Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes


Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes - Gente de Opinião

A Eletrobras Eletronorte, por meio da Regional de Operação de Rondônia, disponibilizou para operação comercial, no dia 4 deste mês, o terceiro transformador de 60 MVA na Subestação Ariquemes. O empreendimento que tinha a capacidade instalada de 120 MVA passou a operar com 180 MVA. Com o trabalho entregue dentro do prazo, a Subestação agora opera com mais 50% de potência instalada.

A Subestação que se encontra em operação há 23 anos e leva o mesmo nome da cidade rondoniense Ariquemes, situa-se a cerca de 200 km da capital, Porto Velho, e fornece energia para mais de 46 mil consumidores de Ariquemes, Alto Paraíso e Monte Negro. Juntos, esses municípios totalizam mais 140 mil habitantes.

Ariquemes, com população estimada em 105 mil habitantes, é uma das cidades do interior com a maior arrecadação estadual, destacando-se na pecuária e na produção de café, cacau, guaraná e cereais. Além disso, reúne inúmeras indústrias de diversos segmentos.

O aumento da capacidade da Subestação traz maior confiabilidade para a economia da Região, ou seja, com flexibilização no processo de manutenção e evitando, assim, cortes de carga e, consequentemente, multas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em caso de desligamento.

Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes - Gente de Opinião

De acordo com o engenheiro Raimundo Nonato Pacheco Soares, gerente da Regional de Operação de Rondônia, a implementação do terceiro transformador tem como principal objetivo a confiabilidade operacional. “A ampliação da Subestação visa maior confiabilidade e segurança na transmissão de energia, uma vez que agora são três transformadores, ou seja, na ausência de um, existem outros dois para o suprimento das necessidades dos consumidores locais”, explicou.

Na observação de Rage Myrria, técnico da Eletronorte e coordenador de Campo, esse projeto exigiu muito das equipes envolvidas. Ele relata: "Apesar das exigências, conseguimos concluir tudo dentro da programação estabelecida pela agência reguladora de energia. Com a entrada em operação do terceiro transformador a população ganha com a qualidade da energia fornecida, o sistema fica mais robusto com o aumento de receita para a Empresa e há maior flexibilidade para o atendimento das programações de manutenção”.

Segundo o superintendente de Ativos da Transmissão Oeste, Walter Fernandes Santos, Rondônia concentra uma equipe técnica muito bem preparada. Na sua opinião, trabalhos como esse requerem que profissionais tenham habilidade e experiência. "Parabenizo a todos os profissionais da Regional envolvidos e agradeço a participação de engenheiros e técnicos da Sede pelo empenho, competência e integração neste trabalho”, enfatizou.

Fonte: Terezinha Félix de Brito Pantoja

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)