Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

DOMINGO DECISIVO PARA A MAIOR CIDADE DE RONDÔNIA


 DOMINGO DECISIVO PARA A MAIOR CIDADE DE RONDÔNIA - Gente de Opinião
 
O domingo é decisivo para várias capitais e as maiores cidades brasileiras, já que todas com mais de 200 mil eleitores terão segundo turno. Menos, é claro, onde já houve um vitorioso no primeiro. Na maioria das Capitais, incluindo Porto Velho, a disputa chega ao final ao anoitecer deste 28 de outubro. Na Capital rondoniense, onde a disputa pela Prefeitura começou morna, as coisas foram esquentando e, já na batalha do primeiro turno, vários pretendentes chegaram com percentuais muito próximos. Lindomar Garçon foi o primeiro, Mauro Nazif DOMINGO DECISIVO PARA A MAIOR CIDADE DE RONDÔNIA - Gente de Opiniãoo segundo. Mas, muito perto deles, chegou Mariana Carvalho, uma das novidades desta eleição e outra, o empresário Mário Português. Desses quatro, entre os nove que disputaram o turno inicial, qualquer dupla poderia chegar à decisão. Garçon e Mauro, bons de voto e com uma história política reconhecida, chegaram lá. Mas os demais alavancaram suas carreiras políticas, com excelente votação. Também se destacou o Pastor Aluizio Vidal, do PSOL, que chegou a mais de 12 mil votos, seis vezes mais o que seu partido já tinha conseguido em alguma eleição em Porto Velho.
 
Hoje, os porto velhenses vão às urnas, a partir das 8h da manhã e até às 17 horas, para definir quem será o prefeito da maior cidade rondoniense de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. Por isso é bom pensar bem, escolher bem, olhar a biografia dos candidatos, os serviços prestados à comunidade, suas idéias e suas propostas. Não será fácil a escolha, até porque os dois têm méritos para vencer. Mas é importante que o eleitor saiba que estará decidindo o futuro da sua cidade pelos próximos quatro anos, no mínimo. Escolher bem, com a consciência de que está optando pelo melhor, é uma forma do eleitor homenagear sua cidade e seus vizinhos. Portanto, todos às urnas!
 
 
 
 
ACORDOS
 
Dois acordos – um deles não oficializado - foram feitos pelos dois finalistas na eleição de Porto Velho. O primeiro foi feito junto ao TRE, quando tanto Garçon quanto o Doutor Mauro prometeram que não permitirão que seus cabos eleitorais e simpatizantes sujem a cidade com aquela parafernália de lixo que toma conta das ruas no dia de eleição.O outro – e esse não assinada – seria no sentido de ambos manterem a campanha em alto nível e evitarem agressões mútuas. Vamos ver se isso será mesmo cumprido, principalmente neste domingo decisivo.
 
 
 
DESPAUTÉRIO
 
Com relação à sujeira nas ruas, o eleitor porto velhense deve fiscalizar e denunciar se algum cabo eleitoral mais afoito desrespeitar o acordo e encher os locais de votação com o luxo infernal, que sempre caracteriza dias de votação. No primeiro turno foi assim, não só com “santinhos” de candidatos à Prefeitura como de pelo menos quatro centenas dos que disputavam uma cadeira na Câmara de Vereadores. Agora, só com dois postulantes, não há necessidade alguma deste despautério.
 
 
 
EQUIPES
 
Fechadas as urnas e terminada a festa para o vencedor, começa um período de grande importância. Primeiro, terá que ser montada uma equipe de transição, para tomar pé da situação atual da Prefeitura. Depois, começa a ser montado o secretariado. Daí vai se saber com maior precisão quem esteve ao lado de quem durante a campanha, até porque muitos apoios de um lado e de outro foram velados. Por fim, em 1º de janeiro, o novo prefeito assume, com todos os olhos voltados para o novo Prefeito e suas promessas de campanha.
 
 
 
POR ÚLTIMO
 
Como sempre, Rondônia fica no fim da fila quando se trata de solução de problemas. A decisão de acrescentar um dígito a mais nos telefones em todo o país, vai facilitar as ligações e manter um padrão de qualidade muito acima do que é hoje. A mudança já começou por São Paulo e a partir do ano que vem, se estenderá a vários estados. Rondônia foi para o fim da fila: só em 2016 a melhoria chegará aos nossos telefones. Como sempre, a Anatel prioriza o resto do país e deixa a região norte a ver navios.
 
 
 
AÍ JÁ É DEMAIS!
 
Normalmente, decisões judiciais merecem elogios e, quando os magistrados não tomam a decisão que parece óbvia, até se compreende, porque não são eles que fazem as leis. Apenas as cumprem. Mas, quando acontece um episódio em que Justiça manda soltar um assassinos confesso, um perigo para a sociedade, um bandido que matou uma menina de 15 anos covardemente, aí não tem como defender quem tomou essa decisão. O Juizado de Execuções Penais mandoulibertar o assassino, já que o juiz do caso não viu motivos para mantê-lo preso. Aí já é demais!
 
 
 
ATO ISOLADO
 
Num momento em que a violência toma conta do país; em que matar se tornou um ato quase normal; em que crianças são dizimadas por criminosos; em que a sociedade brasileira clama por punição aos bandidos e pede mais segurança, não se compreende como há magistrados que decidem em favor do celerado matador e não de sua vítima indefesa. Espera-se bom censo em instância superior e que a decisão monocrática de primeira instância seja tratada como um ato isolado e não como uma posição da maioria dos juízes.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
No final do dia,qual dos comitês (o verde de Lindomar Garçonou o amarelo de Mauro Nazif) estará comemorando a vitória?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CMF em guerra contra o exercício ilegal da medicina e em favor da vida, proibindo o cloreto de potássio para abortos

CMF em guerra contra o exercício ilegal da medicina e em favor da vida, proibindo o cloreto de potássio para abortos

Muitos rondonienses ainda não se deram conta de tudo o que um filho da terra, o dr. Hiran Gallo, tem feito por nosso Estado e pelo Brasil, na condiç

Apenas a ponta do iceberg? Quase 1.900 casos de estupro contra crianças na Amazônia em apenas um ano é de apavorar!

Apenas a ponta do iceberg? Quase 1.900 casos de estupro contra crianças na Amazônia em apenas um ano é de apavorar!

O tema assusta e a tragédia se amplia, cada vez que surge um novo estudo sobre ele. Agora, um instituto de análise da Amazônia descobriu outro dado

A educação em perigo! Audiência pública na Assembleia de Rondônia vai discutir propostas ideológicas do CONAE para as salas de aula

A educação em perigo! Audiência pública na Assembleia de Rondônia vai discutir propostas ideológicas do CONAE para as salas de aula

A Educação brasileira corre grande perigo! Muita gente está preocupada com as decisões ideológicas da última Conferência Nacional de Educação, CONAE

Os diamantes, a escravidão dos índios e os 20 anos da chacina de 29 garimpeiros em Roosevelt...

Os diamantes, a escravidão dos índios e os 20 anos da chacina de 29 garimpeiros em Roosevelt...

É o tipo de assunto que parece, nunca vai ter fim. Aliás, são dois temas sem final. Um deles é o contrabando de diamantes da Reserva Roosevelt, entr

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)