fonte: Ascom / Fiero
Carlos Araújo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)