Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Silvio Santos

Colaborador do Gentedeopinião, ZEKATRACA é titular da coluna Lenha na Fogueira no jornal Diário da Amazônia. E-mail: zekatracasantos@gmail.com - Informo aos colegas dos grupos folclóricos que se quiserem que divulguemos seus eventos, é só enviar a programação via e-mail zekatraca@diariodaamazonia.com.br ou pelo ZAP ZAP 9302-1960.

É São João, no Mercado tem Boi Corre Campo - Por Zekatraca

10/06/2017 - [06:33] - Cultura



Amanhã domingo dia 11, o Projeto da Semdestur “É São João no Mercado Cultural”, terá como principal atração, o grupo folclórico Boi Bumbã Corre Campo.

O bumbá dirigido pela professora Maria José Brandão Alves – Branca vai se apresentar, com todos os itens que concorrem ao título de melhor, durante o Arraial Flor do Maracujá. Sinhazinha da Fazenda, Rainha da Batucada, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga, Pajé, Amo, Levantador de Toada e os Batuqueiros da “Locomotiva Encarnada”. “Nossa Banda ensaiou quarta feira passada e montou o repertório com toadas compostas pela equipe de compositores do nosso Boi”, disse a Professora Branca.

Sílvio Santos responsável pela apresentação do boi na noite de amanhã, garante que o Corre Campo mostrará o que tem de melhor. “Nosso grupo tem por costume sempre se apresentar com o seu melhor. Para nós, toda apresentação, é como se fosse um concurso e assim sendo, sempre queremos vencer”.

Além do bumbá da Baixa da União, estarão se apresentando no Calçadão Manelão na programação da Semdestur de domingo 11, os grupos: Boi Bumbá Estrela de Fogo e a junina Flor da Primavera campeã no Arraial Flor de Cacto deste ano.

A programação de amanhã no “É São João no Mercado Cultural” começa as 20 horas. “O primeiro grupo a se apresentar será o Boi Bumbá Estrela de Fogo do bairro Lagoinha na Zona Leste, depois a Junina Flor da Primavera da Zona Sul e por último O Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental Boi Bumbá Corre Campo da Baixa da União”, disse a coordenadora do Projeto Mary Cyanne.

 


 

 

Lenha na Fogueirta


Atenção muita atenção integrantes das Setoriais da Cultura no município de Porto Velho! Hoje a partir das 8 horas até o meio dia, a Funcultural coordena a seleção dos representantes de cada Setorial que farão parte do Conselho Municipal de Cultura. O encontro vai acontecer no teatro Banzeiros, como já disse, a partir das oito horas.

 

********
É importante que todos de todas Setoriais, marquem presença, para depois não acusarem a Funcultural de estar discriminado o segmento. O Conselho de início, deve contar, com pelo menos, um representante titular e um suplente de cada Setorial.

 

********
Caso determinada Setorial não marque presença, com nenhum representante, a vaga será preenchida por membros de outra Setorial.

 

*******
A importância de se ter um representante no Conselho de Cultura, é que, são os Conselheiros que selecionam os Projetos Culturais que receberão benefícios oriundos do Fundo de Cultura.

 

*******
A Setorial que ficar de fora, dificilmente aprovará algum Projeto. Por isso, é muito importante a presença durante a manhã deste sábado, dos representantes das Setoriais no teatro Banzeiros.


********
O “gordinho” da Funcultural, meu amigo Judilson Dias, está preocupado, pois para o Sistema Municipal de Cultura funcionar com toda plenitude, é preciso que o Conselho exista. Sem o Conselho, Porto Velho também não receberá nenhum incentivo do Ministério da Cultura.

 

*******
Eis a importância de todos nós estarmos no teatro Banzeiros na manhã de hoje. Dinheiro pra cultura tem no Ministério da Cultura, o que falta é Projeto e os Projetos, são aprovados pelos Conselheiros do Conselho Municipal de Cultura. Vamos nessa agitadores da cultura em Porto Velho.

 

*******
Foram iniciadas nesta semana as obras de manutenção dos prédios do Centro Cultural Indígena, onde está instalada a exposição permanente “Rondon – Marechal da Paz”, no entorno da capela de Santo Antônio.

*******
As obras estão orçadas em R$ 299 mil e preveem a reconstrução da oca, que foi destruída por um vendaval, pintura e uma ampla reforma das redes elétrica e hidráulica, além de reparos na cobertura e ampliação da cobertura metálica das passarelas entre os prédios. Também serão reformados os banheiros públicos e o local destinado à lanchonete.

 

********
As obras são realizadas sob a responsabilidade da Santo Antônio Energia, que construiu o complexo turístico e histórico em 2013, atendendo a uma condicionante definida pelo Iphan para a concessão da Licença de Operação da Hidrelétrica Santo Antônio.

********
Atualmente, o Centro de Memória Indígena está sob responsabilidade da Superintendência de Turismo do Governo de Rondônia (Setur).

 

*******

O objetivo da reforma é atender o Termo de Recebimento firmado entre a Santo Antônio Energia e a Setur, quando foi definida a transferência do complexo para o Governo do Estado.

 

********
A previsão de término das obras é de 120 dias. Durante as obras, o Memorial Marechal Rondon continuará recebendo visitantes e turistas no horário de funcionamento habitual, que é de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. (enviada por José Carlos Sá).

 

*******
Fica de olho Júlio, pra depois a prefeitura não se apossar do Memorial!

 

*******
Vamos a Feijoada da Guarnecer a Associação dos Bois Bumbás de Porto Velho a partir das 11 horas no Clube da Olga!

 

*******
Sabia que a maioria de dirigente de bumbás de Porto Velho são mulheres: Professora Branca (Corre Campo), pedagoga Simone (Mancha Negra), Advogada Fátima (Manhoso), Brilhantinho também é dirigido por uma mulher (não lembro o nome), Professora Eleida (Diamante Negro). O Estrelinha também é dirigido por uma mulher. A Guarnecer tem como presidente a Simone e vice a Fátima.

 

 


 

 

Encontro dos bois bumbás

no evento da Guarnecer


A história dos grupos de bois bumbás de Porto Velho, registra na data de hoje sábado dia 10, o primeiro evento, da Associação de Bois Bumbás de Porto Velho - Guarnecer.

A Guarnecer foi criada recentemente com a participação de todos os grupos existentes na capital de Rondônia, ou seja, Brilhantinho, Estrelinha, Mancha Negra, Veludinho, Az de Ouro, Corre Campo, Diamante Negro, Estrela de Fogo, Manhoso, Marronzinho, Tira Teima e Vencedor. Também fazem parte os grupos de dança de toada: Corpo de Dança Aymee, Yaporanga e Waitiku Mayakan. “O objetivo é divulgar a brincadeira de Boi Bumbá em especial, nos colégios de Porto Velho, fazendo com que os jovens estudantes, tomem conhecimento da história que encanta todos durante as festas juninas”, disse a presidente da Guarnecer Simone.

De acordo com os dirigentes da Associação, no momento, nenhum grupo de boi vai se desfiliar da Federon, o que deverá acontecer, assim que a entidade cumpra as normas burocráticas e possa firmar convênio com órgão públicos. “A intenção, é juntar forças com a Federon em prol de maior apoio a nossa cultural popular”.

Feijoada

Hoje dia 10, a partir das 11 horas, a Guarnece vai servir feijoada durante o evento “Encontro das Nações” no Clube da Olga à rua Campos Sales Zona Sul. Durante a feijoada acontecerão apresentações dos grupos Yaporanga, Aymee e Watiku Mayakan e show comos levantadores de toada de Boi Thiago Paiva, Fábio Góis e Márcio Nascimento.

O convite da feijoada custa R$ 20.


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

publicidade

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados