Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

ELEIÇÕES 2018: Na ALE já se fala em reeleição para Maurão


 ELEIÇÕES 2018:  Na ALE já se fala em reeleição para Maurão - Gente de Opinião

Maurão recebido com festa no PMDB, pré-candidato a governador


Lúcio Albuquerque, repórter

Há menos de um ano o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa foi recebido com festa pelo PMDB rondoniense, levando consigo um “dote” de mais três deputados e o discurso de candidato à sucessão do governador Confúcio Moura.

Já àquela altura o ALTO MADEIRA  noticiou que havia resistência a que Maurão seja o candidato ao governo pelo partido, inicialmente um grupo pequeno tomando essa posição, mas que foi crescendo.

Dentro do PMDB a ida de Maurão, com um séquito de três outros deputados estaduais, gerou uma situação difícil com aqueles que pretendiam disputar uma vaga pela legenda à Assembleia Legislativa em 2018, e a vereadora Ana Maria foi a primeira a sair, não tendo dúvidas em citar que o “dote” e o próprio Maurão iriam inviabilizar pretensões dela e de outros.

Apesar de manter oficialmente a postura de pré-candidato a governador, dentro da Assembleia Legislativa, mesmo junto a pessoas que têm alguma ligação com o gabinete presidencial, o discurso já não parece o mesmo do ano passado, nem a certeza, mas também não há incerteza.

Um jornalista, que já trabalhou direto com Maurão e hoje atua como uma espécie de assessor ad hoc do presidente da Assembleia Legislativa, disse durante o recesso a um repórter do AM que o caminho melhor para evitar uma segunda derrota em sua pretensão em ser candidato a governador será buscar a reeleição, como em 2010, para outro período na ALE.

Mas aí o problema seria com os deputados do “dote” com os quais Maurão já teria acertado um apoio, para suas campanhas de reeleição, em troca deles se empenharem na candidatura do presidente ao Governo.

PMDB não tem segunda opção

ELEIÇÕES 2018:  Na ALE já se fala em reeleição para Maurão - Gente de Opinião

Dentro do PMDB o prefeito Hildon Chaves
é visto como um “coelho” da cartola do PSDB

PMDB só não irá mesmo apoiar a candidato de Maurão Carvalho, para o lugar ocupado atualmente por Confúcio Moura,  se aparecer um nome com mais aceitação dentro da sigla.

Em síntese foi isso que o ALTO MADEIRA ouviu de um assessor palaciano e de um emplumado dirigente do PMDB, ambos admitindo que depois de dois mandatos sucessivos de Confúcio, o partido não tenha outra opção.

Para ambos o problema é que o partido não conseguiu atrair um nome de fora da sigla, e de fora da política, para trabalhar por sua indicação. “O PSDB tirou um “coelho da cartola” e elegeu o Hildon (Chaves) para a prefeitura de Porto Velho. Não temos essa figura em nosso horizonte”, disse um dos dois que o AM ouviu.

Dono da maior bancada na Assembleia Legislativa, com seis deputados, e fora da ALE, um senador, três deputados federais, 26 dos 52 prefeitos, o PMDB pode acabar confirmando Maurão de Carvalho ao governo, ano que vem, não por ser opinião geral, mas porque, pelo visto, ficou sem segunda opção.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “N

O DIA NA HISTÓRIA 23 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 23 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – Uma pedra obstruiu a linha do trem, no KM 4 (saída de Porto Velho). O trem funciona, saindo e chegando em Santo Antônio, e o transporte

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)