Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

EFMM, Patrimônio da Humanidade?


  EFMM, Patrimônio da Humanidade? - Gente de Opinião

O procurador Ricardo Trindade, do MPF em Rondônia, faz campanha num spot, ouvido em algumas emissoras de rádio da capital, convidando a população a entrar num determinado endereço eletrônico e votar a favor de que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré seja eleita Patrimônio da Humanidade, uma proposta que, com certeza, já deve ter sido seguida por muita gente aqui nas “terras de Rondon”, haja vista o apelo que o convite conduz e o orgulho que dará em cada um de nós caso seja feita essa escolha.

Mas, convenhamos: tornar a EFMM Patrimônio da Humanidade e correr o risco que os seus “restos mortais” fiquem entregues à sorte como ocorre atualmente, e que ficou muito pior nos últimos anos, apesar dos recursos e projetos anunciados por prefeitos, governadores e gestores públicos ligados à questão, mas cujos recursos devem estar só Deus sabe em que lugar.

Há coisas que acontecem com os restos mortais da Madeira-Mamoré que, como diz a música do grande Luiz Gonzaga, até Deus duvida. Ainda dia 26 o site rondoniaovivo.com denunciou sob o título “Cena da Cidade – Desocupados estão roubando material da EFMM”, aquilo que há muito tempo não é novidade para ninguém, da mesma forma como não é novo que a praça dali é lugar de venda de drogas, e de outros crimes, contra o patrimônio e contra a pessoa, sem que haja qualquer ação real, e contínua, para “limpar” aquela área da cidade.

Roubo de peças da Madeira-Mamoré não é novidade para ninguém. Antigos moradores contam que autoridades que por aqui passaram, quando destituídas, mandavam levar para seus novos destinos vários objetos do acervo da EFMM, mas o rondoniaovivo.com mostrou, com fotos, o roubo, em plena luz do dia, de peças daquele que é citado como o mais importante patrimônio histórico deste lado da Amazônica Ocidental, e não apenas de Rondônia.

E o que leva alguém a roubar, em plena luz do dia, como o rondoniaovivo.com mostrou? Justamente a omissão dos vários órgãos públicos que dizem sempre ter algo a ver com a EFMM, mas são incapazes de zelar por aquele patrimônio. Ou será que só atuam quando a TV liga as luzes das câmeras?

Considere-se dito!

Gente de Opinião
.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)