Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Elizabeth Savalla, a crise dos 48 e a falta de luz - Por Lúcio Albuquerque


 
Lúcio Albuquerque, repórter

E de repente, sem qualquer aviso, faltou luz. Poderia até fazer parte do espetáculo, mas faltou novamente, outra vez, mais uma e outra, até que os responsáveis pelo Palácio das Artes entenderam que não dava mais continuar ligando e deligando o gerador, e decidiram seguir com ele ligado até o fim do espetáculo.Elizabeth Savalla, a crise dos 48 e a falta de luz - Por Lúcio Albuquerque - Gente de Opinião

No palco uma dama da dramaturgia brasileira, 62 anos, mas contando para a plateia que sua personagem, uma professora mãe de dois filhos e casada há 18 anos com um homem que garante ama-la muito e que ela responde na mesma dose, Elizabeth Savalla, cuja personagem completava 48 anos naquela noite de domingo, 30 de abril.

Só o fato de termos uma atriz de seu nível no palco do “Palácio” já justificava o elogio à Ivana e sua equipe de conseguir, com apoio de parceiros, oferecer um espetáculo tendo à frente a “Malvina”, personagem marcante da novela “Gabriela”, de 1975.

O que se esperava fosse apenas um monólogo deixa de ser logo de saída, quando Savalla mal entra no palco e começa a contracenar (mas como contracenar se além dela, no palco, apenas um estofado, uma parede com a sigla A.M.A.D.A.S e uma mesa com alguns babilaques.

Savalla já entra interagindo com o público, e não foi difícil porque a plateia, com enorme maioria de mulheres, muitas delas acima de 50 anos, praticamente se colocou como se cada uma delas fosse a própria personagem que no dia de seus 48 anos vai ao supermercado e reclama de nunca ter tido uma festa surpresa de aniversário.

Da segunda vez que a luz vai embora Savalla avisa à plateia que ficará em cena “até às 3” – da manhã, não reclama e só ganha mais aplausos.

E a luz vai embora pela quarta vez. Ela resolve continuar sem o auxílio do microfone, enquanto o público acende seus celulares a para a iluminar em cena, mas seu tom de voz não chega nem à metade da plateia , então decide esperar.

Pelo som (ruim, o “Palácio” não merece um som tão ruim!) somos informados de que vão continuar com o motor estacionado numa das laterais do prédio.

E foi assim. Depois de duas horas em cena, Elizabeth Savalla já havia conquistado a plateia, aplaudida não sei quantas vezes para, ao final, se permitir uma espécie de lição sobre cada momento da vida de cada um.

Sem qualquer dúvida um excelente exemplo, porque já há casos registrados aqui de atores de quinto escalão, e cantores (?!) que logo dariam um show, xingando o governo, e indo embora deixando a plateia na mão.

Conversei com várias pessoas e ninguém deixou de elogiar a protagonista da peça “Frizileia - Uma Esposa à Beira de um Ataque de Nervos”. Pela sua interpretação e, também, pela sua educação em palco.

Ah! Sim! A.M.A.D.A.S – Associação das Mulheres Descaídas. Que se candidatem a fazer parte do grupo, aliás, nós homens também que também temos nossas “descaídas”.

P.S. E vamos torcer para que outros atores, na senda de Savalla, venham aqui e mostrem a nobreza que a “professora” que fazia 48 anos demonstrou. Ainda, que os responsáveis pela vinda da A.M.A.D.A.S tragam outras.

Foi domingo, 30 de abril, dia em que Carina Limeira Brandão, de Pai Herói, iluminou o Palácio das Artes.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 19 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 19 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1907 – A empresa May, Jeckyll & Randolph, construtora da Madeira-Mamoré, se instala no local conhecido como Porto Velho dos Militares, mais ta

O DIA NA HISTÓRIA 18 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 18 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – Lotação esgotada no Clube Internacional para assistir à apresentação da peça “O Tio do Padre”, com renda para a construção da igreja ca

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – Onze pessoas morreram em Porto Velho vítimas da gripe espanhola, conforme registro do serviço de Saúde.1943 – Instalada, em Porto Velho

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 16 de abril de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1976 – Um corpo sepultado na madrugada do dia 4 de junho de 1975, no cemitério dos Inocentes, foi exumado e há indícios que seja do radialista

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)