Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Escola Cooperativa celebra 10 anos de pioneirismo e sucesso



A Cooperativa Educacional de Vilhena – Coopevi está completando 10 anos em 2017, com uma história de união e pioneirismo protagonizada por pais cujo sonho era proporcionar aos seus filhos excelência na educação.

Quando, em 2007, esse grupo de pais se reuniu pela primeira vez, a idéia era criar uma escola que não fosse nem pública, nem privada, que pudesse ser administrada por eles, para que todo o resultado obtido fosse reinvestido na própria escola, garantindo assim um nível de educação superior ao oferecido pelo mercado na época.
Encontraram no cooperativismo o formato ideal de escola e fundaram , em Vilhena, a primeira cooperativa educacional de pais do estado de Rondônia.

“Quando começamos as incertezas eram muitas, afinal se tratava de um negócio novo, e nem todos estavam dispostos a arriscar, quiseram esperar para ver se daria certo. Mas o espírito de união e a grandeza da causa que nos uniu – a educação -, foram sempre superiores a todas as dúvidas, afinal se tratava do futuro de nossos filhos”, lembra a vice-presidente da cooperativa, Carolina Torres Frozoni.

Como os demais pais dos conselhos administrativo e fiscal, ela trabalha há 10 anos como voluntária na escola: “Hoje, ao olharmos para trás, vemos que tanto sacrifício valeu a pena. Nossos alunos estão preparados para entrar nas melhores faculdades do país”, afirma ela, usando como exemplo os próprios filhos. “Tenho duas filhas na UNICAMP e um filho na UNESP. Olho para onde estão hoje, e sinto que valeu a pena acreditar naquele sonho”.

A escola, que começou com 280 alunos, hoje, com mais de 500, atende a todos os segmentos – desde a creche ao terceiro ano do ensino médio, e adota o sistema COC de ensino, marca que tem mais de 40 anos e pertence ao grupo Pearson, maior e mais antiga empresa de educação do mundo.

“Com o investimento em cursos de capacitação e a valorização financeira dos profissionais aliado à implantação do sistema COC, vimos a melhoria da aprendizagem e dedicação dos nossos alunos, trazendo para a escola ótimos resultados em vestibulares e exames nacionais”, destaca a professora de matemática Nelci Aparecida de Campos Vieira, que está na Coopevi desde 2008.
Em 2016 a escola obteve, pelo quarto ano consecutivo, a primeira colocação no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em sua cidade, figurando também entre os primeiros colocados do Estado.

“O nosso grande diferencial está no cooperativismo, cujos valores enriquecem ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, e nos permite fazer alianças que dão sustentação ao trabalho da escola”, diz o presidente da Coopevi, Vilmar Saúgo, que também é diretor executivo da Sicoob Credisul, referindo-se à parceria que as duas cooperativas mantém.

Através desse convênio o Sicoob disponibiliza aos filhos de seus colaboradores e cooperados uma educação de qualidade, baseada nos valores cooperativistas, com a concessão de bolsas integrais e parciais na escola.
10 anos

Para comemorar os 10 anos de sua fundação, a cooperativa lançou uma campanha publicitária baseada nesses valores, que tem como protagonistas os próprios alunos da escola. “Convidamos os alunos que estão conosco desde o início para fazerem parte da campanha, e todos quiseram participar. Eles têm orgulho da escola que seus pais ajudaram a fundar, e consideram a Coopevi uma extensão de sua casa”, diz Carolina Frozoni.

A Campanha, que terá duração de um ano, será dividida em várias etapas, e vai resgatar a história da cooperativa, contando também a história dos ex alunos: “Queremos mostrar onde estão os alunos da primeira turma que se formou em 2007. Alguns já têm até filhos estudando conosco”, conta Frozoni, explicando que a Campanha será quase que exclusivamente digital: “Temos que falar a linguagem do nosso público, que é altamente tecnológico”.

Fonte:  Coopevi

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)