Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

ESBR CONCLUI PROJETO INOVADOR DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO SOBRE MERCÚRIO NA REGIÃO AMAZÔNICA


 

Pesquisadores desenvolvem metodologia inovadora de
biomarcadores de toxicidade do mercúrio na Região Amazônica

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no Rio Madeira em Porto Velho, Rondônia, juntamente com a Fundação Universidade de Brasília (UnB) e demais entidades parceiras, a saber: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (IQ-Ar–UNESP), Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação (FACTE) e Venturo Análises Ambientais, concluíram o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) intitulado “Biomarcadores de Toxicidade do Mercúrio Aplicados ao Setor Hidrelétrico na Região Amazônica” – (PD-6631-0001/2012), iniciado em abril de 2013.

O objetivo do Projeto foi desenvolver e validar as metodologias para biomarcadores da toxicidade do mercúrio utilizando metaloproteínas associadas ao mercúrio, os quais poderão ser aplicáveis a programas robustos de monitoramento de reservatórios na Região Amazônica ou servir de referência para aplicabilidade em quaisquer outros, respaldando tecnicamente a real magnitude dos impactos socioambientais.

Estruturado em três diferentes eixos temáticos: 1 - Aspectos ambientais; 2 - Metalômica e ictiofauna; e 3 - Metalômica e leite materno, o Projeto também contribuiu para o êxito acadêmico em oito teses de doutorado, seis dissertações de mestrado, além de vários artigos científicos e seminários, nacionais e internacionais.

Segundo o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, a conclusão deste P&D é um marco para empresa por ser o primeiro projeto e pioneiro em metaloproteínas associadas ao mercúrio na região. "Havia informações equivocadas sobre o mercúrio na Amazônia. Os resultados relevantes neste P&D trazem inúmeras oportunidades para a continuidade da pesquisa científica, inclusive o monitoramento através de biomarcadores que podem ser aplicados em outras regiões do país”, informou Veríssimo.

O consultor da ESBR, Édio Luz, ressalta a parceria e oportunidade da integração entre a academia e o setor produtivo. “Esses estudos normalmente ficam restritos aos órgãos de licenciamento e não são utilizados pela comunidade científica. A ESBR entende que deve sempre associar o ganho do monitoramento ao conhecimento científico, integrando as universidades aos projetos”, ressaltou Édio Luz.

O professor Dr. Fabricio Zara, coordenador da equipe, considera a expansão hidrelétrica na Amazônia uma abertura de oportunidade para a comunidade acadêmica. “Projetos de P&D e inovação tecnológica são extremamente importantes porque aproximam a universidade do setor produtivo, elucidam e auxiliam o setor produtivo para que novas conquistas sejam alcançadas e paradigmas sejam quebrados com respaldos técnicos que favorecem a sociedade”, destacou Zara.

Segundo o Gerente do Projeto, Augusto Borges, o investimento para realização do Projeto foi em torno de R$ 4,7 milhões durante os quatro anos de execução. “A aplicação nos trouxe resultados em trabalhos científicos, mestrados, doutorados e ênfase à formação de recursos humanos em congressos, tanto no Brasil quanto no exterior, expectativa superior a  que prevíamos”, destacou Borges.

A Engenheira Gizele Silva, do Setor de Pesquisa & Desenvolvimento da ESBR, destacou as obrigações legais onde a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) preconiza que as distribuidoras, transmissoras e geradoras invistam um percentual de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em Pesquisa e Desenvolvimento. “A força propulsora da ESBR em P&D é transformar os resultados das pesquisas em inovação tecnológica. Isso representa um enorme desafio. A ESBR cumpre este papel, funciona como uma engrenagem na qual todos saem ganhando, a sociedade, o setor elétrico e a empresa. O Brasil é um país em desenvolvimento, existem carências, uma série de lacunas que precisam ser preenchidas, para que o resultado da pesquisa saia da prateleira. Não para ser apenas um livro, uma publicação, mas que ofereça um resultado prático ao investimento, um retorno para a sociedade”, afirmou Gizele Silva.

ESBR CONCLUI PROJETO INOVADOR DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO SOBRE MERCÚRIO NA REGIÃO AMAZÔNICA - Gente de Opinião

Workshopde encerramento do projeto– No início do mês de março, a ESBR e a UnB realizaram evento institucional no salão de atos da reitoria da Universidade, em Brasília, que marcou o encerramento do Projeto “Biomarcadores de Toxicidade do Mercúrio Aplicados ao Setor Hidrelétrico na Região Amazônica”. A mesa de abertura do workshop de encerramento do Projeto contou com a participação da reitora da UnB, Márcia Abrahão; do Diretor do Campus UnB/Planaltina, Marcelo Bizerril; do representante da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (SPE) da ANEEL, Fábio Stacke; do Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto; do Coordenador da Equipe do Projeto, professor Dr. Fabricio Zara e do Gerente do Projeto, Augusto Borges.

Fonte: Clara Comunicão

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)